Deputado socialista elogia SNS e defende Ministra da Saúde

Num debate sobre o Serviço Nacional de Saúde, na passada quinta-feira, dia 30, no Parlamento, Eduardo Oliveira elogiou o SNS e defendeu a Ministra Marta Temido. «Portugal tem um serviço público de saúde que continua a ser um exemplo para o mundo. E tem uma ministra da Saúde e um Governo com ideias e medidas concretas para defender um serviço público de saúde que seja cada vez mais eficaz e acessível a todos».

Perante a Ministra da Saúde, Eduardo Oliveira, eleito pelo PS, destacou que «o Serviço Nacional de Saúde funciona, para desespero de alguns que tanto o criticam, mas que nada fazem ou fizeram por ele». No entanto, reconhece problemas «estruturais e conjunturais», que diz terem sido agravados pela pandemia.

Sobre esses problemas e a forma de os resolver, o socialista enaltece as medidas do Governo para o setor como a possibilidade de recorrer ao setor privado e social, embora de «forma complementar e pontual, uma vez que a aposta primordial do Governo do PS será reforçar a capacidade instalada do Serviço Nacional de Saúde». Recordou, também, que está previsto o Estado contratar mais profissionais de saúde e melhorar as carreiras profissionais.

O deputado considerou ainda como «essencial» a aprovação do «novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, para que possamos criar a Direção Executiva do SNS, que será o garante de um trabalho em rede, promovendo eficácia e eficiência nas suas respostas».

No entanto, na perspetiva de Eduardo Oliveira, o mais importante é a promoção da saúde, de estilos de vida saudáveis e do diagnóstico precoce. «Queremos um SNS proativo, em que evitar a doença terá que ser o seu primeiro objetivo. Quanto mais eficaz for o diagnóstico precoce, mais recursos o país conseguirá poupar», elucidou Eduardo Oliveira.

 

Atropelamento mortal em Famalicão: Condutor não se entregou e ainda está por localizar

Está ainda por localizar o condutor que, na madrugada desta sexta-feira, atropelou mortalmente uma jovem, em plena Avenida Marechal Humberto Delgado, no centro de Vila Nova de Famalicão.

Fonte ligada ao processo disse à nossa redação que o condutor não se entregou em nenhum posto/esquadra da localidade, sendo que as diligências para o encontrar prosseguem.

Se avistou algum veículo suspeito que, por volta da meia-noite, circulava na Avenida Marechal Humberto Delgado a alta velocidade, no sentido sul-norte, entre em contacto com as autoridades locais.

Famalicão: Semana começa com trânsito condicionado na rua da Estação

De segunda a quarta-feira da próxima semana, a circulação automóvel na Rua da Estação (zona do viaduto) estará condicionada em virtude dos trabalhos de conclusão do passeio partilhado com a ciclovia.

Durante os trabalhos, a circulação automóvel será feita com recurso a semáforos, durante o período diurno e noturno.

Famalicão: Fuga de gás no centro da cidade resolvida e sem feridos

Já foi resolvida a fuga de gás que se registou, na tarde desta sexta-feira, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

O incidente registou-se num edifício em obras, em plena Rua Direita.

No local os Bombeiros Voluntários Famalicão e Famalicenses deram resposta à situação e a equipa da portgás conseguiu conter e reparar a fuga.

Não há registo de feridos.

Empresa da Póvoa de Varzim muda-se para Famalicão, cria postos de trabalho e investe 7 milhões de euros

A Steeltrax é uma empresa da Póvoa de Varzim que se vai mudar para Vilarinho das Cambas. Dedicada ao fabrico de estruturas e perfis metálicos especificamente direcionados ao mercado das energias renováveis, deverá estar pronta a funcionar em março do próximo ano. A nova unidade, com cerca de 6000 m2 e um investimento superior a 7 milhões de euros, será também a nova sede social da empresa.

Segundo os responsáveis da empresa, a mudança de concelho deve-se à necessidade de aumentar a produção, a uma melhor logística, além dos acessos privilegiados para a exportação.

A construção da nova unidade prevê a criação de 11 novos postos de trabalho “altamente qualificados”, para dar resposta à pretensão da empresa de «apostar fortemente na investigação e desenvolvimento (I&D), assim como na relação de proximidade com universidades e institutos de investigação científica, para potenciar o conhecimento e desenvolvimento de produto».

De referir que a instalação desta empresa no concelho famalicense vai contar com o apoio da Câmara Municipal, através do programa Made 2IN, que apoia a captação e fixação de empresas no concelho, com redução das taxas de licenciamento e de construção.

«A dimensão do Created IN Famalicão também é materializada com a atração de empresas com este perfil de abertura para a investigação e desenvolvimento de novos produtos, para o nosso território. Daí a manifestação de interesse municipal deste investimento», justifica o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

Na Reunião de Câmara do dia 26 de janeiro, foi aprovada a abertura do período de candidaturas ao Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação, uma medida de promoção da inovação empresarial por via do desenvolvimento de atividades de Investigação e Inovação (I&I) e a sua transferência para a indústria do concelho, que prevê a atribuição de cinco prémios a bolsas de investigação no valor de 5.000€ cada uma.

 

 

Famalicão: Bombeiros alertados para fuga de gás na Rua Direita

Os bombeiros foram, na tarde desta sexta-feira, alertados para uma fuga de gás, em plena Rua Direita.

O alerta chegou à corporação dos B.V.Famalicenses e Famalicão cerca das 14h30 e os meios já se encontram no local.

As primeiras informações dão conta que o problema foi detetado num prédio em obras.

Os serviços da portgás já se encontram no local.

Famalicão: Colisão entre duas viaturas em Gavião

Ao início da tarde desta sexta-feira registou-se uma colisão entre duas viaturas, na Rua 20 de Junho, em Gavião, Famalicão.

Deste sinistro não há registo de feridos, apenas danos materiais.

A PSP foi acionada para o local.