Ensino: CESPU é a melhor instituição de ensino superior privado segundo ranking internacional

A CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e universitário ocupa o sétimo lugar no ranking internacional SCIMAGO, no que respeita às instituições de ensino superior portuguesas. A cooperativa, proprietária da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, em Famalicão, é ainda a primeira entre as instituições privadas em inovação.

Em nota de imprensa, a instituição assinala que «este resultado é um importante reconhecimento do trabalho efetuado, já que se trata de uma avaliação levada a cabo por uma instituição internacional e independente». Agradece, por isso, «a todos os seus colaboradores o trabalho desenvolvido» que contribuiu para que a instituição «seja capaz de assegurar elevados níveis de sucesso».

Em termos mundiais, este prestigiado ranking avaliou 2.894 universidades, colocando a CESPU no 560º lugar, que é liderado por Harvard. O SCIMAGO (SIR) é um ranking académico que avalia o desempenho de instituições de ensino superior e outras unidades de investigação em todo o mundo com base em três indicadores-chave: investigação, inovação e impacto social. Tem como referência artigos científicos e outros trabalhos publicados, citados pela base de dados SCOPUS.

 

Famalicão: Didáxis vai representar o distrito no Parlamento dos Jovens

Francisco Neto, do 12.º ano do Curso de Línguas e Humanidades, e Sofia Sousa, do 12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias da Didáxis vão representar o círculo eleitoral de Braga na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, que decorrerá na Assembleia da República, nos dias 26 e 27 de maio. A aluna Leonor Silva, do 11.º ano do Curso de Ciências, será candidata ao Prémio Reportagem Parlamento dos Jovens.

A escola assinala este reconhecimento «com orgulho e sentido de responsabilidade», garantindo que os alunos «vão representar o círculo eleitoral de Braga na sessão nacional, com o compromisso de dar o seu melhor, para que as novas tecnologias sejam efetivamente uma oportunidade para todos os jovens».

Esta terça-feira, 42 escolas do distrito debateram o tema «Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para os jovens», na sessão que teve lugar no auditório do IPDJ, em Braga. No decurso da iniciativa, os jovens deputados formularam perguntas à deputada da Assembleia da República, Palmira Maciel. Ainda durante a manhã deste dia, decorreu a apresentação dos projetos das escolas e o debate na generalidade, que culminou com a votação do Projeto de Recomendação. De tarde, o Projeto-base foi enriquecido no debate e votação na especialidade.

Respeitando a diversidade de opiniões, os jovens deputados da Didáxis argumentaram e defenderam as medidas da escola e do grupo de escolas, «com firmeza, clareza e coerência» e o seu poder de análise «e espírito crítico» foram reconhecidos.

No final de cada edição do Parlamento dos Jovens, as recomendações aprovadas pelos jovens deputados são apreciadas pela Comissão de Educação e Ciência e as medidas tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares, sendo publicadas na página Internet do Parlamento dos Jovens.

Trofa: Diogo Piçarra, Plutónio e Nenny no Festival da Juventude

Já foram revelados os primeiros nomes do Festival da Juventude da Trofa (Belive).

O evento acontece de 24 a 26 de julho, no recinto do Mercado / Feira da Trofa.

No primeiro dia, às 22h30, atua Diogo Piçarra. Seguindo-se, dia 25, Plutónio às 23h00 e Nenny fecha o festival, no dia 26, com espetáculo marcado para as 23h00.

Todos os concertos são de entrada livre. O Belive é uma organização da Câmara Municipal da Trofa, em parceria com a Junta de Freguesia de Bougado.

Famalicão: Escola D. Maria II leva alunos à Assembleia da República

Os alunos do Clube Europeu da Escola D. Maria II visitaram a Assembleia da República, no dia 7 de março. Uma visita no âmbito do tema ao concurso nacional da Rede dos Clubes Europeus da DGE.

Nesse dia, a Assembleia da República reunia-se em sessão solene para evocar o cinquentenário da universalização do Direito das Mulheres ao Voto em Portugal. Os alunos, sentados nas galerias, tiveram oportunidade de assistir aos discursos das deputadas de cada partido com representação parlamentar. Terminadas as intervenções, usou da palavra o presidente da Assembleia da República​, José Pedro Aguiar-Branco, a que se seguiu a interpretação do Hino Nacional, pela banda da Guarda Nacional Republicana.

Encerrada a sessão, foram recebidos pelo deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira, que os acompanhou numa visita. Sentados nas bancadas dos diferentes grupos parlamentares, ouviram as informações relativas ao funcionamento deste órgão legislativo; depois exploraram os principais espaços do Palácio de S. Bento, aprendendo sobre a história e a função do parlamento e do seu edifício.

