Covid-19: Proteção Civil avisa população por SMS

A Proteção Civil está a proceder ao envio de mensagens escritas para a população portuguesa a avisar das restrições em vigor. A SMS tem uma ligação para a página de internet do governo criada para o efeito, onde os portugueses podem esclarecer todas as dúvidas sobre o estado de emergência e todas as suas condicionantes.

Respeite as regras.
Não saia de casa.

Famalicão: Tiago Reis vai a Loulé para manter o primeiro lugar

Os líderes do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno estão, no próximo fim de semana, na Baja TT Loulé. Na quarta prova, Tiago Reis e Valter Cardoso, em Toyota Hilux T1+, antecipam que depois das vitórias na Baja Dehesa e Norte de Portugal o objetivo «é manter esta regularidade, com um andamento que nos permita ser competitivos e capazes de lutar pelos lugares da frente».

Tiago Reis sabe que «os adversários querem exatamente o mesmo que nós. O campeonato está muito competitivo, o que valoriza o trabalho que todos temos feito no TT nacional».

A Baja TT de Loulé disputa-se entre os dias 26 e 28 de maio, com o primeiro dia dedicado às verificações e à partida simbólica. No sábado, logo pela manhã, realiza-se o prólogo de 5.25km que vai determinar a ordem de partida para o primeiro Setor Seletivo, na tarde de sábado, com 159.1km. No domingo, disputa-se o segundo Setor Seletivo, exatamente com a mesma quilometragem. «É uma prova muito difícil porque, habitualmente, no Algarve encontramos pisos muito duros e estreitos. Vamos tentar fazer a corrida sem cometer erros, sempre muito atentos à navegação e dar o nosso melhor para conquistarmos o que temos como objetivo: amealhar o máximo de pontos para o CPTT» finaliza Tiago Reis.

A equipa vai estar no Algarve com a assistência habitual da Teamtransfradelos.

 

Famalicão: Começa esta quarta-feira a venda de bilhetes para a final da Taça de Portugal feminina

Os bilhetes para a final da Taça de Portugal Feminina, entre o Famalicão e o Braga, estão à venda a partir desta quarta-feira, na Loja Oficial ou na Academia. Para sócios, o bilhete e transporte, tem um custo de 12 euros e 15 euros para não sócios. O FC Famalicão terá, ainda, à venda um kit adepto – camisola, cachecol e chapéu – a 5 euros.

A final da Taça de Portugal será disputada às 16h30 do dia 27 de maio, no Estádio do Jamor.

Os adeptos famalicenses que vão apoiar a equipa concentram-se na manhã do dia do jogo, a partir das 7 horas, junto ao Estádio Municipal, com partida agendada para as 7h30 rumo ao Jamor onde a equipa feminina, pela segunda vez consecutiva, está na final da prova Rainha. Na época passada, a final foi com o Sporting que acabou por ganhar o troféu, por 2-1.

Famílias atravessam dificuldades «impostas pela inflação e pela carga fiscal asfixiante»

Acerca do Dia Internacional da Família, que se assinala esta segunda-feira, o CDS defende políticas «mais eficazes e que respondam aos problemas reais das famílias, em áreas como o apoio prestado à maternidade e paternidade responsáveis, o apoio a famílias com crianças com necessidades especiais, medidas de conciliação família/trabalho, apoio aos jovens que querem constituir família e ter casa própria, acesso a melhores transportes, serviços de saúde, de apoio social e de educação, às atividades culturais e de tempos livres», assume.

Em comunicado enviado às redações, o presidente do CDS-PP, o famalicense Nuno Melo, atira-se ao Governo, por considerar que faltam medidas que ajudem as famílias portuguesas a atravessar «os tempos de dificuldade impostos pela inflação e carga fiscal asfixiantes». Considera que «as políticas de família têm de ser transversais, integradas e integradoras, uma bandeira das sociedades modernas». Atira-se ao Governo, dizendo que «não é através da obsessiva catequização sobre a ideologia de género às crianças, evidenciada por este governo socialista, que tal se atinge».

O CDS escolheu reagir a este Dia Internacional da Família por considerar que família «sempre um eixo fundamental na sua atuação» partidária.

Famalicão: Pedro Almeida foi quarto no Rali de Portugal

«Este quarto lugar é um resultado que nos deixa satisfeitos», confessou o piloto Pedro Almeida, referindo-se ao lugar conquistado no Rali de Portugal, referente ao Campeonato de Portugal de Ralis, uma posição concluída depois de realizadas as oito primeiras classificativas no primeiro dia da prova.

O piloto, navegado por Mário Castro, definiu a prova como muito dura e difícil. «Encontramos os troços com muita pedra, difíceis, e sempre a procurar evitar furos e qualquer saída de estrada», referiu o piloto. «A manhã foi muito de ‘resistir’ e creio que tivemos uma tarde bem conseguida, arriscamos um pouco mais na segunda passagem por Arganil e asseguramos aí este resultado», acrescenta.

