Estado de Emergência: Novas medidas entram em vigor este domingo

As novas medidas de contenção da pandemia de covid-19 entram em vigor às 00h00 de domingo, impondo regras para quem pretende entrar ou sair de Portugal continental e retomando o ensino à distância a partir de 08 de fevereiro.

Na quinta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou pela décima vez a renovação do estado de emergência em Portugal e, no mesmo dia, o Conselho de Ministros aprovou um conjunto de medidas a vigorar até 14 de fevereiro para conter a evolução da Covid-19.

Ao abrigo do decreto publicado sexta-feira que regulamenta o estado de emergência, ficam limitadas as deslocações para fora do território continental por qualquer meio de transporte, com exceção das ligações aéreas para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, assim como para casos relacionados com trabalho, regresso a casa, transporte de correio e de mercadorias e fins humanitários e de emergência.

Como aconteceu em março de 2020, no início da pandemia, o controlo nas fronteiras vai limitar a circulação entre Portugal e Espanha, em pontos de passagem autorizados, a transporte de mercadorias, trabalho, e veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

É suspensa a circulação ferroviária entre Portugal e Espanha exceto para transporte de mercadorias e também é suspenso o transporte fluvial, segundo anunciou o Ministério da Administração Interna.

A partir de domingo haverá oito pontos de passagem permanentes (24 horas por dia), cinco pontos de passagem autorizados nos dias úteis das 07:00 às 09:00 e das 18:00 às 20:00, e um ponto de passagem autorizado (Rio de Onor) às quartas-feiras e aos sábados das 10:00 às 12:00.

Nas ligações aéreas, os passageiros que cheguem a Portugal de países da União Europeia com mais de 150 casos de covid-19 por 100.000 habitantes terão de apresentar teste, ficando em quarentena se os casos ultrapassarem os 500 por 100.000 habitantes.

Em relação à União Europeia, não há restrições para países com menos de 150 casos por 100 mil habitantes, como a Finlândia ou a Noruega, mas pessoas provenientes de países como a Alemanha, Bélgica, França, Itália ou Países Baixos, que têm entre 150 e 500 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, terão de apresentar comprovativo de realização de teste covid-19 com resultado negativo realizado nas 72 horas anteriores.

Já passageiros provenientes de países com mais de 500 casos por 100 mil habitantes, como a Espanha ou a Irlanda, terão de apresentar o teste negativo mas também terão de ficar durante 14 dias em quarentena, em domicílio ou em local indicado pelas autoridades portuguesas de saúde.

Neste caso excetuam-se viagens essenciais cujo período de permanência não exceda as 48 horas.

Em relação aos voos de países de fora da União Europeia são definidas três categorias. Para voos de países seguros (lista da Recomendação do Conselho da União Europeia) é exigido o comprovativo de realização de teste negativo. Para voos de todos os outros países só são permitidas viagens essenciais e sempre com comprovativo de teste.

Em relação ao Brasil e ao Reino Unido mantém-se a suspensão de voos até 14 de fevereiro, com exceção de voos de repatriamento.

Já no setor da Educação, as atividades letivas estão suspensas até sexta-feira, 05 de fevereiro, nos estabelecimentos de educação e ensino, sendo retomado o ensino em regime não presencial a partir de segunda-feira, dia 08 de fevereiro.

As creches vão continuar encerradas e mantêm-se em vigor as medidas de apoio às famílias.

Todas as restrições impostas em Portugal continental, nos últimos 15 dias, ao funcionamento do comércio não essencial, da restauração e relativas à proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana permanecem em vigor neste novo período de estado de emergência.

Na área da saúde, a contratação de médicos e enfermeiros formados no estrangeiro vai ser permitida por um período máximo de um ano, “desde que preenchidos determinados requisitos”.

No caso dos médicos formados no estrangeiro a serem contratados para unidades do Serviço Nacional de Saúde, terão de comprovar a aprovação no exame escrito, exigido para o reconhecimento do grau.

CIDADE HOJE ultrapassa 43 milhões de visualizações em um mês e reforça liderança no digital

A CIDADE HOJE voltou a registar um desempenho muito expressivo nas redes sociais, ultrapassando os 43,2 milhões de visualizações no Facebook e Instagram nos últimos 30 dias (de 13 de maio a 13 de junho de 2026).

