
D. José Manuel Cordeiro, atual bispo de Bragança/Miranda, será o novo Arcebispo de Braga, substituindo o famalicense D. Jorge Ortiga, que renunciou ao cargo, há cerca de dois anos, por limite de idade e após 22 anos no cargo.
D. José Manuel Cordeiro, tem 54 anos, nasceu em Angola, mas tem como naturalidade a aldeia de Parada, do concelho de Alfândega da Fé. Veio para Portugal em 1975 e estudou nos seminários de Vinhais, Bragança e Porto.
Em 1991 regressou a Bragança e foi ordenado padre a 16 de junho desse ano. Até 1999 foi, também, capelão no Instituto Politécnico de Bragança e formador no seminário da diocese transmontana.
Entre 1999 a 2001 frequentou o Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma, obtendo a licenciatura em Liturgia, disciplina em que se doutorou no ano de 2004.
O novo Arcebispo de Braga é um dos bispos portugueses melhor preparados academicamente, mas também do ponto de vista eclesial. Doutorado em Liturgia, tem-se destacado particularmente na adaptação da Igreja aos novos meios digitais, tendo uma presença muito ativa nas redes sociais.