
Coronavírus, País, Saúde
Covid-19: Novo máximo de infetados (14.500) e óbitos

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Médio Ave já tem três anos, período em que prestou cuidados de saúde a mais de 200 doentes.
É um serviço que consiste numa equipa médica e de enfermagem que visita e presta cuidados de saúde diariamente aos doentes internados no seu próprio domicílio como se estivessem internados em unidade hospitalar.
São muitas as situações às quais a Unidade de Hospitalização pode prestar cuidados de cariz hospitalar em casa dos utentes, nomeadamente infeções com necessidade de antibioterapia de uso exclusivo hospitalar, tratamentos específicos a carecer de apoio diferenciado e doença crónica agudizada.
A hospitalização domiciliária tem vantagens que passam por permitir a recuperação do doente no seu ambiente familiar, menor taxa de infeções associadas a cuidados de saúde, menor média de dias de internamento, facilitar a gestão das camas hospitalares e a oportunidade de educação e promoção da saúde na realidade do doente.
O equipamento de ressonância magnética é focado no diagnóstico de patologias associadas ao cérebro e às funções cognitivas; é inovador porque proporciona uma qualidade de imagem excecionalmente elevada. Este foi um investimento na ordem dos 1.5M€.
Os responsáveis desta unidade hospitalar realçam que, através de tecnologia de ponta da GE HealthCare, o equipamento proporciona uma qualidade de imagem excecionalmente elevada e sensível a alterações no fluxo sanguíneo, tornando-o uma ferramenta diferenciadora na realização de exames a um órgão tão complexo como o cérebro, especialmente em estudos e na elaboração de relatórios médicos
Embora localizado no Serviço de Imagiologia do Hospital Narciso Ferreira, a tecnologia presente no equipamento revela ainda um grande potencial no diagnóstico precoce de demência nos utentes do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD), unidade funcional da Santa Casa da Misericórdia de Riba D’Ave.
Segundo o presidente da Comissão Executiva e Diretor Clínico do Hospital Narciso Ferreira, Salazar Coimbra, «a tecnologia presente neste equipamento de ressonância magnética oferece-nos uma capacidade de diagnóstico única na região norte e centro do país, sendo de extrema precisão no apoio ao diagnóstico de todas as pessoas que procuram o Serviço de Imagiologia do Hospital Narciso Ferreira», afirma.
Salazar Coimbra explica ainda que «ao dispor das mais avançadas técnicas para a avaliação de áreas do cérebro responsáveis por funções como a fala, audição, visão e motora, o equipamento em questão permite um diagnóstico atempado neste tipo de patologias, permitindo uma mais rápida intervenção, tendo em vista o retardar da doença e a elaboração de um plano individual de cuidados, o mais correto e eficiente possível».
Rui Costa, diretor-geral da GE HealthCare Portugal, afirma que «é com orgulho que a GE HealthCare continua a realizar a missão de trazer a inovação tecnológica e os procedimentos clínicos mais avançados para Portugal, mantendo a prestação dos melhores cuidados de saúde aos portugueses na vanguarda da atuação da empresa».
A direção da Associação de Dadores de Sangue é, agora, presidida por Manuel Araújo Ribeiro, que substitui Joaquim Vilarinho; a Assembleia Geral, até agora assumida por Camilo Freitas, passa a ser assumida por Maria Manuel Ferreira Silva; no Conselho Fiscal permanece Aires Barroso.
A eleição da nova direção decorreu no sábado, dia 11 de março, e os novos dirigentes tomaram posse no mesmo dia, com responsabilidades para o quadriénio 2023/26. Os eleitos propõem-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido, no sentido da valorização do papel do dador e a importância da “dádiva de sangue”.
No mesmo dia teve lugar a Assembleia Geral, com cinco pontos na ordem de trabalhos, aprovados por unanimidade. De salientar o aumento do número de colheitas de sangue neste concelho. No ano transato contou 4.651 inscritos e 3.849 colheitas de sangue realizadas.
No relatório de atividades para 2023, o destaque vai para o regresso, em junho, da comemoração do Dia do Dador de Sangue Famalicense e do 23.º aniversário desta Associação; em dezembro, realiza-se a Festa de Natal dedicada aos filhos dos dadores de sangue. Recorde-se que estas atividades foram suspensas durante três anos, devido à pandemia da covid-19.A Assembleia também aprovou uma proposta da direção cessante, que visa distinguir com o título de “Sócio Honorário” o Sr. Carlos Vieira de Castro.
Joaquim Vilarinho, que continua a integrar os Órgão Sociais da FAS – Portugal -Federação das Associações de Sangue, foi-lhe solicitado que não deixe de ser o legítimo representante desta Associação.
Está a decorrer até às 12h30 desta segunda-feira, uma colheita de sangue no quartel dos BV Famalicão.
Esta iniciativa, promovida pela Associação de Dadores de Famalicão, tem o apoio da empresa ACA e é aberta à população em geral.
A colheita é feita pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
A Câmara Municipal de Famalicão e a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte assinaram um protocolo de cooperação, para apoiar doentes oncológicos e seus familiares em consultas de âmbito psicoemocional.
O município famalicense compromete-se a apoiar, com um montante de 2400 euros, os técnicos da Liga Portuguesa Contra o Cancro que se desloquem ao concelho para prestar estas consultas que são gratuitas para os doentes.
A proposta para a assinatura do protocolo foi autorizada na passada quinta-feira, em reunião de Câmara.
No dia 2 de abril, Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, a ACIP Saúde realiza, às 18h30, um direto no Instagram – https://www.instagram.com/acipsaude/ com Lara Isidoro, Pediatra de Desenvolvimento.
Este direto visa promover e proporcionar a partilha de técnicas e estratégias específicas a todos aqueles que contactam direta e indiretamente com crianças com PEA, porque sensibilizar e consciencializar a comunidade para o autismo é importante. Os interessados podem deixar perguntas na página da acip saúde para serem respondidas no dia ao vivo, cujo direto é livre e aberto a todos.