Encontrada sem vida mulher de Barcelos desaparecida em Ponte de Lima

Foi encontrada sem vida a mulher de 72 anos que se encontrava desaparecida desde o último fim de semana, nas Feiras Novas, em Ponte de Lima.

O cadáver foi recuperado ao final da tarde de hoje, de uma das margens do Rio Lima.

A PJ vai tomar conta da investigação uma vez que existem suspeitas de violação, já que a mulher foi encontrada sem roupa da cintura para baixo.

Prémio de História Alberto Sampaio com candidaturas abertas até 31 de maio

Abriram as candidaturas ao Prémio de História Alberto Sampaio. Os concorrentes podem habilitar-se até 31 de maio.

Os estudos, em língua portuguesa, devem ser enviados para a Academia das Ciências de Lisboa, onde um júri constituído por académicos de universidades, vai escolher o vencedor.

Os concorrentes deverão preencher a ficha de inscrição, no Portal da Academia, contendo os respetivos elementos de identificação e juntando três exemplares do estudo.

O autor do trabalho distinguido recebe 6 mil euros de prémio, patrocinado pelas entidades promotoras que são as Câmaras de Famalicão, Braga e Guimarães, mais a Sociedade Martins Sarmento.

À semelhança dos trabalhos premiados anteriormente, costumam concorrer com dissertações de mestrado ou teses de doutoramento, relacionados com investigação nas áreas da História Social e Económica, as mesmas do trabalho de Alberto Sampaio.

Recorde-se que o historiador Alberto Sampaio nasceu em Guimarães, mas viveu também em Vila Nova de Famalicão, mais concretamente em Boamense, onde escreveu a sua obra, parte da qual encontra-se no Arquivo Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Candidaturas a Bolsas de Investigação de 5 mil euros cada terminam a 15 de abril

As candidaturas às Bolsas de Investigação e Inovação decorrem até 15 de abril e os candidatos habilitam-se a um apoio de cinco mil euros. As inscrições decorrem em www.famalicaomadein.pt, onde está disponível o formulário de candidatura, bem como toda a informação regulamentar sobre o programa municipal para investigadores e bolseiros com projetos de investigação em curso, aprovados por instituições oficiais, nacionais ou internacionais.

O Município de Famalicão disponibiliza 25 mil euros para cinco bolsas. O prazo de apresentação das candidaturas, que abriu a 17 de fevereiro, pode ser encurtado se cinco propostas forem aprovadas antes da data limite.

Esta medida tem por objetivo promover a inovação empresarial e o desenvolvimento de atividades de investigação e inovação de novos produtos ou processos que ajudem a indústria e o seu desenvolvimento. Apoiar a criação e o desenvolvimento de valor, procurando atrair empresas de base tecnológica; incentivar a transição – digital e climática; promover a ciência, conhecimento e tecnologia; aproximar as entidades do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII) e as empresas do território são outros propósitos deste programa municipal.

Em 2024, primeiro ano de atribuição de bolsas, foram premiados cinco projetos de investigação: dois no CITEVE, nas áreas das ferramentas digitais para a criatividade e robotização e automação; dois na Cooperativa Elétrica do Vale do Este, de digitalização do ecossistema energético e uma no TecMeat – Centro de Competências do Agroalimentar para o setor das Carnes, com um projeto de valorização, industrialização e inovação comercial para o agroalimentar.

Botija de gás solidária com apoio de 15 euros

O apoio da Bilha Solidária passa de dez para 15 euros. O anúncio foi feito pela Ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho. Paralelamente, o Governo pretende tornar o processo mais simples e mais célere, apostando também numa maior divulgação, já que considera haver ainda muito desconhecimento. Este apoio beneficia os beneficiários da tarifa social de energia elétrica e de prestações sociais mínimas.

«O Governo está atento à subida do preço do gás e a tomar medidas que permitam mitigar os impactos», afirmou a ministra Maria da Graça Carvalho. A governante diz que vai estar atenta às comunidades mais vulneráveis e em risco de pobreza energética.

Para este ano, a dotação foi reforçada em 2,5 milhões de euros.

O programa Bilha Solidária foi lançado em 2022 e dá um apoio pela compra de uma garrafa de gás de petróleo liquefeito (GPL).

Distritais do PSD apoiam Luís Montenegro e o Governo

As distritais do PSD, do Continente e Ilhas, declaram apoio ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, e ao Governo que lidera. Paulo Cunha, líder Distrital de Braga, e em representação dos subscritores, afirma que «temos um Primeiro-Ministro que, mais que idóneo, é exemplar na forma como se submete ao escrutínio público, na forma como presta contas ao país com total transparência, respeita as regras que regulam o conflito de interesses».

Em comunicado enviado à imprensa, as distritais do PSD dizem que Luís Montenegro está a sofrer «um feroz ataque» à sua idoneidade. Depois de elencar uma série de medidas tomadas pelo Governo ao longo dos últimos meses, Paulo Cunha alega que «à falta de razões para atacar as políticas, ataca-se o político», fazendo referência às duas moções de censura apresentadas num espaço de 15 dias (apresentadas pelo Chega e, agora, pela CDU), a que acresce uma comissão parlamentar de inquérito proposta pelo PS. «São sinais de uma gravíssima irresponsabilidade da oposição perante o contexto geopolítico global que vivemos», acusa.

Sobre as causas que resultaram nesta moção de censura e comissão de inquérito, as distritais do PSD garantem que «Luís Montenegro sempre separou a sua vida profissional da política e não pode ser censurado tão só porque teve vida profissional antes do desempenho político! Não podemos aceitar que se crie um parâmetro de governante que afaste da vida política todos quantos não se limitam a uma carreira política», apontam.

Famalicão: Homem morre colhido por comboio em Calendário

Um homem, com cerca de 50 anos, morreu após ser colhido por um comboio em Calendário. O acidente aconteceu na madrugada desta desta terça-feira, junto ao apeadeiro de Barrimau.
O alerta foi dado pouco depois das 5 horas e no local estiveram os BV Famalicão e a VMER, sendo que os BV Famalicenses foram chamados para a remoção do corpo.
Desconhecem-se as circunstâncias do acidente que provou condicionamentos na circulação ferroviária. A PSP registou a ocorrência

Famalicão: Homem detido por suspeita de abuso sexual às duas filhas e enteada

Um homem de 41 anos foi detido em Vila Nova de Famalicão, por suspeita da prática de abusos sexuais a três crianças, duas filhas e uma enteada, durante cerca de 8 anos. A denuncia foi feita por uma das menores, agora com idades entre os 10 e os 12 anos.

Os “atos sexuais de relevo”, assim classificados pela Polícia Judiciária, terão começado em 2017 e mantiveram-se até ao presente mês de fevereiro.

A denuncia por parte da enteada levou a PJ a apurar que também as filhas do suspeito estariam a ser vítimas do mesmo crime.

O homem foi detido em Famalicão “para proteção das crianças e para pôr cobro à atividade criminosa”, explica a PJ em comunicado. Em breve deverá ser presente a um juiz e conhecer as medidas de coação aplicadas.