Do Porto a Vigo por 5,25 euros

Até junho deste ano, estão disponíveis quinze mil viagens de comboio Celta entre Porto e Vigo a 5,25 euros cada uma. Na ligação entre Porto e Santiago de Compostela, através do enlace em Vigo, o preço é de 10.30 euros.

A promoção é da CP – Comboios de Portugal e a RENFE que quer dar continuidade ao sucesso da campanha anterior, lançada em outubro de 2021, que contribuiu para que o comboio Celta ultrapassasse, nos dois últimos meses do ano, a procura registada no período homólogo de 2019 (pré-pandemia).

Esta promoção permite também apoiar as deslocações para Santiago de Compostela, cidade que prolongou as comemorações do Ano Jacobeu – iniciadas em 2021 – até ao final de 2022, devido à situação de pandemia.

A CP recomenda aos seus clientes a consulta de informações mais detalhadas em cp.pt ou através da Linha de Atendimento – 808 109 110 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Famalicão: Miguel Rocha vence concurso internacional de violino

O ribeirense Miguel Rocha venceu, recentemente, o Concurso Internacional de Violino, na Cidade do Porto, no âmbito do CONVIMUS – Convívios Internacionais de Música, no escalão de jovens adultos.

Miguel Rocha, atualmente a estudar violino com Esther Hoppe, na Universidade Mozarteum, em Salzburgo, na Áustria, iniciou a sua aprendizagem no Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão, com a professora Cátia Sá. Frequentou, ainda, o Centro de Cultura Musical, quando era aluno da Escola EB 2,3 de Ribeirão, prosseguindo os estudos na Artave, com a professora Raquel Costa.
O jovem ribeirense já foi premiado em vários concursos.

Greve dos trabalhadores da IP vai afetar circulação de comboios nos dias 1, 3 e 5 de agosto

A organização sindical representativa dos trabalhadores da IP – Infraestruturas de Portugal (gestor da infraestrutura ferroviária) convocou uma greve para os dias 1, 3 e 5 de agosto e a Comboios de Portugal (CP) prevê «fortes perturbações» na circulação.

Em comunicado, a CP reporta que, «por motivo de greve convocada por organização sindical representativa dos trabalhadores da IP – Infraestruturas de Portugal preveem-se fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, em todos os serviços, nos dias 1, 3 e 5 de agosto de 2022».

Está prevista a realização de serviços mínimos nos dias da greve, sem prejuízo de poderem ser realizados comboios adicionais, cuja lista pode ser consultada em www.cp.pt

Famalicão: Jovem detido no Porto por tráfico de droga

Um jovem de 23 anos, estafeta e residente em Famalicão, foi detido pela PSP, esta quarta-feira, com duas doses de cocaína e 37 de heroína, na avenida da Boavista, na cidade do Porto.

No mesmo dia, dois homens de 45 e 53 anos, um operário da construção civil e desempregado, respetivamente, foram detidos com 64 doses de heroína, no bairro da Pasteleira Nova, também na cidade do Porto. Um dos detidos é residente em Famalicão e outro em Barcelos.

Associação Têxtil e Vestuário crítica falta de apoios à internacionalização

A direção da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal está preocupada com o que diz serem atrasos e incertezas no apoio à internacionalização para este setor do têxtil e vestuário.

Mário Jorge Machado, presidente da ATP, garante que a Associação tem procurado informações junto das entidades competentes e que não tem obtido as respostas que precisa.

«As manifestações de preocupação foram dirigidas ao mais alto nível, a diversas entidades e responsáveis políticos, desde a membros do Governo, ao COMPETE, à AICEP Portugal Global, à própria CIP, e, nalguns casos, manifestações reiteradas», acusa.

Mário Jorge Machado recorda que as «últimas calls do Portugal 2020 para a internacionalização das empresas ficaram muito aquém das necessidades, com cortes orçamentais que não eram de todo esperados. Sobretudo numa altura essencial em que deveríamos estar a ajudar as empresas a reverter os efeitos provocados, primeiro, por uma pandemia, a que somaram, recentemente, outros provenientes da guerra, com crise de preços na energia e matérias-primas, subida da inflação e recuo da procura», frisa.

Ainda que reconheça que as verbas do Portugal 2020 possam estar esgotadas, Mário Jorge Machado lembra que há um «Programa como o Portugal 2030 que devia estar ao serviço da economia desde 2021, e estamos no 3.º trimestre de 2022 e ainda ninguém consegue antecipar quando poderá estar operacional, com abertura de calls nestas e noutras áreas».

Famalicão: Diretora do voleibol do FAC galardoada

Conceição Rodrigues, mais conhecida por Susi, foi galardoada na gala da Associação de Voleibol do Porto. A cerimónia decorreu no passado dia 1 de julho, e Susi foi considerada a Dirigente do Ano no escalão masculino.

Desta forma, a diretora do FAC viu distinguida a excelente época da equipa sénior que terminou com o título nacional da 3.ª divisão e a consequente subida de divisão.

 

Famalicão: Paulo Cunha é vice presidente do PSD

O ex-presidente da Câmara Municipal é dos vice presidentes da nova comissão política nacional do PSD, liderada por Luís Montenegro.

O partido está reunido em Congresso, no Porto, reunião magna que termina este domingo. Paulo Cunha, que desde a primeira hora apoiou Montenegro, fará parte da direção permanente do partido. O próprio confirmou a Cidade Hoje.

O famalicense é, também, o atual líder da distrital, cujo mandato termina este mês. Não se sabe ainda qual a sua decisão sobre a recandidatura.