Distrital do PSD traça linhas orientadoras para escolha de candidatos a deputados

Segundo a distrital do PSD, a lista de candidatos a deputados deve ser «representativa das diferentes sensibilidades do distrito e das suas múltiplas perceções, encontrando um equilíbrio genuíno».

Reconhece também a importância da convergência com a direção nacional do partido, admite como importante uma renovação geracional e considera relevante a competência técnica e política.

«Este processo deve ser executado em convergência com as várias estruturas do PSD, onde se incluem as concelhias, a JSD, os TSD e os ASD, assim como com a Comissão Política Nacional», afirmou, o presidente da distrital de Braga do PSD, Paulo Cunha, sobre o documento aprovado, ontem, por unanimidade pela Assembleia Distrital do partido.

A direção traça, ainda, como relevante a «qualidade e competência política, num misto de experiências, maiores ou menores, mas com vocação política claramente demonstrada». Da mesma forma, realça a preparação técnica como outra das linhas orientadoras, de forma a «reunir pessoas com diferentes competências e capacidades».

Famalicão: Comissão Política Concelhia do Partido CHEGA

A 8ª edição da Comissão Política Concelhia do Partido CHEGA vai acontecer no dia 13 de outubro, pelas 21h30, no Auditório da UF Famalicão.

O tema será “PODCAST – O futuro da Informação” e vai contar com a presença da dupla Rodrigo Nogueira e Marco Pinheiro, famalicenses conhecidos pelo seu canal de YouTube Zuga TV.

A CPC de Vila Nova de Famalicão promove o espírito crítico entre os militantes e simpatizantes do Partido Chega, num evento com entrada gratuita.

Para mais informações e inscrições o contacto pode ser feito através do e-mail cpcchegafamalicao@sapo.pt

Salvamento: Três menores de idade em risco de afogamento no mar da Póvoa de Varzim

A tarde desta quinta-feira ficou marcada por dois episódios de resgate no mar da Póvoa de Varzim. O primeiro ocorreu cerca das 15h30, na Praia do Enseada, com três jovens, menores de idade, em dificuldades para abandonar o mar.

O alerta foi dado para o nº de emergência balnear, por um nadador fora de serviço que avistou os jovens em dificuldade.

Em instantes foram mobilizados meios da Autoridade Marítima Nacional (através do projeto seawatch), do Serviço Anual de Assistência Balnear (SAAB) de Vila do Conde, da estação salva vidas da Póvoa de Varzim e ainda da Polícia Marítima.

Uma das vítimas ainda conseguiu sair do mar pelo próprio pé, com ajuda de populares, sendo que as outras duas foram levadas pela corrente e resgatadas pelos nadadores salvadores.

Duas das jovens foram encaminhadas para o hospital local.

Com a subida das temperaturas e o fim da época balnear, as praias da região da Póvoa de Varzim estão sem vigilância, no entanto, numa medida recente da Câmara Municipal de Vila do Conde, o concelho vizinho conta com um serviço inovador (SAAB – Serviço Anual de Assistência Balnear) que reforça a segurança fora de época.

 

CD Trofense celebra 93 anos com tertúlia apresentada por Miguel 7 Estacas

Na noite desta quinta-feira, às 21 horas, o CD Trofense promove uma tertúlia que para assinalar os 93 anos do clube.

A iniciativa, que decorre no estádio, promete muito humor, dado que a apresentação está a cargo de Miguel 7 Estacas que vai conversar com dois ex-jogadores do clube: Tiago Pereira e Miguel Guimarães. No final, cantam-se os parabéns ao CD Trofense pelos 93 anos.

Famalicão: PSD diz ao PS que o Campus da Proteção Civil de Bairro não é obra do Governo 

A Comissão Política Concelhia do PSD de Famalicão critica as declarações do líder local do PS, Eduardo Oliveira, a propósito do Campus da Proteção Civil em Bairro. Diz o PSD que «não basta chamar a si os louros de obra feita; é preciso, de facto, fazê-la».

