Desportivo das Aves SAD declarado insolvente pelo Tribunal de Santo Tirso

O Desportivo das Aves SAD, que desistiu de competir no Campeonato de Portugal de futebol em setembro de 2020, foi declarado insolvente pelo Tribunal Judicial da Comarca de Santo Tirso há cerca de dois meses.

“O Processo Especial de Revitalização (PER) caiu e não foi possível revitalizar SAD nenhuma, porque não tinha ponta por onde se pegasse. Quanto aos processos judiciais, havia duas insolvências que tinham sido apresentadas antes do PER e uma delas continuou”, explicou à agência Lusa o então administrador judicial provisório António Dias Seabra.

Esse pedido de insolvência partiu do Oriental, que ficou na 11.º posição da Série G do terceiro escalão e desceu aos distritais, assente numa dívida de 35.881,83 euros pelo empréstimo do guineense Bura, atualmente no Farense, da I Liga, em julho de 2018.

Como esse requerimento antecedeu o PER, solicitado em 24 de julho de 2020 pelo Desportivo das Aves SAD, cuja lista provisória repartia dívidas de 17,1 milhões de euros por 110 credores, o tribunal nomeou através de sorteio um novo administrador judicial.

Já António Dias Seabra foi sorteado para acompanhar um outro pedido de insolvência solicitado no Tribunal Judicial de Sintra pelo clube, presidido por António Freitas, em relação à empresa ‘Galaxy Believers’, que detém a SAD liderada pelo chinês Wei Zhao.

“Próximos passos? Ao nível da SAD, falamos da liquidação do património. Quanto à situação que estou a acompanhar, também é isso que irei fazer, até porque não vejo na SAD e nesta empresa detentora meios ou mecanismos para permitir a apresentação de um plano de insolvência que viabilize as empresas”, explicou António Dias Seabra.

O relatório deliberativo tem de ser apresentado 45 a 75 dias após a declaração de insolvência, embora esse prazo esteja condicionado pelas restrições de combate à pandemia de covid-19, que têm impedido a realização de assembleias de credores.

Constituída em julho de 2015, o Aves SAD controlava 90% das ações e detinha um poder de decisão maioritário sobre o futebol profissional dos nortenhos​​​​​​, que desceram no relvado à II Liga em 2019/20, após incumprimentos salariais e 27 rescisões unilaterais.

A administração do chinês Wei Zhao reprovou em julho de 2020 nos requisitos de licenciamento nas provas profissionais desta temporada junto da Liga de clubes e dispensou o recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

O Desportivo das Aves SAD inscreveu uma equipa sénior e participou no sorteio da primeira fase do Campeonato de Portugal, do qual desistiu em 23 de setembro, depois de ter falhado o acordo com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos.

As dívidas da SAD de quase 37,5 mil euros a três clubes estrangeiros levaram a FIFA a impedir o clube de inscrever novos atletas desde 03 de agosto e direção de António Freitas resolveu em 08 de outubro refundar as secções de futsal e de futebol, que passaram a representar um novo clube, designado por Desportivo das Aves 1930.

Cada equipa inscrita tem competido nas divisões mais baixas da Associação de Futebol do Porto, todas suspensas devido à pandemia de covid-19, ao passo que a secção de voleibol continua a jogar sob a identidade tradicional do Clube Desportivo das Aves.

Seleção de Boccia Sénior de Famalicão sagra-se bicampeã por equipas

A Seleção de Boccia Sénior de Vila Nova de Famalicão deslocou-se a Amarante, esta quarta-feira, para participar no Campeonato Nacional destinado a equipas da Zona Norte do país, onde participaram no total 88 atletas.

A seleção famalicense esteve representada por duas equipas, com a coordenação técnica do treinador Luís Silva e Vânia Pinheiro. Uma das equipas terminou com uma participação 100% vitoriosa.

Depois da conquista do título de bicampeão individual, no mês de fevereiro deste ano, a Seleção de Boccia Sénior de Famalicão conseguiu agora o bicampeonato por equipas.

O treinador Luís Silva mostra-se satisfeito e destaca o próximo objetivo da equipa, a conquista do tricampeonato nacional, na fase final da competição agendada para o dia 18 de junho.

Famalicão: FAC joga sticada importante na manutenção no nacional de hóquei em patins

No próximo sábado, a contar para a jornada 24 do nacional de hóquei em patins, o FAC joga partida importante para o seu futuro na competição. A equipa de Jorge Ferreira luta pela manutenção na principal prova nacional, ocupando o décimo segundo lugar (zona despromoção), com 19 pontos. O adversário é a AD Valongo (7.º, 27 pontos) e o jogo está marcado para as 18 horas, no Pavilhão Municipal.

A importância deste jogo leva ao apelo do Famalicense para que os adeptos encham o pavilhão e apoiem a equipa neste momento decisivo da época.

Recorde-se que, depois dos jogos deste fim de semana, ficam a faltar duas jornadas para o final da fase regular. Na jornada seguinte, o FAC visita o HC Braga e, por último, fecha a prova com a receção ao Benfica.

