Economia: AEMinho exige responsabilidade política após chumbo do Orçamento de Estado

A Associação Empresarial do Minho tomou, esta quarta-feira, posição sobre o chumbo do Orçamento de Estado para 2022, apresentado pelo Governo, na Assembleia da República.

A AEMInho, liderada por Ricardo Costa pede sentido de responsabilidade aos órgãos do Estado e aos diversos atores políticos para que, até que seja encontrada uma nova conjuntura política «estável e apurada», não seja posto em causa os mecanismos, projetos, financiamentos e programas a decorrer «e que são estruturais para as empresas portuguesas».

Ricardo Costa alerta que o país está a entrar «numa fase fundamental» do Plano de Recuperação e Resiliência e restantes programas europeus, «e que a vida política portuguesa não pode nunca pôr em causa estes programas tão estruturais para a nossa economia. Não podemos acrescentar às debilidades identificadas no processo de materialização dos mesmos uma irresponsabilidade política que prejudique a sua execução».

O líder da AE Minho acredita que a «maturidade da nossa democracia» será capaz de dar resposta ao atual contexto político – «normal na vida pública» -, mas alerta que «a economia tem de estar acima dos episódios políticos que venhamos a viver sob pena de esvaziar a razão de ser do próprio sistema político».

Growth Conference está de regresso e traz figuras que revolucionam o ecossistema empreendedor em Portugal

A Growth Conference está de regresso a Vila Nova de Famalicão para a terceira edição. É já no dia 1 de outubro que a maior conferência de negócios de Portugal volta a fazer história no ecossistema de empreendedores do país. A Casa das Artes será novamente o palco desta terceira edição, que conta a Agência Drible // Marketing Digital, Branding & Web como a principal organizadora, contando com o apoio da BOOMFIT – eCommerce de Fitness – e da Closum -Plataforma de E-Mail e SMS Marketing.

Marketing, Negócios, Tecnologia e Pessoas são os quatro temas principais sobre os quais os especialistas se vão debruçar ao longo deste dia: “Desde a primeira edição que quisemos marcar pela participação de mentes brilhantes e verdadeiramente inspiradoras e este ano não será exceção”, assegura Vítor Brandão, CEO da Drible, assegurando que “o painel deste ano vai ser mesmo muito rico”.

O programa ainda não se encontra totalmente fechado, mas já promete grandes nomes. Bárbara Barroso é fundadora da MoneyLab, uma empresa dedicada à educação e literacia financeira. Com quase 20 anos de experiência como investidora e palestrante internacional, a especialista foi eleita pelo canal de televisão “História” como a maior referência na área das Finanças Pessoais em Portugal. Já Pedro Cara D’Anjo é um profissional com uma vasta carreira nas áreas de marketing, comunicação e e-commerce. Pedro Cara D’Anjo é um profissional com uma vasta carreira nas áreas de marketing, comunicação e e-commerce. Atualmente, trabalha na sede para o EMEA da Google, em Dublin, e lida diretamente com empresas de topo do mercado português, orientando e implementando estratégias de marketing digital com integração de soluções de IA da Google. Maria Maia é também oradora convidada nesta terceira edição da Growth Conference: fundadora e CEO das marcas portuguesas White Deer e ÈME by Maria Maia Beauty, a empresária conta com uma jornada inspiradora no mundo empresarial, sendo uma inspiração para outras mulheres.

Quem também vai partilhar uma experiência transformadora será Jorge Coutinho, um verdadeiro apaixonado por Pessoas e Desenvolvimento Humano. Mentor, autor bestseller e orador internacional, foi o primeiro Coach e Trainer de Língua Portuguesa a integrar a equipa de Tony Robbins, o nome maior nome no desenvolvimento pessoal. João Cortinhas faz também parte do painel. CEO e Fundador do Swonkie, o primeiro Software Português de Gestão de Redes Sociais e líder em Portugal, este empreendedor lidera atualmente um grupo de empresas na área de software, mentoria de negócios e área de crédito, imobiliário e seguros, sendo já uma referência no ecossistema empreendedor português. Celso Lascasas foi também o mais recente orador confirmado: o atual Fundador e Chairman da prestigiada marca “Laskasas” vai inspirar através da sua história marcante do seu percurso até agora.

Já estamos na agenda daqueles que são os maiores eventos de negócios do país e isso já é um motivo de grande orgulho para mim e para toda a equipa”, afirma Vitor Brandão, assegurando que “esta terceira edição vai surpreender pelos temas e por todo o ecossistema que vamos construir ao longo deste dia”.

A terceira edição da Growth Conference acontece no ano em que a Agência Drible conquistou o Prémio Agência do Ano em Design pelos Prémios Lusófonos da Criatividade.

