
A Proteção Civil vai acionar às 18h00 desta sexta-feira, o alerta amarelo de prontidão do dispositivo de proteção e socorro em todos os distritos – exceto Beja e Faro -, devido ao risco de inundações e cheias. De acordo com dados do IPMA, citados pela Proteção Civil, o período mais crítico na região norte e centro, decorre a partir das 18h00 de hoje, com um agravamento até às 6h00 de sábado. Depois haverá um desagravamento, mas o tempo volta a piorar no domingo e segunda-feira, dia 1 de novembro.
Num ‘briefing’ à comunicação social sobre as previsões meteorológicas e os efeitos expectáveis, Mário Silvestre, adjunto de operações da ANEPC, avançou que o alerta amarelo (terceiro mais grave de uma escala de cinco) vai estar ativo até às 23:59 de segunda-feira.
Mário Silvestre disse que a subida do estado de alerta especial de proteção e socorro para todos os distritos, à exceção de Beja e Faro, deve-se ao agravamento das condições meteorológicos, nomeadamente chuva intensa, prevendo-se que o fenómeno seja mais intenso a norte e centro.