Doentes que tiveram covid-19 podem desenvolver doenças neurológicas ou psiquiátricas

Investigadores da Universidade de Oxford concluíram que um terço das pessoas que tiveram covid-19 podem desenvolver problemas neurológicos ou psiquiátricos, como ansiedade e doença bipolar.

Na base do estudo estiveram dados de 236.379 pacientes norte-americanos que tiveram covid-19.

Entre aqueles que estiveram internados nos cuidados intensivos, há uma prevalência de acidente vascular cerebral de 07% e 02% de casos de demência.

O principal autor do estudo, Paulo Harrison, afirmou que «os riscos individuais para a maioria destes problemas são baixos, mas o efeito na população pode ser substancial e fazer-se sentir nos sistemas de saúde e sociais por causa da escala da pandemia e pelo facto de muitos serem crónicos».

Alerta de pessoa desaparecida no rio Cávado em Barcelos acaba em falso alarme

Na tarde desta sexta-feira, os bombeiros foram mobilizados para realizar buscas no rio Cávado, em Barcelos, na zona de Rio Covo Santa Eugénia, em resposta a um alerta de populares que encontraram um carro abandonado com as portas abertas perto do rio.

De acordo com informações obtidas pelo O MINHO junto de fontes dos bombeiros, as buscas foram iniciadas após o alerta e foram conduzidas por equipas de mergulho. No entanto, o dono do carro acabou por ser encontrado pouco depois em terra, e em condições de saúde.

Segundo uma fonte envolvida no socorro, “foi falso alarme. O homem deixou o carro e ausentou-se”. O alerta foi dado por volta das 14:08 e no local estavam vários meios dos Bombeiros de Barcelos e de Barcelinhos.

Famalicão: Junta de freguesia de Brufe lança desafio à comunidade para o projeto “Manta dos Afetos”

A Junta de Freguesia de Brufe, em parceria com as Academias Sénior do concelho, está a desenvolver o projeto “Manta dos Afetos”.

O objetivo desta iniciativa é envolver todos os brufenses na decoração de um quadro com 25cm, utilizando técnicas como a pintura, o bordado e/ou materiais recicláveis, sendo que a única exigência é que o trabalho seja realizado com muito afeto.

Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 14 de abril na Junta de Freguesia de Brufe, sendo posteriormente unidos para formar uma manta única que será exposta na Festa da Flor do Município de Vila Nova de Famalicão, em maio.

Com o “Manta dos Afetos”, a Junta de Freguesia de Brufe procura estreitar os laços de amizade e solidariedade entre os seus habitantes, fomentando a participação ativa na construção de um futuro melhor para todos.

Governo anuncia aumento do salário e subsídio de refeição dos funcionários públicos

O ministro das finanças, Fernando Medina, anunciou um aumento adicional de 1% para todos os funcionários públicos do país. A medida foi apresentada durante uma conferência de imprensa onde o governo anunciou uma série de medidas de apoio para a população.

O aumento salarial será pago a partir de abril, de acordo com a apresentação do Governo, mas não haverá retroativos, confirmou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. Além disso, o subsídio de refeição também será aumentado de 5,2 para 6 euros por dia, o que implicará um aumento do valor isento de IRS no setor privado.

Famalicão: Novo equipamento melhora atendimento na Unidade de Saúde de Delães

A Unidade de Saúde Familiar Terras do Ave, localizada na freguesia de Delães, adquiriu recentemente uma nova ferramenta que promete revolucionar a gestão de filas de atendimento. O quiosque eletrónico, que já está disponível na unidade, permite aos utentes confirmar as suas consultas agendadas de forma automática, sem necessidade de passar pela secretaria.

Para utilizar o equipamento, o utente precisa apenas ter consigo o cartão de cidadão ou o número de utente, o que simplifica todo o processo e reduz tempos de espera. Com esta novidade, a unidade espera melhorar significativamente o atendimento aos utentes.

Governo avança para iva a 0% em alguns produtos

O Governo português anunciou “IVA zero” para um cabaz de bens essenciais, como forma de combater o aumento dos preços dos alimentos e garantir a estabilidade dos preços para os consumidores. O ministro das Finanças, Fernando Medina, explicou que estão a ser negociados acordos tripartidos com os setores da produção e distribuição alimentar para assegurar que os preços permaneçam estáveis durante um período a definir.

A medida é acompanhada por medidas de apoio aos produtores que visam diminuir os preços ao longo da cadeia de produção e distribuição. Deste modo, o governo pretende garantir a estabilidade da produção e distribuição de alimentos em Portugal.

O anúncio foi feito numa conferência de imprensa conjunta dos ministros da Presidência, Mariana Vieira da Silva, Finanças, Fernando Medina, e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que apresentaram um novo pacote de ajudas para mitigar o aumento do custo de vida.

Governo português dá 30 euros por mês às famílias carenciadas

O governo português anunciou que irá conceder um apoio financeiro de 30 euros por mês a famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade económica. Este apoio será pago ao longo do ano de 2023 e destina-se a todas as famílias com filhos até ao 4º escalão do abono de família.

O anúncio foi feito pelo ministro das finanças, Fernando Medina, durante uma conferência de imprensa realizada esta sexta-feira. Medina sublinhou que este apoio é fundamental para ajudar as famílias que mais precisam neste momento difícil.

No entanto, alguns questionaram se esta medida também beneficiaria a classe média. Em resposta, Medina afirmou que “a generalidade deste programa se destina à classe média”, referindo-se às medidas do pacote da habitação que se concentram neste segmento. Além disso, a medida do IVA zero, que beneficia todas as classes, também irá ajudar a classe média, incluindo as mais altas.

De acordo com Fernando Medina, a implementação deste programa é crucial para ajudar a combater a pobreza e garantir que todas as famílias tenham acesso aos recursos necessários para viver com dignidade. A medida também visa apoiar a recuperação económica do país, ajudando as famílias a aumentar o seu poder de compra e a impulsionar o consumo interno.