O piloto famalicense recorda que o «Rally de Portugal é a nossa prova emblemática, mas é também um rali muito difícil para nós, os pilotos nacionais, que partimos muito atrás e encontramos os troços já muito degradados. Chegar ao final é, por si só, uma aventura e exemplo disso as duas desistências que tivemos nas duas últimas participações que tivemos. Este quarto lugar é, por isso, um resultado que nos deixa satisfeitos», assume.

Com esta prova termina também a fase de terra do Campeonato de Portugal de Ralis «e acabamos por terminar todas as provas, a somar pontos em todos os ralis».

«Queremos só deixar um agradecimento à Mapomotosport, que nos acompanhou nesta fase de terra do campeonato, pelo profissionalismo que sempre colocaram na preparação do nosso Skoda Fabia».

Pedro Almeida e Mário Castro não vão estar na próxima prova do campeonato, o Rali de Castelo Branco, deixando em aberto o regresso à competição nas últimas provas da temporada.

Famalicão: Tiago Reis pelas serras do norte para andar na frente e somar km na nova Hilux T1+

Tiago Reis disputa, desta sexta-feira a domingo, a Baja TT Norte de Portugal. Ao volante da Toyota Hilux T1+, que estreou na última prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e na Taça da Europa FIA de Bajas e lhe valeu a vitória, na Baja Dehesa Extremadura, há cerca de duas semanas, o piloto promete continuar «a dar o nosso melhor», visando «somar o máximo de pontos para o CPTT».

Com Valter Cardoso a seu lado, o famalicense reconhece que ainda não somou na nova viatura os quilómetros necessários «para estar completamente à vontade», «mas estamos cada vez melhor, mais confortáveis e a tentar tirar o máximo partido do carro».

Para este fim de semana, antevê uma prova muito técnica, difícil e muito aberta. «O ano passado tivemos aqui os T3, que andaram bem e muito rápido, e se o percurso for muito parecido este ano, vamos ter ainda uma prova mais aberta e interessante. Nós queremos estar entre os melhores, dando o máximo para estar na frente, como fizemos na última prova do campeonato»,

A Baja TT Norte de Portugal, que se realiza nos municípios de Valpaços, Murça e Macedo de Cavaleiros, é pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e para a Taça Ibérica de Todo-o-Terreno.

Esta sexta-feira realiza-se o Prólogo, às 15h30, e a cerimónia de partida, é às 21h30 junto à Câmara Municipal de Valpaços, base da competição que vai passar nos concelhos de Macedo de Cavaleiros e de Murça nos dias de sábado e domingo.

No sábado, o primeiro Setor Seletivo (SS) está marcado para as 11h25 e no domingo há mais duas provas cronometradas com a partida para o SS2 a acontecer pela manhã, a partir das 10h15, e o último Setor Seletivo cronometrado a começar às 13 horas.

Open IPCA atraiu mais de 1500 estudantes do ensino secundário

Mais de 1500 estudantes do ensino secundário, de 4 distritos (Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Porto), participaram, no dia 27 de abril, no Open IPCA. Estes estudantes usufruíram das várias atividades que ilustram o ensino praticado em cada Escola do IPCA: ESG (Escola Superior de Gestão), EST (Escola Superior de Tecnologia), ESD (Escola Superior de Design), ESHT (Escola Superior de Hotelaria e Turismo) e ETeSP (Escola Técnica Superior Profissional).

Além das atividades e de ficarem a conhecer o Campus, esclareceram dúvidas sobre o que é ser estudante nesta instituição. Os participantes foram, ainda, presenteados com momentos musicais protagonizados pelos grupos académicos do IPCA: Tuna Mista do IPCA, Tuna Feminina do IPCA e Tuna Académica do IPCA.

Nas palavras da professora Oscarina Conceição, que este ano coordenou a Comissão da Organização deste evento, o que se viu nestes dois dias «é o trabalho de meses, eu diria que é o trabalho de 365 dias. Todas estas atividades foram pensadas pelas escolas, discutidas com a direção e envolveram toda a comunidade académica na sua preparação, culminando nestes dois dias intensos, durante os quais recebemos mais de 1500 estudantes», refere a organizadora que mencionou ainda a vertente pedagógicas destes dias.

Este ano a mostra teve como grande novidade, além das atividades, a Feira Internacional na Sala 24 que contou com a participação do Stund Council RUN-EU do IPCA, com o Gabinete de Relações Internacionais, com o Gabinete de Emprego e Empreendedorismo, com o Future Advanced Skills Academy (FASA) e com o Europe Direct de forma a dar a conhecer aos visitantes as potencialidades que vão encontrar na instituição.

Esta é uma oportunidade para os candidatos ao ensino superior ficarem a conhecer o que de melhor se faz no IPCA.