Covid-19: Portugueses reduziram uso de máscara nas últimas semanas

Os portugueses utilizaram menos a máscara de proteção contra a covid-19 nas semanas que coincidiram com o Natal e o Ano Novo, segundo um estudo hoje divulgado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa.

Os números foram também apresentados pela diretora da ENSP, Carla Nunes, na reunião no Infarmed entre políticos, epidemiologistas e especialistas em saúde pública sobre a evolução da pandemia, na qual observou que “o número de pessoas que reporta utilizar ‘sempre’ a máscara quando sai de casa e está com outras pessoas que não vivem consigo diminui 10,4% nas últimas duas quinzenas”, passando de 86,7% na quinzena de 28 novembro a 11 de dezembro para 76,3% na quinzena entre 26 de dezembro e 08 de janeiro.

Além deste dado, o estudo sobre as perceções sociais em relação à covid-19 evidenciou que na última quinzena houve 60% das pessoas que estiveram num grupo com 10 ou mais pessoas que revelaram não ter tido sempre a máscara colocada no rosto, o que se traduz num crescimento de 33,6%.

Os dados dizem respeito a 528 respostas recolhidas entre 12 dezembro de 2020 e 08 de janeiro deste ano.

Quanto às vacinas que estão a ser desenvolvidas contra a covid-19 e que começaram a ser administradas em Portugal a partir de 27 de dezembro – com prioridade aos profissionais de saúde e que entretanto já se alargou aos lares de idosos -, Carla Nunes realçou uma evolução positiva tanto ao nível da confiança na segurança e na eficácia das mesmas, como na intenção de serem abrangidas pela campanha de vacinação.

De acordo com a diretora da ENSP, as pessoas que respondem “’muito confiante ou confiante’ estão a ganhar espaço” na amostra, representando 84,1%, sendo que apenas 15,9% das pessoas indicam estar ‘pouco ou nada confiante’ ao nível da segurança e eficácia da vacina.

“Em relação à intenção de tomar a vacina, vemos um padrão muito claro no sentido de tomar a vacina logo que esteja disponível. Estamos com 65,8% de pessoas que dizem que querem tomar logo que seja possível”, finalizou.

Em Portugal, morreram 7.925 pessoas dos 489.293 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 9 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 8 de janeiro, até dia 15.

Famalicão: Xutos e Pontapés dão concerto nas Antoninas’2023

Os Xutos e Pontapés são os primeiros artistas a estarem confirmados para a edição de 2023 das Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão.

A icónica banda portuguesa vai atuar na Praça D.Maria II, na noite de quarta-feira, 7 de junho.

O ponto alto da animação das Antoninas está marcado para dia 12 de junho, nos Paços do Concelho, com o desfile das marchas deste ano.

 

Famalicão: Jovem de 16 anos atropelado em Joane

Um jovem de 16 anos foi, na tarde desta segunda-feira, atropelado na vila de Joane, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 14h00, na rua Rua Leognan, junto à superfície comercial Pingo Doce.

A vítima, com ferimentos ligeiros, foi transportada para o Hospital de Famalicão.

 

Mercadona ofereceu em fevereiro (no mínimo) um salário extra a cada um dos seus colaboradores

A cadeia de supermercados espanhola Mercadona atribuiu aos trabalhadores um “extra” no mês de fevereiro.

Segundo a NIT, a empresa distribuiu mais de 3,5 milhões de euros aos 3.500 trabalhadores que prestam serviço nas lojas portuguesas. Feitas as contas, cada colaborador recebeu, pelo menos, mais um ordenado nacional a juntar ao vencimento de fevereiro.

O valor desta oferta não foi igual para todos os profissionais, os mais antigos, com mais de cinco anos de casa, viram o valor a ser duplicado.

Recorde-se que a cadeia de supermercados abriu a sua primeira loja em Portugal, em julho de 2019, passados quase quatro anos a marca cresce de dia para dia com aberturas de novas lojas e a fidelização de cada vez mais clientes.

Famalicão: Morreu este fim de semana aos 102 anos uma das mulheres mais velhas do concelho

Morreu este fim de semana Laura Ramos dos Santos, uma das mulheres mais velhas de Vila Nova de Famalicão.

A sénior nasceu na Póvoa de Varzim mas veio viver para a freguesia de Brufe, em Vila Nova de Famalicão. Durante a vida ativa foi peixeira de profissão e era apelidada de Laura Poveira, dada a ligação familiar que mantinha com a Póvoa de Varzim e o negócio do peixe.

Laura Ramos dos Santos era utente do Centro Social Paroquial de Brufe e faleceu este fim de semana, devido a complicações de saúde, aos 102 anos de idade.

As cerimónias fúnebres vão acontecer esta segunda-feira pelas 15h00, com a eucaristia de corpo presente na Igreja Paroquial de Brufe. O corpo vai ficar em câmara-ardente, a partir das 14:00 horas.

Morreu o empresário Rui Nabeiro

Morreu este fim de semana aos 91 anos Rui Nabeiro.

O empresário de Campo Maior, fundador da Delta Cafés, estava internado desde sexta-feira devido a doença respiratória grave. Acabou por não resistir e faleceu, no Hospital da Luz, em Lisboa.

A informação foi confirmada por fonte próxima do empresário à SIC Notícias.

Comunicado do Grupo Nabeiro

É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Presidente e Fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, aos 91 anos.

O espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida. Em 1961, criou a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e hoje em forte expansão nos mercados internacionais.

Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade.

 

Famalicão: Jovem de 20 anos ferida em despiste automóvel na freguesia de Requião

Uma jovem de 20 anos ficou ferida, na manhã deste domingo, na sequência do despiste da viatura onde seguia, na freguesia de Requião, em Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o sinistro deu-se por volta das 08h20, nas proximidades do cemitério daquela freguesia.

Para o socorro da vítima foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que a transportaram para uma unidade hospitalar.