Estes resultados ganham ainda maior relevância num período marcado pela cobertura das Festas Antoninas, que teve um impacto significativo no alcance e envolvimento do público nas plataformas digitais.

O grande destaque vai para a emissão da noite das Marchas Antoninas, que foi transmitida em duas partes: uma primeira com a habitual reportagem de rua e uma segunda diretamente a partir dos Paços do Concelho, onde foram exibidas as atuações de cada uma das 10 marchas a concurso.

Nessa noite, milhares de pessoas ligaram-se em direto à CIDADE HOJE, tornando esta emissão a mais acompanhada por quem procurou seguir as marchas nas redes sociais. A transmissão destacou-se ainda pelo elevado nível de interação, sendo a CIDADE HOJE, uma vez mais, o órgão de comunicação social com a emissão das marchas mais vista e com mais interações nas redes sociais.

Em dados gerais, e ao longo do período em análise, no Facebook, a CIDADE HOJE registou 28,2 milhões de visualizações, mais de 3 milhões de utilizadores alcançados e 262,8 mil interações com conteúdos publicados, além de 320 mil visitas à página.

No Instagram, os resultados também foram muito positivos, com 15 milhões de visualizações, 1,1 milhão de contas alcançadas e 327,3 mil interações, mantendo uma forte capacidade de chegar a novos públicos e gerar envolvimento.

No total, Facebook e Instagram somaram mais de 590 mil interações, confirmando o forte impacto dos conteúdos publicados e a crescente ligação da audiência ao projeto.

A CIDADE HOJE agradece a todos os leitores e seguidores pela confiança e reforça o compromisso de continuar a apostar numa cobertura próxima e em tempo real dos principais acontecimentos da região.

Lei aprovada: Presos podem ser colocados a limpar matas e florestas

A Assembleia da República aprovou a nova Lei de Política Criminal para o período de 2026 a 2028.

Entre as medidas previstas está a participação de reclusos em trabalhos de limpeza de matas e florestas para ajudar a prevenir incêndios. O diploma permite ainda operações policiais reforçadas em zonas consideradas de “criminalidade de impacto social”, incluindo revistas a pessoas e viaturas nos termos da lei.

A criminalidade violenta, a violência doméstica, a corrupção e os incêndios florestais continuam entre as prioridades definidas. O documento segue agora para promulgação do Presidente da República.

Empresária Raquel Silva é madrinha da Marcha de Vale S.Martinho

As Marchas Antoninas desfilam na noite desta sexta-feira, pela ruas da cidade de Famalicão.

Com o aproximar da hora, são algumas as marchas que vão divulgados os padrinhos / madrinhas escolhidos pela esta edição.

Raquel Silva, empresária na área da intermediação de crédito, foi a convidada pela Marcha de Vale S.Martinho, num ano marcado pelo regresso deste grupo a esta tradição famalicense.

 

Noite tropical: Hoje vão estar quase 30 graus às 21h00

Esta sexta-feira será o dia mais quente da semana. Para Vila Nova de Famalicão espera-se um dia com uma máxima a rondar os 38 graus, sendo que o pico da temperatura deverá ser atingido entre as 14h e as 16h.

A noite promete ser tropical, com registo de temperaturas elevadas. Segundo a previsão às 21h00 estarão 28 graus, temperatura essa que vai descendo gradualmente, de uma forma bastante ligeira, durante a madrugada.

Gasóleo desce 3 cêntimos e gasolina sobe meio cêntimo

Os preços dos combustíveis vão voltar a sofrer alterações na próxima semana, entre os dias 15 e 21 de junho.

De acordo com as previsões, o gasóleo deverá ficar 3 cêntimos por litro mais barato, enquanto a gasolina deverá registar uma subida de 0,5 cêntimo por litro.

Famalicão: Motociclista ferido em colisão entre mota e carrinha na Av. de França

Um motociclista ficou ferido, na tarde desta quinta-feira, na sequência da colisão da mota onde seguia com uma carrinha.

O acidente aconteceu cerca das 18h00, na Avenida de França.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicão que asseguraram o transporte da vítima para o hospital local.

Não existem, para já, informações sobre o estado de saúde do motociclista bem como o tipo de ferimentos.