Mais tranquilo está o Riba d´Ave/Sifamir que, às 19 horas, também de sábado, recebe o FC Porto (1.º, 58 pontos). Até ao final da competição, a equipa de Raul Meca, que ocupa o nono lugar, com 26 pontos, ainda vai jogar a casa do Sporting, para na última jornada receber o Murches.

Foto: Arquivo (FAC)

Famalicão: Grupo Desportivo de Joane defende primeiro lugar em casa do último classificado

A equipa treinada por Duarte Nuno, líder da pró nacional da AF Braga, depois de jogar, na noite desta quarta-feira, os 10 minutos em falta da partida com o Forjães, consumando a vitória, por 1-3, defende o primeiro lugar na tarde do próximo sábado, às 16 horas, na deslocação ao Amares, último com 4 pontos. Os joanenses somam 59 pontos em 28 jornadas, com o Maria da Fonte a um ponto de distância.

Na jornada deste fim de semana, também no sábado e à mesma hora, a Oliveirense (3.ª, 52 pontos) joga em casa do Santa Maria (5.º, 49 pontos). No domingo, a AD Ninense (11.º, 37 pontos) recebe o Ponte (8.º, 40 pontos). O Bairro (penúltimo, 24 pontos) visita o Prado (4.º, 51 pontos).

Na divisão de honra, série B, joga-se a jornada 26, com o S. Cosme (12.º, 30 pontos) a receber, no domingo, às 16 horas, o Porto d´Ave (10.º, 33 pontos).

Na 1.ª divisão, série D, o líder Lousado (47 pontos) recebe, no domingo, a ADJ Mouquim, última, com 7 pontos. A jornada 23 reparte-se entre sexta e domingo, com os seguintes encontros: Sequeirense-Calendário, Fradelos-S. Cláudio, Gondifelos-Ruivanense, Guisande-Delães e Louro-Operário.

Foto GD Joane

Famalicão: Luís Godinho arbitra jogo com o Portimonense

Luís Godinho, da AF Évora, é o árbitro escolhido para dirigir a partida entre o Famalicão e o Portimonense do próximo domingo, no Estádio Municipal.

Rui Teixeira e Gonçalo Freire são os assistentes e Rui Lima o quarto árbitro. Hugo Miguel e Pedro Mota no VAR/AVAR.

A partida é da 30.ª jornada da I Liga. O FC Famalicão ocupa um tranquilo oitavo lugar, com 35 pontos, enquanto que a formação algarvia está na luta pela manutenção. É a atual décima sexta classificada, com 27 pontos.

A antevisão a esta partida, por parte do treinador do Famalicão será feita às 12h30, deste sábado, momento que pode acompanhar em direto, como sempre, no Facebook Cidade Hoje.

O Famalicão, depois da entrada de Armando Evangelista, vinha de um ciclo muito positivo, após vitórias em Barcelos e na receção ao Vizela, e empate no Dragão. Na noite desta terça-feira, em partida em atraso, foi derrotada, 0-1, pelo Sporting.

Famalicão: “Jogo de dez minutos” confirma vitória do Joane e primeiro lugar na pró nacional

Na noite desta quarta-feira, o Forjães e Joane jogaram os 10 minutos em falta da jornada 21 da pró nacional, que o Conselho de Disciplina da AF Braga decidiu que deviam ser realizados. Não houve golos e confirmou-se a vitória do Joane, por 1-3.

Deste modo a equipa joanense assume o primeiro lugar da pró nacional, com 59 pontos, mais um que o Maria da Fonte.

Em casa do Forjães, nesses 10 minutos, não houve tempo para golos, confirmando-se a vitória dos comandados de Duarte Nuno, por 1-3, resultado que se verificava quando o árbitro Tiago Abreu, aos 81 minutos, da jornada 21, decidiu terminar o jogo por alegada falta de condições de segurança.

Agora e cumpridas 28 jornadas na principal prova de futebol da AF Braga, a equipa famalicense coloca -se em posição privilegiada para subir aos nacionais.

Recorde-se que no âmbito deste caso, o Conselho de Disciplina da AF Braga castigou os dois clubes com um jogo de suspensão, já cumprido pelo Joane; uma multa de 200 euros (100 para o Forjães) e o pagamento das custas do processo. O árbitro Tiago Abreu foi alvo de um processo disciplinar.

Equipa feminina do Famalicão derrotada, não sai da zona do play-off

Ao final da manhã desta quarta-feira, em partida atrasada da décima jornada da Liga BPI, o FC Famalicão perdeu, 1-2, com o Racing Power. Com esta vitória, a equipa treinada pelo famalicense João Marques entra no pódio classificativo, com 36 pontos e o terceiro lugar, enquanto a formação de Rui Batista complica as contas para fugir do play-off.

Da partida, que decorreu no campo n.º 2 do Estádio Municipal, as famalicenses abriram o ativo, de grande penalidade, convertida por Andrea Mirón. O golo teve o condão de animar as famalicenses, mas as visitantes, por Vanessa Marques, não demoraram muito a empatar a partida.

Na segunda parte, o Racing Power, mais efetivo na busca de outro resultado, conseguiu o golo da reviravolta, também de grande penalidade, por Gerda Konst.

Com 19 jornadas, o Famalicão continua com 13 pontos, no décimo segundo lugar.