Em tempo de férias, PSP relembra o programa Estou Aqui Criança

Nesta altura de férias, a PSP relembra que está em curso programa Estou Aqui Criança que visa agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família.

As pulseiras Estou Aqui destinam-se a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes.

Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer pessoa que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do número de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.

Suspeito de coagir sexualmente duas menores e libertado por falta de advogado, voltou a ser detido pela prática do mesmo crime

O homem de 42 anos, suspeito de coagir sexualmente duas menores em Famalicão, e que foi libertado, esta quinta-feira, por falta de advogado oficioso, foi novamente detido, na tarde do mesmo dia, pela práticas dos mesmos crimes.

Desta feita, o suspeito, que é natural de Famalicão, foi detido pela PSP, no centro da cidade de Braga. Passou a noite nas instalações desta força de segurança e será novamente presente a um juiz.

Apesar de ter sido presente ao Tribunal de Famalicão, esta quinta-feira, a nomeação de um representante legal não foi possível devido à greve dos advogados oficiosos. Com o prazo de 48 horas prestes a expirar, a polícia foi obrigada a libertar o suspeito… acabando por o deter novamente, agora em Braga, suspeito da prática dos mesmos crimes.

Famalicão: Câmara Municipal prolonga “Férias Inclusivas” até ao arranque do ano letivo

O Município prolongou as “Férias Inclusivas” até 13 de setembro. Este projeto municipal de ocupação para jovens alunos com necessidades educativas especiais decorre, normalmente, entre junho e julho e também nas férias da Páscoa. Com o prolongamento, estes jovens têm, assim, reforçado o acompanhamento até ao início das aulas. «Este apoio faz realmente uma grande diferença», aponta Renata Marinho, que tem o filho Tomás aos cuidados da equipa do CRE – Centro de Recursos Educativos do Município. «Não temos uma alternativa viável para manter o nosso filho ocupado durante este período, num local de confiança e onde o bem-estar dele esteja assegurado», diz.

Em agosto, os pais do Tomás dividem as férias para poderem conciliar o trabalho e o acompanhamento do filho e «se não fosse este apoio teria de ficar em casa nestas duas semanas até ao retomar das aulas», refere Renata Marinho que elogia a autarquia «pelo trabalho e cuidado» que presta a este grupo de crianças e jovens. «A equipa do CRE é excecional e para as crianças é muito importante manterem uma rotina, ocupadas com atividades em vez de estarem em casa». Uma ideia partilhada pelo presidente da Câmara Municipal. Mário Passos reporta que no CRE «as crianças e jovens com necessidades educativas especificas encontram acompanhamento especializado; ao mesmo tempo, permitimos às famílias retomarem sem preocupação os seus trabalhos».

O CRE – Centro de Recursos Educativos está em Vale S. Cosme e é uma resposta social constituída por vários espaços, como salas de intervenção terapêutica e especializada, salas snoezelen e de integração sensorial. Neste espaço, uma equipa multidisciplinar de técnicos municipais das áreas da saúde, terapia da fala, ocupacional, psicologia, de mediação familiar e intervenção educativa acompanha, ao longo de todo o ano letivo, estas crianças e jovens com necessidades educativas especificas.

IPCA com recorde de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais mas ainda com vagas para a segunda fase

O IPCA recebeu um número recorde de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). Na 1.ª fase registaram-se 3422 candidaturas, para as 1852 vagas. Quer dizer que a procura aumentou 15% relativamente ao ano passado.

A 2ª fase de acesso aos CTeSP acontece a partir do dia 18 de setembro, pelo que os estudantes não colocados poderão voltar a candidatar-se às vagas sobrantes a partir dessa data.

Os quase 50 CTeSP que o IPCA tem disponíveis funcionam em seis localidades: Barcelos, Braga, Guimarães, Famalicão, Esposende e Vila Verde, e abrangem áreas tão distintas como a gestão, a tecnologia, o design, o turismo e o deporto.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, sublinha que «este resultado expressivo de candidaturas é um claro reconhecimento da qualidade do ensino ministrado no IPCA e da pertinência dos cursos oferecidos. Queremos continuar a proporcionar uma formação de excelência que capacite os nossos estudantes para os desafios do futuro e para dar resposta às necessidades das empresas».

O IPCA acredita que estes números são também fruto do investimento em infraestruturas, equipamentos e na qualificação do corpo docente.

Famalicão: Programa Eco-Escolas chega à CESPU e a todos os Agrupamentos do concelho

Vila Nova de Famalicão volta a ser o município do país com mais Eco-Escolas, num total de 79 instituições educativas galardoadas com essa distinção, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no último ano letivo, com todas as escolas inscritas a mereceram a aprovação das candidaturas.

Este é um registo que se estende aos sete agrupamentos de escola existentes no concelho, um feito alcançado pela primeira vez, desde que em 2016 o município começou a apoiar a candidatura ao programa. Pela primeira vez também há uma instituição de ensino superior, a CESPU, que se juntou à iniciativa e vai receber o galardão.

O programa premeia o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do desempenho ambiental e na área da sensibilização/educação ambiental. Uma escola/instituição educativa que adere ao programa compromete-se a desenvolver um conjunto de ações e atividades que envolvem os diferentes elementos da comunidade escolar, com especial enfoque nos alunos, nos professores, nos auxiliares de ação educativa e encarregados de educação.

O autarca local, Mário Passos, salienta o trabalho que tem sido desenvolvido nesta área e as ações de sensibilização para os mais jovens que incutem “esta responsabilidade de preservar o espaço comum onde vivemos”.

Recorde-se que o Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portugal pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, secção portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE).

Sismo em Portugal: Telemóveis Android ‘dispararam’ alerta com recomendações para a população

Na madrugada desta segunda-feira, muitos portugueses foram surpreendidos por uma notificação nos seus telemóveis Android. Tratou-se de um alerta de sismo, parte do Sistema de Alerta de Sismo do Android, que entrou em ação após um abalo de magnitude 5,3 na escala de Richter, ocorrido ao largo de Sines.

O epicentro do sismo foi registado às 5:11, a cerca de 58 quilómetros a oeste de Sines, a uma profundidade de 10,7 quilómetros. Este sistema, oferecido gratuitamente pela Google, tem a capacidade de detetar sismos em todo o mundo e enviar alertas antecipados para os dispositivos Android, permitindo que os utilizadores se preparem antes de sentirem os efeitos do tremor.

Os alertas são emitidos quando a magnitude do sismo ultrapassa os 4,5. No caso deste sismo, muitos utilizadores receberam a notificação segundos antes do tremor, permitindo-lhes agir de forma rápida e eficaz.

O sistema do Android oferece dois tipos de notificações: uma de aviso antecipado, que informa sobre sismos de menor intensidade, e outra de alerta imediato para sismos mais fortes, ajudando as pessoas a protegerem-se antes que o abalo seja sentido.

Famalicão: Esta manhã, há radar da PSP na Estrada N14

Na manhã desta quarta-feira, desde as 08h30, a PSP está na estrada nacional 14, em mais uma ação de controlo de velocidade, com recurso a radar móvel. O local em concreto não foi revelado.

Ainda este mês, há uma segunda fiscalização agendada para o dia 13, também a partir das 08h30, na estrada nacional 14.