Tal como nas edições passadas, a Growth Conference conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Casa das Artes e da Famalicão MadeIN. O evento terá início às 9h00 e termina às 18h00, sendo que os bilhetes ainda se encontram disponíveis para venda através do site: https://growthconference.pt/

Modtissimo quer ser referência internacional para as marcas que procuram a sustentabilidade

O salão têxtil Modtissimo abre portas esta quinta-feira, na Exponor, em Matosinhos. Durante o certame, que decorre até sexta-feira, os visitantes podem ver 150 coleções em exposição. O Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, visita o salão têxtil na sexta-feira, tal como o vereador do pelouro da Economia e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Famalicão, Augusto Lima.

«Queremos tornar o Modtissimo uma feira de referência na Europa para as marcas internacionais que procuram a produção sustentável», afirma Mário Jorge Machado, presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, entidade que tem sede em Famalicão e é a responsável pela organização da feira. A conjuntura é desafiante, «mas acreditamos no valor desta feira e no seu potencial; queremos que cresça e se torne numa referência europeia», acrescenta Ana Dinis, diretora geral da ATP.

Braz Costa, diretor geral do CITEVE, que também é parte ativa na dinamização do certame, mostra-se «perfeitamente convencido» que esta edição fará prova da resiliência do setor. «A realização do Modtissimo mostra que o setor tem capacidade para lidar com as adversidades e está cá para o futuro». Acrescenta que a feira «tem capacidade para ser a montra das várias componentes do têxtil português e contribuir para afirmar o made in Portugal no estrangeiro». O representante do centro tecnológico para a indústria têxtil acrescenta que «a sustentabilidade é uma parte muito importante» da feira, porque é um desafio «com o qual estamos a viver no momento», mas também será dada importância à entrada das empresas nos mercados de alta tecnicidade, nos mercados do luxo e à digitalização do setor.

Famalicão em Transição apresenta propostas sobre a 2.ª revisão do PDM

A AFeTra – Associação Famalicão em Transição vai apresentar as suas propostas para a 2ª Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), no dia 13 de setembro (6ª feira), às 21h00, no auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário (situado na Avenida de França).

Segundo a Associação Famalicão em Transição, as propostas vão ao encontro de um concelho mais sustentável, verde e inclusivo, com foco na proteção das áreas ecológicas, mobilidade sustentável, promoção de corredores verdes e proteção de solos agrícolas. «É uma oportunidade única para conhecer o que está em debate sobre o futuro urbanístico do concelho e contribuir para um desenvolvimento mais equilibrado e ecologicamente responsável», afirma a Associação.

Famalicão: Colheita de sangue no Centro Pastoral

Esta quinta-feira, 12 de setembro, a Associação de Dadores de Sangue promove uma colheita no Centro Pastoral de Famalicão.

Aberta à população em geral e com o apoio do Município de Famalicão, a colheita de sangue decorre entre as 09h00 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Esta colheita estava, inicialmente, agendada para os Paços do Concelho.

 

Famalicão: Tem dez dias para se inscrever antes que o preço aumente

A prova Famalicão-Joane, que liga a cidade à vila joanense, decorre na manhã do dia 29 de setembro. O segundo período de inscrição está a decorrer e tem um custo mais acessível. Se o fizer até 15 de setembro paga 7 euros, enquanto que clubes, grupos ou famílias (mínimo cinco inscrições) tem um custo de 6 euros. Depois, entre 16 e 23 de setembro, a inscrição individual sobe para 10 euros.

Para além da corrida principal, de 11,2 km, que termina no Parque da Ribeira, esta jornada contempla, como habitualmente, a caminhada Vermoim-Joane (4km) e o Bike Tour, na mesma distância da corrida.

As inscrições podem ser feitas em www.fpacompeticoes.pt. Não são permitidas inscrições no dia da prova.

Esta é uma organização da Associação Teatro Construção que vai na vigésima quarta edição.

Foto arquivo

Famalicão: Associação Gerações vai limpar a praia da Azurara

A Associação Gerações vai realizar, no dia 14 de setembro, sábado, uma ação de limpeza da praia, que este ano será na Azurara, em Vila do Conde. Esta é já a terceira vez que o fazem, com o objetivo de proteger o meio ambiente e a vida marinha. «Vamos juntos mostrar que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos», refere.

Os utentes arrancam às 9h30, com luvas, ancinhos médios de criança, pinças e baldes de praia.

Para esta atividade, a Gerações conta com o apoio do Município de Vila do Conde, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e Os Golfinhos – Associação de Nadadores Salvadores.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional Capitania do Porto de Vila do Conde, a ação de limpeza só deverá realizar-se em condições atmosféricas favoráveis. Neste sentido, na situação de se encontrar promulgado pelo IPMA um aviso meteorológico amarelo, ou superior, para o vento e/ou para a agitação marítima, a ação deverá ser cancelada.