Demolição da antiga igreja românica abre projeto “Áudio derivas” do Teatro da Didascália

A transformação de Joane, em Vila Nova de Famalicão, nos últimos tempos, com as suas consequências políticas, sociais e económicas são um dos temas analisados em “Áudio derivas”, projeto de ‘podcasts’ do Teatro da Didascália, ‘online’ a partir de hoje.

O ‘podcast’ de abertura é dedicado àquilo que a companhia considera um “atentado histórico” — a demolição da antiga igreja românica do Divino Salvador de Joane –, que deu lugar à construção da nova igreja daquela vila do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Sons urbanos, recolhidos no local, vozes, narrativas, procura de factos, na desmontagem de “histórias mal contadas”, sustentam o esforço do Teatro da Didascália, que neste ‘podcast’ de abertura recorda os factos que remontam à década de 1950 e levaram à demolição da igreja histórica, em 1978, uma “peça de arte”, com mais de 900 anos, que marcou o início de uma comunidade, anterior à nacionalidade.

“Escapadelas sonoras pela paisagem de Joane” é como o Teatro da Didascália designa o projeto “Áudio derivas” que, num formato “mais ou menos documental, mais ou menos ficcionado”, propõe aos ouvintes uma viagem sonora pelas divagações do processo de pesquisa, em torno do projeto “Paisagem Efémera — natural e rural”.

Este projeto mais amplo constitui uma nova criação do Teatro da Didascália, que parte das transformações ocorridas no território de Joane, ao longo dos tempos, e que, por esta altura, devia estar em fase de conclusão das primeiras intervenções ‘performativas’, previstas para se realizarem nesta quarta-feira e em 31 de maio.

A covid-19 impossibilitou, porém, a realização do primeiro encontro público, atirando-o para outubro próximo, pelo que o Teatro da Didascália decidiu partilhar com o público o trabalho já produzido, em formato de ‘podcast’.

A direção artística é de Bruno Martins, a coordenação geral de Cláudia Berkeley e os criadores são António Júlio, Bruno Martins, José Nuno Lima, Margarida Gonçalves, Rui Souza, Valter Alves.

O projeto tem coordenação Zoom de Vera Santos, direção técnica de Valter Alves, produção de Raquel Passos, comunicação de Sara Rosa Oliveira e design gráfico de Rui Verde.

Os locutores deste primeiro episódio são Bruno Martins, António Júlio, Rui Souza, Margarida Gonçalves e o ´podcast` está disponível em https://soundcloud.com/user-322545705/audio-derivas-1.

Famalicão: Ideias empreendedoras e novos negócios na Praça D. Maria II

O empreendedorismo vai estar em destaque esta sexta-feira e sábado, na Praça D. Maria II, em pleno centro da cidade de Famalicão.

Durante estes dois dias, durante a Feira do Empreendedorismo, várias empresas e marcas famalicenses vão dar a conhecer as suas ideias empreendedoras, com conceitos de negócio e produtos inovadores.

O certame contempla, também, o debate e discussão entre empreendedores, jovens, stakeholders, parceiros e investidores. É o que vai acontecer com o Talk que se realiza no primeiro dia sobre «O Futuro das Startups», no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, a partir das 17 horas, e que tem como oradores Francine Beleyi, especialista em gestão de marca e estratégia digital, Pedro Rodrigues docente universitário e especializado em marketing estratégico, Bruno Silva, coach e consultor e Teresa Dieguez, especialista em estratégia e empreendedorismo.

O evento tem inscrição gratuita, mas está sujeito a inscrição prévia, que pode ser feita em www.famalicaomadein.pt

Famalicão distinguido com Selo Município da Juventude

No dia 19 de maio, Vila Nova de Famalicão recebeu o Selo Município da Juventude, no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que aconteceu na Casa da Arquitetura em Matosinhos. A distinção, atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) aos municípios que se destacaram na implementação de políticas em prol da juventude, foi recebida pela vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, que também subscreveu, em nome da autarquia, ao pacto INOVE Jovem.

Neste encontro, o município renovou o compromisso com as políticas locais de juventude de qualidade e amigas dos jovens, continuando na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, da qual faz parte desde a sua criação, no final de 2020. A continuidade desta presença na rede nacional foi assegurada fruto das de políticas municipais como o Conselho Municipal de Juventude, Plano Municipal de Juventude, apoio direto ao associativismo juvenil, políticas de apoio à iniciativa jovem, plano de investimento direcionado para o setor da juventude, entre outras.

A subscrição do Pacto INOVE jovem, primeiro pacto para as políticas de juventude em Portugal, edificado na Declaração Madeira 2021, no âmbito da Cimeira Atlântica Associativismo e Juventude, que aconteceu na cidade do Funchal em novembro do ano passado, também ficou firmada no dia 19 de maio pelos municípios que compõem a rede nacional. Trata-se de um pacto que visa estabelecer um compromisso entre o Estado Local e Central, partindo da posição política da FNAJ de que as políticas locais de juventude devem ser complementares às nacionais, não se sobrepondo às mesmas e evitando, deste modo, o desperdício de recursos e de energias.

 

Famalicão: S. Mateus vence Taça AF Braga

Na tarde deste domingo, disputou-se a final da Taça Associação Futebol de Braga em futsal, no Pavilhão de Vermoim, saindo vencedor a ADC São Mateus.
A equipa famalicense venceu, 3-1, a equipa Jorge Antunes. Coube ao capitão da equipa, Pedro Ferreira, erguer o troféu.

Hospital de Famalicão: Urgências sobrelotadas e sem vagas no internamento

Devido ao aumento dos casos Covid-19, associado a doentes com outras patologias, as urgências do hospital de Famalicão estão sobrelotadas e não há vagas no internamento.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave soma 32 internados por Covid-19, sem contar os doentes infetados que aguardam vaga para internamento no serviço de urgência.

Esta situação agrava o tempo de espera daqueles que procuram assistência nesta unidade hospitalar.

 

Famalicão: Novo corte de água agendado para a tarde desta segunda-feira no centro da cidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou que, na sequência da intervenção que está a ser realizada na rede de abastecimento de água na Praça D. Maria II, existe a necessidade de um novo corte de abastecimento.

O corte vai acontecer entre as 14h00 e as 16h00 com a previsão de que afete os seguintes locais:

-Rua Vasconcelos e Castro;
-Praceta Cupertino Miranda;
-Rua Alves Roçadas;
-Rua Lourenço da Silva Oliveira.

Famalicão: Alterações ao trânsito por motivo de obras no centro da cidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou que, a partir desta segunda-feira, a Rua Capitão Manuel Carvalho, que liga a Av. Marechal Humberto Delgado à Praça D. Maria II, estará encerrada ao trânsito no âmbito das obras de renovação do Centro Urbano.
Esta intervenção obriga à alteração do acesso do Parque de Estacionamento da Praça D. Maria II, que, agora, fica acessível apenas a partir da Rua do Ferrador ou da Rua José Azevedo Meneses, com saída através da Rua Lourenço da Silva Oliveira que liga à rotunda D. Sancho I.