CP com promoções para quem andar nos comboios Celta (Porto – Vigo)

A partir de domingo, 17 de outubro, a CP – Comboios de Portugal vai repor a circulação de todos os comboios internacionais Celta, da ligação Porto – Vigo, que terão paragem na estação de Nine, realizando, novamente, os quatro comboios (dois em cada sentido) do período pré-pandemia.

Além dos dois comboios Celta (um por sentido) que recomeçaram a circular no dia 1 de maio deste ano, passam também a circular os restantes comboios desta ligação, completando a totalidade de oferta.

A reposição dos comboios Celta é acompanhada pelo lançamento de uma ação promocional, com redução no preço final dos bilhetes, para a compra antecipada de viagens.

Deste modo, os clientes podem usufruir de um desconto no preço final do bilhete, para as viagens entre Porto e Vigo e entre Porto e Santiago de Compostela e, ainda, de um bilhete combinado para viagens nos comboios Celta e nos comboios RENFE, também a preço promocional.

A CP recomenda aos seus clientes a consulta de informações mais detalhadas em cp.pt ou através do telefone 808 109 110.

 

Trofa: Grupo invade garagem para roubar carros mas acabam filmados

Durante a madrugada de sexta-feira, várias viaturas foram assaltadas no interior de uma garagem situada no Edifício Ópera, na Rua Dom Pedro V, na Trofa.

Segundo avançou a Trofa TV, dois homens entraram no espaço e causaram estragos em diversos carros. As câmaras de videovigilância registaram o momento do crime, permitindo ver um dos suspeitos a forçar um Mercedes com recurso a uma chave de fendas.

Apesar de estarem de cara descoberta, os indivíduos mostraram sinais de alguma preparação, utilizando luvas e uma lanterna — esta última segurada com a boca por um deles. Após se aperceberem de que estavam a ser filmados, colocaram-se em fuga.

Ainda assim, antes de abandonarem o local, já tinham furtado objetos de outros veículos. Os prejuízos ainda estão a ser contabilizados.

Famalicão: Bilhete e transporte para o Estádio do Dragão a 25 euros

Ao final da tarde desta sexta-feira, o FC Famalicão desloca-se ao Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto. O jogo, às 18 horas, é da 30ª jornada da Liga Betclic e o Famalicão tem à venda os bilhetes na Loja Oficial, sob as seguintes condições: bilhete, 18 euros (venda até às 12 horas de sexta-feira); bilhete e transporte – 25 euros (sócios do FC Famalicão) e 30 euros (não sócios). A marcação de transporte deve ser feita até às 19 horas desta quinta-feira.

O FC Porto é o quarto classificado, com 59 pontos, enquanto que os famalicenses, com 43, ocupam a sétima posição.

Famalicão: Paulo Cunha reuniu em Bruxelas com a AE Minho

Esta semana semana, o eurodeputado famalicense promoveu, em colaboração com a Associação Empresarial do Minho, uma reunião de trabalho entre representantes desta associação e eurodeputados portugueses. Em Bruxelas, foi discutida a desburocratização e o impacto do ambiente regulatório no crescimento económico da União Europeia, particularmente junto das Pequenas e Médias Empresas, «o verdadeiro motor da economia europeia», referiu Paulo Cunha.

Os desafios que a Europa enfrenta, com especial destaque para a crise da competitividade, foram, como refere o eurodeputado, «uma preocupação partilhada» e com uma conclusão óbvia: «se queremos uma Europa mais forte, mais inovadora e mais justa, temos de começar por onde tudo acontece, nas nossas micro, pequenas e médias empresas».

Neste encontro, a comitiva da AE Minho, liderada pelo presidente Ramiro Brito, entregou um documento com propostas para agilizar processos e facilitar o acesso dos Estados-Membros a instrumentos financeiros, «sem comprometer a necessária regulação». Tal como consta do documento, «os mercados globais evoluem e as nossas empresas, especialmente as PME, precisam de um ambiente regulamentar ágil e orientado para a missão que conduza a resultados a longo prazo».

Paulo Cunha, por seu turno, são as PMEs «que criam emprego, que inovam, que mantêm vivas as nossas regiões. Mas para isso precisam de condições para crescer, investir e competir em igualdade de circunstâncias». No Parlamento Europeu, prometeu, «continuaremos a trabalhar para garantir que estas empresas tenham o apoio necessário, através de menos burocracia, mais acesso a financiamento, e políticas que as coloquem no centro da estratégia económica europeia. A competitividade da Europa começa nas nossas empresas. E é com elas que devemos construir o futuro».

Ramiro Brito mencionou, também, os perigos que a Europa enfrente na atualidade. Criar processos mais ágeis, flexíveis e orientar o foco para a eficiência «pode fazer toda a diferença e representar uma alavancagem substancial nesta nova dinâmica e conjuntura», acredita o empresário.

Do encontro ficou o compromisso de estreitar a cooperação entre a AEMinho e os eurodeputados, reforçando o diálogo contínuo entre empresas e decisores políticos.

 

Viana do Castelo entra no Quadrilátero e reforça discussão sobre a criação da Área Metropolitana do Minho

O Quadrilátero Urbano, associação de municípios que agrega Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão passa a designar-se Pentágono Urbano com a integração de Viana do Castelo.

A assinatura do protocolo de adesão aconteceu esta segunda-feira, na Comunidade Intermunicipal do Cávado. No ato estiveram presentes os presidentes das câmaras fundadoras do Quadrilátero Urbano, uma rede estratégica formada em 2008.

