Está de volta a campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. Decorre desde esta segunda-feira, dia 9, até 20 de dezembro, período em que qualquer cidadão vai poder doar o troco das suas compras em farmácias para ajudar quem mais precisa a aceder aos seus medicamentos. Há cerca de 500 farmácias aderentes ao Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. O município de Famalicão também faz parte da rede Abem, de apoio aos mais carenciados.
Entre as farmácias aderentes há quatro famalicenses: Farmácia Arnoso, Farmácia Martins Ventura, Farmácia Riba D`Ave e Farmácia de Ribeirão. Quem não puder ir a estas farmácias pode fazer um donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).
Desde o início do Programa Abem, em 2016, já foram dispensadas 397.528 embalagens de medicamentos apenas no distrito de Braga.
Os beneficiários do Programa abem são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por Entidades Parceiras Locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país.
Por outro lado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos.
A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org
Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova IMS, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.