Em nota enviada à imprensa, o PSD afirma que, «por muito que o PS apregoe que o Campus da Proteção Civil “é um dos mais recentes investimentos do Governo em Famalicão” – certamente referindo-se aos meios humanos e aéreos, e outros –, não pode ocultar que esta infraestrutura é uma realidade no nosso concelho graças à intervenção da Câmara Municipal de Famalicão». Quando, atesta, «a responsabilidade cabia à administração central».

O partido recorda todo o processo de criação do Campus da Proteção Civil, inaugurado a 1 de julho de 2022, contempla um Centro Municipal de Proteção Civil, um Heliporto e uma Base de Apoio Logístico – esta última construída mediante protocolo celebrado entre o Município de Vila Nova de Famalicão e a ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), «sem qualquer custo para a ANEPC, já que o Município assumiu os encargos com todo o edificado, nomeadamente ao nível das rendas e manutenção das diversas valências», sublinha.

A infraestrutura, que ocupa cerca de 30 mil m2, é propriedade privada e foi arrendada pelo município de Famalicão.

O PSD recorda outros investimentos em que «a intervenção da Câmara Municipal foi absolutamente decisiva para a concretização de investimentos estruturantes, substituindo-se à Administração Central. Veja-se o caso da Loja do Cidadão de Famalicão, inaugurada em 2021, em que foi responsabilidade direta do Município a realização das obras necessárias à construção e instalação dos serviços, num investimento de 2 milhões de euros».

Famalicão: Trofa lança novo conceito de mobilidade

A Câmara Municipal da Trofa inaugura, esta sexta-feira, pelas 17 horas, a Loja da Mobilidade, que fica no Interface da Trofa.

A loja marca, também, o arranque de um novo conceito de mobilidade em implementação na Trofa.

O presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, realça que o executivo aposta na melhoria da rede de transportes e na utilização de meios mais sustentáveis de transporte.

A Loja da Mobilidade marca, também, o início do projeto MOVE-T que apresenta informação atualizada das redes de transportes, das linhas disponíveis, e futuramente da hora prevista de chegada dos autocarros, e dos lugares de estacionamento disponíveis, nos 4 parques de estacionamento que integram o projeto C-Streets.

Para já, a Loja da Mobilidade efetuará a venda e renovação do Andante e apresentará informação sobre os transportes disponíveis, mas no futuro interligará o projeto MOBIAVE (rede de transportes públicos intermunicipal que junta os concelhos de Trofa, Famalicão e Santo Tirso) a funcionar a partir de 2024, e integrará o projeto UNIR (Rede Metropolitana do Porto), previsivelmente a funcionar a partir do final de 2023.

A loja funcionará em horário alargado, das 7h30 às 19h20, com encerramento das 13h00 às 14h00, e no futuro permitirá também aos utentes terem acesso às bicicletas e trotinetas de uso partilhado, para fazer a ligação ao comboio, ao automóvel ou ao autocarro.

 

Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio da Trofa

No próximo sábado, decorre o XXII Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio da Trofa 2023. Com entrada livre, arranca às 15 horas, no Monte de Santa Eufémia, em Alvarelhos. O festival é uma iniciativa da Câmara Municipal da Trofa, integrada nas festas tradicionais em honra de Santa Eufémia.

Para este Festival, foram convidados os cantadores Henrique de Lindoso, Liliana de Guimarães, Anjinho e Diana, Pedro Mendes de Marco de Canaveses, Vítor Lobo de Montalegre, Pedro Mendes de Penafiel, Gonçalo Moreira da Póvoa de Varzim. Acompanhados pelos tocadores Zé de Braga e Rodrigo Serra da Trofa. Ainda a animar a tarde vão atuar os Amigos da Borga de Marco de Canaveses e o Grupo de Bombos de S. Lourenço de Marco de Canaveses.