Segundo a direção da Escola, esta experiência proporcionou aos estudantes um contacto direto com o funcionamento do principal órgão legislativo do país; incentivou-os à reflexão sobre a importância da participação cívica e democrática na sociedade, com o principal foco no papel das mulheres como garante de uma sociedade inclusiva.

Os responsáveis acreditam, por isso, que esta experiência enriqueceu o conhecimento dos alunos, consolidando as aprendizagens obtidas nas aulas e ampliando os seus horizontes culturais. Um contributo para o tratamento do tema a concurso nos Clubes Europeus deste ano letivo: “Diversidade e Inclusão: cidadania europeia num contexto de multiculturalidade”.

Famalicão: Câmara vai lançar concurso para USF de Nine e Centro de Saúde de Ruivães e Landim

Esta quinta-feira, em reunião de Câmara, vai a proposta de contratar a construção da Unidade de Saúde – USF de Vale de Este (Nine), com um preço base de 1.445.798,56, mais IVA, e prazo de execução de 365 dias.

Trata-se de um edifício de raiz, em terreno disponibilizado para o efeito pelo município de Famalicão, junto ao pavilhão multiusos, também em construção. Num único piso, terá 13 gabinetes, área administrativa e de apoio, zona de espera (também para a infância), sanitários, etc.

O município vai, também, contratar um Centro de Saúde para Ruivães/Landim. O valor em questão é de 1.424,380 euros, mais IVA, com prazo de construção de 365 dias.

O edifício será instalado em terreno disponibilizado pelo município, situado na Avenida 25 de Abril, em Ruivães, junto às instalações do Ruivanense. Num único piso, terá 13 gabinetes, espaços de apoio, área administrativa, receção para adultos e crianças, sanitários e outros espaços.

Nesta reunião vai, ainda, ser votado o projeto de execução de arquitetura e respetivas especialidades para a ampliação e requalificação da Unidade de Saúde de Lousado, no valor estimado de 749 mil euros, mais IVA.

Esta requalificação e ampliação deve-se às necessidades sentidas pelos profissionais de saúde e utentes, estes que têm vindo a aumentar. Numa área com 505m2, serão reorganizados os espaços, melhorada a eficiência energética e a acessibilidade, criar conforto aos utentes e profissionais.

Foto arquivo

Feira da Isabelinha com Maninho, Ivo Lucas, Vítor Rodrigues e Vassala

Já foi anunciado parte do cartaz deste ano da Feira da Isabelinha. De 18 a 21 de abril estão previstas inúmeras iniciativas que prometem atrair milhares de pessoas até à freguesia de Viatodos.

Sabe-se para já que a animação musical vai estar a cargo dos artistas Maninho, Ivo Lucas, Vítor Rodrigues e Vassala.

É espectável que, dentro em breve, a organização divulgue o programa completo com dia / hora de cada atuação e restantes atividades.

 

 

Desde 2022 que Famalicão luta por Juízos Centrais: Justiça continua sem resposta

O Relatório Anual da Comarca Judicial de Braga de 2024 volta a destacar a necessidade da criação de Juízos Centrais Cíveis, Criminais e de Instrução Criminal em Vila Nova de Famalicão. O documento, assinado pelo juiz-presidente, João Paulo Pereira, sublinha as dificuldades operacionais decorrentes da ausência destas estruturas na cidade.

De acordo com o relatório, Famalicão concentra a investigação dos crimes relacionados com tráfico e consumo de droga na Comarca. No entanto, sempre que a intervenção do Juiz de Instrução Criminal é necessária, os processos têm de ser transferidos para os Juízos de Instrução Criminal de Braga ou de Guimarães, o que complica e pode atrasar a gestão dos inquéritos.

A criação destes juízos em Famalicão teria, ainda, «a enorme vantagem de possibilitar também uma melhor racionalização dos meios disponíveis, no que concerne às instalações (sobrecarregadas com inúmeras diligências nos Palácios de Justiça de Braga e de Guimarães», pela utilização das «subaproveitadas no moderno e espaçoso Palácio da Justiça de Vila Nova de Famalicão».

Esta não é a primeira vez que o problema é apontado. No Relatório Anual de 2023, a mesma reivindicação foi feita, sem que tenham sido tomadas medidas para colmatar a situação. Além disso, este é um processo que a Delegação da Ordem dos Advogados de Famalicão tem vindo a defender junto do Ministério da Justiça e de outras entidades desde 2022.