Empresa de Santo Tirso com linhas paradas: Trabalhadores querem mais 150€ ao final do mês

A greve parcial dos trabalhadores da Airbus Atlantic Portugal, em Santo Tirso, registou esta sexta-feira uma adesão de cerca de 80% entre os operários do chão de fábrica, segundo o sindicato SITE Norte. A paralisação afetou praticamente toda a produção da unidade, que emprega cerca de 270 pessoas.

Em declarações à Lusa, Miguel Ângelo Pinto, coordenador do SITE Norte, explicou que os trabalhadores reivindicam um aumento salarial de 150 euros, negociável, bem como a negociação efetiva do caderno reivindicativo, que inclui também um subsídio de deslocação.

A greve decorre em dois turnos, entre as 11h00 e as 19h00, sendo que se prolonga este sábado com paralisação total ao trabalho extraordinário.

Em resposta à Lusa, a empresa garantiu manter um “diálogo aberto e construtivo” com os representantes dos trabalhadores e compromete-se a garantir um ambiente de trabalho justo e seguro.

30 Comments

  1. José Ribeiro concordo. Ainda hoje fui atendida num serviço público por uma senhora que não sabia mexer no computador e outros com formação estão desempregados 😔

  2. Paulo Queirós eu fui delegado sindical e hoje estou arrependido só quem esteve lá dentro sabe o podridão dos sindicatos ! Só apoiam quem já ganha bem os que ganham miséria não interessa aos sindicatos!

  3. Miguel Santos exatamente 👍 eu era o primeiro a chegar e o último a sair e graças a Deus tive a recompensa

  4. Joaquim Barbosa cada um colhe o que semeia! Há pessoas que nem o salário mínimo merecem e são dos primeiros a fazer greve 🤣

  5. Miguel Santos Vê se mesmo que falas por falar e nem conheces a empresa. Grande parte dos que lá trabalham são estrangeiros.

  6. Pedro Machado pagam mais a estrangeiros que entram? Porque será ?

    Se não estão bem, é fácil, carta de despedimento e vão para outro emprego melhor.

  7. Adélio Costa se as pessoas que lá trabalham não concordam com as regras mc podem sempre ótica tar melhor. Mos sindicatos gostam muito de andar com estas merd@s mas no fim quem se lixa é quem lá trabalha.

    Procurem melhor, estabeleçam-se por conta própria, abram uma empresa.

  8. Acabou de chegar a Portugal a uma zona onde é necessário empresas novas e já começaram as greves. Isto está bonita

  9. mais uma brevemente a fechar as portas, cuidado os trabalhadores podem ter razão mas não se esqueçam que não são funcionários públicos

  10. Pedro Machado talvez porque muitos á hora do toque ja estarão com a mochila as costas para irem embora,enquanto outros se esquecem da hora de saída, em muitas empresas isso é a realidade! Daí muitas vezes as diferenças de ganhos!

  11. Miguel Santos é por causa desse tipo de mentalidade submissa, que Portugal é o cu da Europa.

  12. Esperem lá, esta empresa ainda à pouco tempo chegou a Portugal e já estão com greves? 🤦‍♂️

  13. Se todas as empresas que usufruírem de verbas do estado fossem fiscalizadas em todo até nos ordenados dos trabalhadores a maior parte nem recebia um cêntimo do estado alguns trabalhadores com 20 anos de casa sem formação com as mesma categoria.ou seja não cumprem com a lei laboral sequer

  14. Os trabalhadores andam desmotivados, depois os aviões caem,
    É impressionante esses trabalhadores ninguém os obriga a trabalhar lá porra🤣🤣🤣🤣

  15. Há empresas que não tem respeito pelos trabalhadores à trabalhadores que trabalham uma vida inteira pelo salário mínimo

  16. Depois queixam de empresas empregarem estrangeiros,os nossos não querem trabalhar! Mas culpa não é só deles mas muito da praga de Sindicatos! Que lavam a cabeça do Tuga!
    Esta empresa como muitas outras gigantes para saírem para outro país é um piscar de olhos,depois os trabalhadores vão cavar terra .
    Enfim….

Deixe um comentário

Sábado e domingo com previsão de chuva

A chuva parece estar de regresso este fim de semana, avança a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo a informação disponível, os primeiros aguaceiros deverão começar a cair na região na noite deste sábado, mantendo-se até, pelo menos, ao início da tarde deste domingo.