Com esta adesão, Viana do Castelo passa a beneficiar de novas oportunidades de financiamento e acesso a projetos conjuntos nas áreas da mobilidade sustentável, inovação empresarial, cultura e turismo. Por outro lado, o município vianense é mais um a contribuir para o reforço da coesão territorial a vários níveis. Talvez por isso, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, considerou que esta adesão vem reforçar a discussão sobre a criação «de um novo modelo de desenvolvimento territorial, nomeadamente com a eventual criação da Área Metropolitana do Minho».

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considera que a adesão a esta associação de municípios «é um momento histórico» e «uma oportunidade para o desenvolvimento do território». A integração na rede permite, a seu ver, «o desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas da mobilidade, cultura, inovação empresarial e cooperação internacional, reforçando, ainda mais, o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a competitividade regional».

A adesão de Viana do Castelo «é um sinal de que estamos a construir uma rede de municípios cada vez mais forte e integrada», da qual fazem parte cinco dos 20 concelhos mais exportadores, «que representam cerca de 10% das exportações nacionais e 25% das exportações do Norte de Portugal. São territórios que têm demonstrado grande pujança em vários setores de vanguarda tecnológica e de inovação», afirmou Ricardo Rio, que preside ao agora designado Pentágono Urbano.

Para o autarca de Braga, a entrada de Viana do Castelo «representa um marco importante para a região, constituindo-se como uma mais-valia para o desenvolvimento sustentável e para a internacionalização da rede, que se torna ainda mais robusta e capaz de enfrentar os desafios do futuro».

Os responsáveis do agora Pentágono Urbano apontam a Viana do Castelo uma localização geoestratégica e forte ligação à Galiza e ao resto da Europa, sendo uma porta de entrada fundamental para a internacionalização da região. Acresce a economia, com setores tão variados como a indústria naval, energias renováveis, turismo e têxtil.

Para o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, a integração de Viana do Castelo «vem fortalecer o Quadrilátero, agora Pentágono Urbano, e é mais um reconhecimento do potencial instalado nestes territórios que muito têm contribuído para o crescimento da região Norte e do país».

O edil famalicense, também presente na cerimónia de adesão, reforça a ideia «de que o futuro destes territórios deverá passar por uma maior articulação de respostas e políticas, dando força à discussão levantada recentemente sobre a criação de um novo modelo de desenvolvimento territorial, nomeadamente com a eventual criação da Área Metropolitana do Minho.

»Dou, por isso, mais uma vez, as boas-vindas ao município de Viana do Castelo, cuja chegada potencia, ainda mais, a visibilidade e o reconhecimento que estes municípios merecem.

 

Coligação PSD/CDS entrega lista com Sofia Fernandes em terceiro lugar e Durval Tiago Ferreira em décimo primeiro

A AD – Coligação PSD/CDS pelo Círculo Eleitoral de Braga entregou, esta segunda-feira, a lista de candidatos a deputados. Liderada por Hugo Soares, deputado e secretário-geral do PSD, da lista fazem parte Sofia Fernandes, vereador municipal e líder da Concelhia do PSD de Famalicão, que vai no terceiro lugar, e o advogado Durval Tiago Ferreira, indicado pelo CDS, em décimo primeiro. José Miguel Silva, do CDS, é o terceiro suplente da lista.

O ato eleitoral é a 18 de maio e Hugo Soares mostra-se confiante na «prestação de contas» na próxima campanha eleitoral e traçou como objetivo «aumentar o número de votos e de mandatos em relação às eleições anteriores», quando a coligação conseguiu oito deputados.

A lista, referiu, é «composta por homens e mulheres que vivem no distrito e que conhecem de forma particular todo o território, mantendo uma relação de proximidade com todos os concelhos e as nossas populações».

Após a formalização da entrega da lista e em declarações aos jornalistas, Hugo Soares falou do «orgulho pelo trabalho feito pelo governo da AD nos 11 meses em que foi possível manter-se em funções. É importante as pessoas poderem avaliar se cumprimos ou não os nossos compromissos. Nestes 11 meses, iniciamos um processo de transformação no país e também no distrito, indo ao encontro dos anseios, desejos e necessidades das pessoas e das instituições», defendeu.

Hugo Soares reiterou, ainda, que foi «por culpa da oposição PS/Chega» que não foi possível ao governo AD, «em menos de um ano, ir mais longe na diminuição de impostos e no aumento de rendimentos dos trabalhadores – designadamente no que toca ao salário mínimo e ao salário médio, assim como para os jovens e para a classe média».

IPCA organiza mais uma edição de “Masters Speed Dating: Escolhe o teu mestrado”

O IPCA organiza, esta sexta-feira, dia 4, a 2.ª edição do “Masters Speed Dating: Escolhe o teu mestrado”. Decorre entre as 14h30 e as 19 horas, na Sala 24 do Campus do IPCA. «Esta é a oportunidade perfeita para conheceres todos os cursos de mestrado do IPCA, num evento aberto a estudantes e à comunidade externa», refere a instituição.

Durante o encontro, as Escolas do IPCA vão apresentar a sua oferta de Mestrados e Mestrados Profissionais nas áreas de Gestão, Tecnologia, Design e Hotelaria e Turismo.

Os participantes terão, assim, a oportunidade de falar diretamente com professores e estudantes e esclarecer todas as dúvidas sobre os cursos, saídas profissionais e o percurso académico.

Inscrições através do link: https://forms.office.com/e/zAPrz0J2sV.