Em tempo de férias, PSP relembra o programa Estou Aqui Criança

Nesta altura de férias, a PSP relembra que está em curso programa Estou Aqui Criança que visa agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família.

As pulseiras Estou Aqui destinam-se a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes.

Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer pessoa que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do número de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.

Famalicão: Greve também fecha escola sede de Gondifelos

A escola sede do Agrupamento de Gondifelos está fechada esta sexta-feira, devido à greve do pessoal docente e não docente, que mantêm ações de protesto desde o passado mês de dezembro.

Recorde-se que há um pré-aviso de greve dos profissionais da Educação, até 31 de janeiro, situação que tem provocado interrupções letivas em vários estabelecimentos de ensino.

Famalicão: Greve fecha Secundária D. Sancho durante a manhã desta sexta-feira

A Escola Secundária D. Sancho I está encerrada durante a manhã desta sexta-feira, devido à greve do pessoal docente e não docente.

As condições de funcionamento deste estabelecimento de ensino, para o período da tarde, serão reavaliadas e comunicadas pelas 12h30.

Recorde-se que há um pré-aviso de greve dos profissionais da Educação, até 31 de janeiro.

Protótipo de casaco inovador para bombeiros testado na Escola Nacional de Bombeiros

O consórcio de investigação do DIF-Jacket reuniu-se nas instalações da Escola Nacional de Bombeiros, em S. João da Madeira, para os ensaios ergonómicos e de fogo, utilizando protótipos do projeto, um futuro equipamento de proteção individual (EPI) para bombeiros. Os ensaios visaram recolher informações dos profissionais sobre os modelos testados em termos de conforto, analisar eventuais otimizações e avaliar a performance.

O CeNTI, o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário e o Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto trabalham no projeto DIF-Jacket desde 2020. O objetivo é desenvolver um casaco para bombeiro, com caráter inovador, cujo principal objetivo é a segurança em diversos cenários de combate a incêndios, ou seja, pretende melhorar significativamente a capacidade de prever como um determinado equipamento protege o bombeiro num determinado cenário.

A otimização do vestuário tem em conta três variáveis: bombeiro + vestuário de proteção + ambiente de incêndio.

 

Famalicão: Reinaldo Sousa Santos fala sobre a felicidade na Conferência em Educação

O primeiro encontro deste ano do Ciclo de Conferências em Educação, decorre esta sexta-feira, às 21H00, no auditório da CESPU. Reinaldo Sousa Santos é o convidado para abordar a “Felicidade”, nos seus diferentes contextos. O palestrante, autor do livro «Ser Feliz no trabalho», é professor de gestão de recursos humanos em universidades e escolas de negócios e orador frequente em eventos sobre a felicidade no trabalho e gestão de recursos humanos.

Inscrições gratuitas aqui: https://forms.gle/fxgEENn1PzZ4Rx9NA

Ao longo deste ano o Município de Famalicão promove a quinta edição do Ciclo de Conferências em Educação. Esta iniciativa, numa parceria com a Federação Concelhia das Associações de Pais de Famalicão, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e o Centro Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, volta a promover ao longo do ano este ciclo de conferências em torno da Educação. A felicidade, igualdade de género, desconstruir a violência ou a escola como encontro entre o formal, o não formal e o informal, são temas a debater.

Portal das Finanças não está a funcionar

O Portal das Finanças está inacessível e, até ao momento, não se sabe o que está a acontecer e não há nenhuma informação oficial.

Além do Portal das Finanças, também o Portal do e-faturas está inoperacional.

Nas redes sociais os utilizadores estão a ser informados que «estão a ocorrer constrangimentos no acesso ao Portal das Finanças. Lamentamos pelo incómodo. Assim que a situação estiver resolvida informamos».

Famalicão: Detido por conduzir sem carta

Ao início da noite desta quarta-feira, pelas 19H25, a PSP deteve um homem, com 29 anos de idade, que conduzia veículo automóvel quando não estava habilitado para tal, dado não possuir carta de condução..

A detenção aconteceu na cidade e o homem foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.