Detidos por tráfico de droga em Guimarães presentes ao Tribunal de Famalicão

Os dois detidos, por tráfico de droga, em Guimarães, no decurso de uma ação policial da PSP local serão, ainda hoje, presentes no Departamento de Investigação e Ação Penal de Vila Nova de Famalicão.

A detenção, em flagrante delito, de um homem de 40 anos e uma mulher, de 32 anos, decorreu na tarde desta terça-feira, na cidade de Guimarães.

Desta operação, resultou a apreensão de haxixe suficiente para 23 doses; cocaína para 49 doses e heroína para 20 doses, bem como uma viatura, um telemóvel, uma faca e 101,35 Euros em dinheiro.

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude já estão em Famalicão

Chegaram a VN de Famalicão, na noite desta quinta-feira, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, vão estar no Arciprestado até domingo.

Os símbolos entraram no concelho pela paróquia de Gondifelos e, a partir de amanhã, seguem para Vale S. Cosme, Riba de Ave, Avidos, Antas e Vila Nova de Famalicão.

Um dos pontos altos desta passagem será a Peregrinação dos Símbolos na noite de sábado, pelas 21h30, com início na Praça – Mercado Municipal e término na Igreja Matriz Nova.

Famalicão: Esmeriz recebe sessão sobre reabilitação e valorização das zonas ribeirinhas

A Casa de Esmeriz recebe, na noite do próximo sábado, uma sessão de esclarecimento sobre o projeto “Recuperação e Valorização Hidrográfica da Bacia do Ave – VN Famalicão – Rio Pelhe”, tendo como orador o especialista em reabilitação de rios, Pedro Teiga, Doutor em Engenharia do Ambiente – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O projeto tem como objetivo a reabilitação e valorização dos ecossistemas ribeirinhos do rio Pelhe, atravessando zonas agrícolas / florestal e aglomerados urbanos.
A ação de esclarecimento, com início marcado para as 21h30, destina-se não só à população em geral, mas, particularmente, a proprietários dos terrenos das margens das linhas de água.

Famalicão: Presidente da Câmara reuniu com profissionais da Educação

Ao final da tarde desta quarta-feira, representantes dos docentes e não docentes dos Agrupamentos de Escolas Camilo Castelo Branco e D. Sancho I foram recebidos, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e pelo vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima.

Nesta reunião, os autarcas procuraram perceber melhor os temas que têm levado milhares de profissionais da educação a manifestarem-se e as questões prioritárias nas negociações com o Governo.

Mário Passos e Augusto Lima ouviram os docentes e os não docentes durante um encontro que também contou com representantes de todos os níveis de educação escolar, os técnicos especializados e os assistentes operacionais, nomeadamente os que trabalham diretamente com a Educação Especial.

Os dois autarcas mostraram-se compreensivos e solidários com as causas destes profissionais e evidenciaram a sua preocupação com o impacto deste período prolongado de greves para famílias e alunos. Mário Passos e Augusto Lima desejaram aos profissionais sucesso nas negociações com o Governo.

Famalicão: Pré-aviso de greve na CP obriga Câmara a reforçar transporte rodoviário no Carnaval

O pré-aviso de greve dos trabalhadores da CP para o período do Carnaval, motivou o cancelamento da habitual parceria entre o Município de Famalicão e a operadora ferroviária. Por esta razão, a Câmara Municipal avançou com o reforço do número de circuitos de autocarros para aquela que é a noite mais longa. Para além das 12 linhas que sairão de várias freguesias, há um reforço paras as localidades de Nine, Jesufrei e Lousado. A autarquia mantém, também este ano, o reforço das saídas das vilas de Joane e Riba de Ave, com dois e três autocarros, respetivamente.

As viagens de regresso estão agendadas para as 02h00, 03h45 e 05h00, com saída do Parque 1.º de Maio, em frente à Escola Secundária D. Sancho I.

As viagens são gratuitas e para viajar basta aparecer nos locais de paragem, disponíveis para consulta em www.famalicao.pt.

 

Famalicão: Autocarros gratuitos para a noite de Carnaval

Para que ninguém falte à noite mais longa do ano em Famalicão, a Câmara Municipal decidiu, mais uma vez, assegurar o transporte rodoviário gratuito dentro do concelho. E o serviço será reforçado.

Para a noite de Carnaval, que traz à cidade milhares de pessoas, serão disponibilizadas 12 linhas de autocarros que sairão das diversas freguesias – Joane, Pedome, Riba d’Ave, Bairro, Ribeirão, Fradelos, Gondifelos, Arnoso Santa Eulália, Portela, Nine, Jesufrei e Lousado – às 21h30, 22h15 e 23h00, em direção ao centro da cidade, onde a festa está garantida até de madrugada.

Este ano, e tendo em conta o pré-aviso de greve dos trabalhadores da CP para o período do Carnaval, que levou ao cancelamento da habitual parceria com a autarquia por parte da operadora ferroviária, o Município avançou com o reforço do número de circuitos de autocarros na noite de Carnaval, com mais três linhas: Nine, Jesufrei e Lousado. A autarquia mantém, também este ano, o reforço das saídas das vilas de Joane e Riba de Ave, com dois e três autocarros, respetivamente.

As viagens de regresso estão agendadas para as 02h00, 03h45 e 05h00, com saída do Parque 1.º de Maio, em frente à Escola Secundária D. Sancho I.

As viagens são gratuitas e para viajar basta aparecer nos locais de paragem, disponíveis para consulta em www.famalicao.pt.

 

Famalicão: Vilarinho vai ter parque lúdico

Vilarinho das Cambas vai ter um parque lúdico, com 9.500m2, junto a mancha florestal, com equipamentos recreativos e de lazer. O projeto está em fase de orçamentação e as obras vão arrancar já no final do primeiro trimestre de 2023, num terreno contíguo à Rua do Monte, junto ao campo de futebol.

O parque terá um anfiteatro, que tira vantagem da modelação do terreno; terá uma área de merendas, uma zona com equipamentos fitness e uma área vedada destinada ao agrupamento de escuteiros da freguesia, que inclui um pequeno edifício de apoio.

O presidente da Câmara, Mário Passos, esteve no espaço, no dia 31 de janeiro, e no final considerou «um investimento na qualidade de vida e no bem-estar dos vilarinhenses». Reconhece que é «um projeto há muito ambicionado pela freguesia».

A visita a Vilarinho das Cambas marca o retomar da iniciativa presidencial que sofreu uma pausa durante o período das festividades.

Acompanhado pelo executivo da Junta de Freguesia, liderado por Judite Costa, o presidente da Câmara Municipal percorreu várias artérias, entre elas a Estrada Nacional 309, antiga estrada municipal, que está a ser alvo de obras de alargamento, pavimentação e colocação de passeios, em resultado de um investimento municipal na ordem dos 200 mil euros.

Como acontece neste tipo de visitas, o edil também aproveitou a deslocação a Vilarinho das Cambas para conversar com representantes da comunidade.

Recorde-se que o programa Presidência de Proximidade arrancou em março do ano passado, em Carreira e Bente, tendo já passado por 27 freguesias e uniões de freguesias do concelho famalicense, numa filosofia de presidência ‘além portas’, na qual o edil famalicense recolhe opiniões e contributos da população, num exercício de gestão municipal aberta e inclusiva.