D.Jorge Ortiga reage com apreensão ao encerramento da Rádio SIM do Grupo Renascença

O Arcebispo acolheu com apreensão e surpresa a decisão, por parte da gerência da Rádio Renascença, de “descontinuar” a Rádio SIM, emitida a partir da capital, com várias frequências pelo país.

“Não podemos deixar de pensar nos trabalhadores. Esperamos que para todos se encontrem soluções de harmonia com as determinações laborais, sabendo, à partida, que isso já foi devidamente equacionado. Aos colaboradores, que em espírito de gratuidade se entregaram de corpo e alma a este projecto, testemunhamos a nossa sincera gratidão e esperamos que continuem a trabalhar connosco em projectos que venham a ser concretizados.
A Rádio SIM era uma presença da Igreja na comunicação social com grande acolhimento por parte dos cristãos.
Num tempo em que cresce o número de idosos em Portugal, a Igreja deveria ser-lhes próxima, produzindo conteúdos que lhes proporcionassem companhia e os ajudassem, muito concretamente, a viver, aprofundar e a celebrar a fé. Bem como a serem informados sobre a actualidade da Igreja.
A Arquidiocese sempre favoreceu a unidade eclesial, consciente de que a vida acontece nas grandes cidades e nas periferias. Para fomentar esta experiência, foi renunciando a diversas iniciativas de índole local. Sabe que não é possível ser Igreja sem uma abertura à universalidade, começando por vivê-la a nível nacional. Disponibilizou gratuitamente, para o efeito, espaços e motivou as pessoas para uma generosidade em prol de um projecto de abrangência nacional.
Acreditamos na força e na importância dos meios de comunicação social. A Arquidiocese repensará a sua presença na rádio — sem perder muito tempo — e garantirá aos cristãos mais simples e humildes a escuta da voz da Igreja.”
D.Jorge Ortiga

A notícia foi debatida com o Cabido Metropolita que na Arquidiocese de Braga funciona como Colégio de Consultores, e o Cabido gostaria, de igual modo, de marcar a sua incompreensão e tristeza pelo sucedido.

Fontes envolvidas no processo garantem que parte das frequências utilizadas até então pela Rádio SIM, deverão, em breve, passar a retransmitir a Mega Hits, a rádio do Grupo Renascença direcionada para o público jovem.

PSP apanha autor de roubos por esticão em Braga e Famalicão

Um homem, de 52 anos, foi detido pela PSP de Famalicão pela prática de roubos, através do método de esticão. As vítimas são, maioritariamente, mulheres e os roubos aconteceram em Braga e em Famalicão.

A detenção aconteceu no cumprimento de um mandado, na passada quarta-feira.

A Polícia de Segurança Pública acredita que, com esta detenção, os ilícitos desta natureza diminuam.

 

Arquidiocese de Braga afasta padre por alegados abusos sexuais

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal entregou à Arquidiocese de Braga uma lista com 8 nomes de sacerdotes alegadamente autores de crimes sexuais.

Na sequência, a Arquidiocese tomou a iniciativa de afastar preventivamente um sacerdote do exercício público do ministério sacerdotal; refere que três outros padres já faleceram; um não corresponde a nenhum sacerdote da Arquidiocese de Braga, nem se encontra nos arquivos da Arquidiocese qualquer referência a seu respeito; outro foi «alvo de um processo civil, tendo sido absolvido»; um «outro corresponde a um sacerdote que foi alvo de um processo canónico por abuso sexual de menores já concluído e que resultou na aplicação de medidas disciplinares em vigor»; e um outro «corresponde a um agente pastoral, que por falta de elementos de identificação, não foi ainda possível identificar», refere.

Segundo a Arquidiocese de Braga, «a decisão cautelar de afastar preventivamente o sacerdote em causa não prejudica o princípio da presunção de inocência», tratando-se «de aplicar as linhas orientadoras de ação da Igreja em matéria de abusos sexuais de menores, em conformidade com o Vade-mécum sobre procedimentos relativos a casos de abuso sexual de menores cometidos por clérigos».

«Reafirmamos o nosso compromisso em acolher e escutar as vítimas, tratando todos os casos com critérios inequívocos de transparência e justiça, contribuindo assim para a máxima reparação possível do mal sofrido. Sabemos que pedir perdão não é suficiente. São-nos pedidas ações concretas. Neste sentido, uma equipa de profissionais está disponível para oferecer apoio psicológico, psiquiátrico, jurídico e espiritual a todas as vítimas que solicitem este serviço. Comprometemo-nos com a promoção de uma cultura de cuidado e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para prevenir futuros casos de abuso», anota a Arquidiocese, que apelou para que todos os que possam ter sido vítimas de qualquer espécie de abuso sexual em alguma paróquia ou instituição da Arquidiocese de Braga, e que ainda não deram voz ao seu silêncio, que contactem a Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis.

Famalicão: Secretário de Estado da Juventude e do Desporto na Casa da Juventude

O Encontro Distrital da Federação das Associações Juvenis decorre este sábado, em Vila Nova de Famalicão, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que vai abrir a sessão marcada para as 14h30, na Casa da Juventude. Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, e Vítor Dias, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude também estarão presentes neste encontro das associações juvenis do distrito.