As temperaturas na região não vão ultrapassar os 23 graus.

Famalicão: Gabriel Maia deixa Europeus na meia-final

O atleta famalicense terminou a sua participação nos Europeus sub-23 de atletismo com o décimo terceiro lugar nas meias-finais dos 200 metros.

Gabriel Maia correu na manhã deste sábado e fez a prova em 21.13 segundos.

Recorde-se que também correu nos 100 metros, onde checou às meias-finais. Os Europeus de Atletismo sub-23 estão a decorrer, desde a passada quinta-feira, na Noruega.

Bombeiros apelam ao respeito pelas zonas de socorro

Os Bombeiros de Famalicão deixaram um apelo à comunidade após uma ocorrência registada na noite desta sexta-feira, na freguesia de Antas, num claro alerta para a necessidade de respeitar as zonas de intervenção durante as operações de socorro.

Durante as operações de socorro, é essencial que a população colabore e respeite as orientações das equipas de emergência

A corporação denunciou a aproximação de vários civis ao local da intervenção, apesar dos pedidos feitos no momento.

Infelizmente, nesta ocorrência, verificámos a aproximação de vários civis ao local da intervenção, apesar dos nossos insistentes pedidos para que se mantivessem afastados

Segundo os Bombeiros, situações como esta “dificultam o trabalho dos operacionais, colocando em risco a segurança de todos e comprometendo a eficácia do socorro”.

No final da nota, deixaram um apelo claro:

Contamos com o bom senso e colaboração de todos. O respeito pelas zonas de intervenção é um ato de cidadania e pode fazer a diferença na vida de alguém

Famalicão: Homem em estado grave após queda de 15 metros em Antas

Um homem de 62 anos sofreu esta sexta-feira uma queda de aproximadamente 15 metros, a partir de um prédio situado na Avenida José Freitas Dias, na freguesia de Antas, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado pelas 20h41, tendo sido mobilizados para o local dois veículos e quatro operacionais dos Bombeiros Voluntários de Famalicão. A PSP também compareceu na ocorrência e está a averiguar o que poderá ter originado a queda, cuja causa permanece por apurar.

Sem identificação no momento do socorro, a vítima foi assistida no local e transportada em estado grave para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Ana Marinho com excelente resultado nos Europeus de Atletismo

A atleta famalicense, em representação de Portugal, conseguiu um excelente resultado nos 10 mil metros dos Europeus de Atletismo sub-23.

Ao final da tarde desta sexta-feira, na Noruega, Ana Marinho cumpriu a distância em 34:02.20, sendo a nona classificada entre trinta atletas.
Um extraordinário desempenho numa prova onde se registaram recordes nacionais e pessoais de várias atletas.

Ana Marinho é a atual campeã nacional absoluta da distância em pista.

Famalicão: PAN está contra a intervenção no Castro de S. Miguel-o-Anjo

A intervenção que o Município de Famalicão vai fazer no Castro de S. Miguel-o-Anjo, em Calendário, é alvo de críticas da comissão política concelhia do PAN. O partido, segundo informa em comunicado, pediu esclarecimentos para «obter informação sobre que tipo de obra está prevista para o local», mas Sandra Pimenta, candidata à Câmara Municipal, já anuncia «que este projeto é mais um exemplo da falta de visão ambiental e sustentável para o concelho».

O partido defende «a proteção total desses espaços, com vista a potenciar um aumento da biodiversidade e da floresta natural» e considera que «a constante artificialização de espaços verdes ou florestais e e a colocação de equipamentos desportivos ou outros, em nada acrescentam aos propósitos ambientais e é reflexo de uma visão presa no século XIX».

Recorde-se que ao final da tarde desta quinta-feira, foi assinado o auto de consignação para as obras de valorização do Castro de S. Miguel-o-Anjo. Os trabalhos – um investimento de 376 mil euros – vão permitir, daqui a um ano, o acesso e fruição deste espaço, acautelando todas as condições de segurança e salvaguarda do património arqueológico, anunciou Mário Passos, presidente da Câmara Municipal. No local será construído um parque de lazer, criados percursos, sinalética e áudio-guias.