Distrital do PSD de Braga exige ao Governo mais apoios para combate aos incêndios

A Distrital do PSD de Braga, liderada por Paulo Cunha, vai, através dos deputados eleitos pelo círculo de Braga, questionar o Governo, nomeadamente o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, sobre o flagelo dos incêndios no distrito. Reportando-se aos números do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o distrito foi o mais afetado do país pelos incêndios no que concerne à área ardida. No primeiro semestre deste ano arderam 2383 hectares, «ou seja cerca de 27% do total da área ardida em todo o país. Braga rejeita ser a capital dos incêndios», diz a Distrital do PSD.

A estrutura social-democrata garante que os organismos da Proteção Civil, nomeadamente as corporações de bombeiros, «tudo têm feito para combater os incêndios e minimizar as suas consequências, mas falta apoio, e muito, tanto a nível material como humano, por parte do Governo. Os nossos bombeiros, por si só, não fazem milagres», avisa a Distrital. Decorrente desta posição, defende um novo modelo de Proteção Civil, «cujos pilares fundamentais sejam as corporações de bombeiros e as entidades locais, nomeadamente os Municípios, com quem se exige concertação estratégica essencial à defesa da nossa floresta».

Em comunicado, o famalicense Paulo Cunha observa que «repetem-se os mesmos erros dos últimos anos e, se assim continuarmos, os resultados também não mudarão», criticando que, «além da quase inexistência de apoio do Governo na capacidade de reação aos incêndios», a tutela «persiste numa atitude de desconsideração com as forças instaladas no território, nomeadamente as corporações de bombeiros, com quem teima em não dialogar».

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Hoje há Batalha das Flores em Barcelos

Barcelos vive neste feriado o segundo dia da Festa das Cruzes.

O ponto alto da programação para hoje é a Batalha das Flores que, este ano, conta com a presença de 32 associações, orientadas pelo tema “Liberdade”.

A batalha inicia-se às 15h00 pela Rua Cândido da Cunha, seguindo pela Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida da Liberdade e Avenida Dr. Sidónio Pais.

Famalicão: Comemoração dos 50 anos do PSD com tertúlia e homenagem

A secção de Famalicão do Partido Social Democrata vai assinalar os 50 anos do partido no próximo dia 6 de maio. O programa de comemorações inicia-se na segunda-feira com a realização de uma Tertúlia de Militantes no café-concerto da Casa das Artes, pelas 21h00. Estão convidados Armindo Costa, Lídia Bacelar e Albino Rebelo, militantes que viveram o momento fundador e que partilharão na primeira pessoa a criação e implantação do PSD em Vila Nova de Famalicão.

Armindo Costa, que residia na zona de Lisboa na data de fundação do PSD, foi posteriormente presidente da Comissão Política do PSD de Vila Nova de Famalicão e o autarca eleito pelo PSD com o mandato mais longo enquanto presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, tendo ganho a autarquia em 2001.

Lídia Bacelar partilhará a visão de uma jovem que viveu intimamente a fundação do PSD em Vila Nova de Famalicão enquanto filha de Carlos Bacelar, já desaparecido, fundador e primeiro presidente da Comissão Política do PSD de Vila Nova de Famalicão.

Albino Rebelo, um dos militantes mais antigos e interventivos à data, partilhará com os presentes a implantação do PSD nas freguesias do concelho e as várias lutas eleitorais que se seguiram, com particular destaque para o “Verão Quente” de 1975.

De seguida, será efetuada uma homenagem aos militantes ativos mais antigos da secção de Vila Nova de Famalicão.

Fernando Daniel, Rosinha e Carminho dão concertos na Póvoa de Varzim

Fernando Daniel, Rosinha e Carminho vão ser as estrelas dos “Dias no Parque”, iniciativa que une a comunidade e as associações poveiras no Parque da Cidade.

Os artistas ainda não foram anunciados pela autarquia, no entanto, já foram confirmados pela Rádio Onda Viva que teve acesso aos contratos que asseguram as contratações dos músicos.

A iniciativa “Dias no Parque” deverá acontecer dias 7, 8, 9 e 10 de junho.

Famalicão: Incêndio ativo numa habitação em Lemenhe

Na manhã desta terça-feira, os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados pelo Comando Regional do Ave para o combate a um incêndio habitacional, na Rua Papa João Paulo II, em Lemenhe, Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado por volta das 11h00 e no local estão 4 viaturas e 10 operacionais dos B.V. Famalicenses.

As causas do incêndio ainda não são conhecidas, mas fonte dos bombeiros assegura que não há registo de vítimas.

Famalicão: Paulo Cunha é o número dois da Aliança Democrática às eleições europeias

O Conselho Nacional do PSD aprovou, na noite desta segunda-feira, a lista de candidatos ao Parlamento Europeu. O famalicense Paulo Cunha será o número dois, atrás do cabeça de lista Sebastião Bugalho.

PSD e CDS vão ao ato eleitoral coligados, enquanto Aliança Democrática.

Paulo Cunha assume a nomeação “com orgulho, entusiasmo e espírito de missão.
Quem me conhece sabe bem do meu compromisso com os valores da democracia, da justiça, da cidadania e da solidariedade. Sinto-me motivado, confiante e preparado para representar os interesses e as aspirações dos portugueses na União Europeia”, escreveu nas redes sociais.

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, também já reagiu, afirmando que “Portugal e Famalicão não poderiam ficar em melhores mãos na Europa”. Sobre Paulo Cunha diz que é “um político com rasgo e capacidade para dar o melhor por Portugal”.

Paulo Cunha, vice-presidente nacional do PSD, lidera a distrital e foi, durante dois mandatos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão. Do seu percurso político também fez parte a presidência da Concelhia do PSD famalicense.

Famalicão: Atletas do Liberdade batem três recordes pessoais

No passado sábado, no Torneio de Preparação, em Braga, o Liberdade FC marcou presença com vários atletas nas distâncias de 400, 800, 1500 e 2000 metros obstáculos.

Dos desempenhos, com várias vitórias, realce para três recordes pessoais, por Maria Rodrigues e Dinis Sousa, nos 800 metros, e de Daniela Costa, nos 400 metros. Clara Costa, nos 2000 metros obstáculos, concluiu a prova a apenas 6 segundos dos mínimos exigidos para participar no Campeonato Nacional de Juvenis.