Organizado pela FAJUB – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga, o encontro contará com a participação de várias associações e entidades ligadas à juventude, para além de atividades culturais e debates sobre temas relevantes para o movimento juvenil.

A FAJUB é uma organização que representa politicamente as associações juvenis do distrito de Braga, junto dos poderes públicos e políticos, regionais e nacionais, de forma a defender os interesses das associações juvenis filiadas. Anualmente realiza atividades para as filiadas visando o fomento e a partilha de boas práticas, destacando a importância do papel do associativismo na educação não formal dos jovens para desenvolver o movimento juvenil da região.

Famalicão: Jorge Paulo Oliveira integra Delegação Parlamentar sobre política externa

Jorge Paulo Oliveira integrou a Delegação da Assembleia da República à Conferência Interparlamentar sobre a Política Externa e de Segurança Comum e a Política Comum de Segurança e Defesa (CIP PESC/PCSD), que se realizou em Estocolmo, nos dias 2 e 3 de março.

O deputado famalicense frisou que o problema da segurança europeia não é apenas um problema de capacidades militares cujo aumento exige um significativo reforço dos investimentos, os quais, por seu turno, não são fáceis de explicar à opinião pública, a qual tem direito a essa explicação.

Inserida na dimensão Parlamentar da Presidência da Suécia do Conselho da União Europeia, esta Conferência Interparlamentar, que ocorre regularmente, reúne membros dos Parlamentos nacionais e do Parlamento Europeu, para debaterem o progresso e os desafios das políticas comuns da União Europeia em matéria de Negócios Estrangeiros, Segurança e Defesa.

A agressão russa contra a Ucrânia e o apoio, em várias frentes a este país, pela União Europeia, foram os temas centrais do debate.

Jorge Paulo Oliveira, Coordenador dos Deputados do PSD na Comissão da Defesa Nacional, defendeu que a “Bússola Estratégica” – documento central da Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia – representou um passo importante no fortalecimento da postura europeia em termos de defesa, mas que muito provavelmente tem de ser revisto, uma vez que a sua aprovação ocorreu poucos dias depois da invasão da Rússia à Ucrânia, o que significa que o seu processo de elaboração ocorreu numa altura em que simplesmente não se antecipava um cenário de guerra convencional na Europa.

A delegação portuguesa foi chefiada por António Lacerda Sales, deputado socialista e ex-secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

 

Sete detidos por condução sob o efeito do álcool

Este fim de semana, a PSP regista sete detidos, com idades compreendidas entre os 24 e 47 anos, por condução de veículo automóvel sob influência do álcool.

Submetidos ao teste de alcoolemia, apresentaram uma TAS entre 1,34 e 2,31 g/l no sangue. As detenções aconteceram nas cidades de Braga e Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Bailarinos da Artis conquistam ouro, prata e bronze

A ARTIS Academia de Bailado saiu amplamente premiada, com ouro, prata e bronze, em recentes provas. No Tanzolymp, uma das maiores competições de dança mundial, que decorreu de 16 a 21 de fevereiro, em Berlim, a academia levou 11 bailarinas, dos 10 anos aos 20 anos, e todas conseguiram resultados de relevo numa competição que reuniu representantes de 41 países.

A ARTIS conseguiu o bronze no grupo Clássico – Le Travail – com as alunas Maria Dias, Ana Pedro Costa, Dalila Navio, Margarida Lopes, Bianca Ricardo, Francisca Azevedo e Francisca Piedade (coreografia Ana Filipa Costa); no grupo Clássico – The Flute Dance – com as alunas Francisca Leite, Gabriela Martins e Lara Vilaça (coreografia Ana Filipa Costa); e no no dueto contemporâneo – Connnexion 2.0 – com as alunas Bianca Ricardo e Lara Vilaça (coreografia Michael Cassan).

Ainda no passado fim de semana 8 alunos competiram, em Braga, nas semifinais do Global Dance Open. Além dos prémios, todos foram selecionados para as finais mundiais que terão lugar em Espanha, em julho deste ano. Realce para as vitórias, em dueto Clássico, escalão Júnior – “Flames of Paris” – Lara Vieira e Duarte Mellot; grupo Clássico, escalão Júnior – “Off to the harvest” – Camila Castro, Duarte Mellot, Inês Costa, Lara Vieira e Tomás Vilas Boas (coreografia Ana Filipa Costa); solo Clássico, escalão Júnior – Duarte Mellot que também venceu solo contemporâneo.

O grupo contemporâneo – “Sieben” – Camila Castro, Duarte Mellot, Inês Costa, Lara Vieira e Tomás Vilas Boas (coreografia Marta João); o dueto/trio Clássico escalão Intermédio – “The Flute Dance” – Beatriz Santos, Mafalda Cerqueira, Sabrina Mora (coreografia Ana Filipa Costa); o solo contemporâneo, escalão Júnior – Tomás Vilas Boas; e o solo clássico, escalão Intermédio – Sabrina Mora, conquistaram o segundo lugar. O solo clássico, escalão júnior, de Tomás Vilas Boas, ficou em terceiro lugar. Duarte Mellot foi alvo do Prémio Especial.