Depois da taxa para embalagens, governo quer imposto para copos descartáveis

A proposta do Orçamento do Estado para 2024 sugere alterações nas contribuições para embalagens descartáveis, avança a CNN.

Embora a taxa por embalagem seja reduzida, a repercussão no consumidor final pode resultar em custos mínimos de 30 cêntimos. A proposta amplia a taxa para copos descartáveis, antes isentos, onde papel e plástico não podem ser separados.

A regulamentação necessária ainda não foi publicada, o que deve adiar a implementação das mudanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Câmara Municipal da Trofa presta apoio a candidaturas do fundo ambiental

A Câmara Municipal disponibiliza, desde o início de julho, mais um serviço de apoio aos munícipes. O Trofa Energy Hub está disponível no Atendimento Municipal, nos Espaços Cidadão e em http://trofaenergyhub.mun-trofa.pt/

Composto por 104 milhões de euros, o Fundo Ambiental tem como objetivo reduzir as situações de pobreza energética e de vulnerabilidade ao atribuir um ou mais Vales Eficiência, até ao máximo de três, no valor de 1 300€.

São beneficiários do Programa Vale Eficiência as pessoas singulares com um contrato de fornecimento de eletricidade, elegíveis para aplicação de tarifas sociais de energia e que residam permanentemente na habitação para a qual se candidata ao apoio.

O novo programa, com candidaturas abertas desde 20 de novembro, apoia a aquisição de janelas eficientes de classe energética “A” e proteções solares exteriores; sistemas de águas quentes sanitárias que recorram a energia renovável; sistemas de aquecimento ou arrefecimento de classe energética “A”; sistemas fotovoltaicos ou outros equipamentos de fonte de energia renovável para a produção de energia elétrica para autoconsumo.

Imagem: Trofa Energy Hub

Trofa promove tertúlia sobre violência doméstica

Na próxima quarta-feira, dia 29, a Câmara Municipal da Trofa assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado no último sábado, através de uma iniciativa de sensibilização que vai decorrer no Auditório do Fórum Trofa XXI, às 14h00.

Para além da Tertúlia Sobre Violência Doméstica, orientada pela representante da Soroptimist Internacional Clube Porto – Invicta e um agente da GNR do Posto Territorial da Trofa, os participantes podem assistir à dramatização de uma peça, contracenada pelos utentes do Centro Comunitário Municipal da Trofa e ainda visitar a Exposição de fotografias alusivas à violência doméstica.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e pode ser feita junto dos serviços de Ação Social da Câmara Municipal da Trofa.

PROGRAMA

14h00: Receção dos participantes e observação da exposição de fotografias alusivas à violência doméstica

14h15: Sessão de Abertura pela Vereadora do Pelouro de Ação Social Habitação Municipal e Saúde, Lina Ramos

14h30: Apresentação da dramatização, contracenada pelos utentes Centro Comunitário Municipal da Trofa

14h45: Breve enquadramento sobre a dramatização representada e apresentação das valências do GAVI – Gabinete de Apoio à Vítima Igualdade

15h00: Tertúlia sobre violência doméstica, orientada pela representante da Soroptimist Internacional Clube Porto – Invicta e um agente da GNR, do Posto Territorial da Trofa.

Sismo fez tremer a região esta terça-feira: Sentiu?

Um sismo de magnitude 3,3 foi sentido hoje, cerca das 05:14, a leste de Melgaço, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O abalo, classificado como pequeno, não causou danos pessoais ou materiais.

A intensidade máxima foi de III na escala de Mercalli, indicando uma vibração fraca.

Famalicão: Bombeiros acionados para socorrer trabalhador em queda no terceiro andar

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram, na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h45 , acionados para socorrer uma vítima de um acidente de trabalho, num apartamento localizado na Travessa Silva Rego, na vila de Joane.

De acordo com os soldados da paz, o acidente resultou “de uma queda no terceiro andar”.

A vítima, depois de imobilizada e socorrida no local, foi encaminhada para o hospital de Famalicão.

Imagem: B.V.Famalicão

Famalicão: Túnel da Av. Marechal Humberto Delgado cortado ao trânsito num dos sentidos

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a realizar trabalhos para a melhoria das condições de segurança do acesso à rotunda provisória instalada na Av. Marechal Humberto Delgado, obrigando ao encerramento parcial do o túnel.
O corte afeta apenas o sentido sul – norte, até às 17h00 desta segunda-feira.

Famalicão: Vermoim entrega mais dois vales de natalidade

A Junta de Freguesia de Vermoim entregou recentemente dois vales de natalidade (400 euros cada), para dar as boas-vindas a David e Chloé.

O gesto simbólico visa fortalecer os laços comunitários desde o início da vida. Ana Jácome Ramos, da Clínica Himese, também participou, oferecendo um voucher para a primeira consulta de Pediatria.

A iniciativa reflete o compromisso contínuo da junta em apoiar e cuidar dos recém-chegados, construindo assim um futuro sólido para Vermoim.