Estudo aponta que apenas um em cada quatro pacientes recupera totalmente da Covid-19 após um ano

Apenas um em cada quatro pacientes internados por covid-19 ficou totalmente recuperado após um ano, segundo um estudo britânico publicado neste domingo, que aponta que ser do sexo feminino ou obeso aumenta o risco de prolongamento de problemas de saúde.

Este estudo, apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas em Lisboa e publicado na revista The Lancet Respiratory Medicine, utilizou dados de pacientes adultos de 39 hospitais do National Health Service (NHS) do Reino Unido, entre 7 de março de 2020 e 18 de abril de 2021.

A recuperação foi avaliada pelos resultados de diferentes exames em 2.320 pacientes cinco meses após a alta hospitalar e em 33% deles um ano depois.

Os investigadores colecionaram principalmente amostras de sangue na visita de cinco meses para testar a presença de várias proteínas inflamatórias.

Saiba mais no SAPO24

Medida “IVA 0%” vai chegar a uma lista de 30 a 40 produtos

A medida “Iva Zero” anunciada esta sexta-feira pelo governo, vai chegar a uma lista de 30 a 40 produtos do dia-a-dia.

A informação está a ser avançada pela Renascença que refere ainda que o processo deverá ficar finalizado esta segunda-feira.

Recorde-se que esta medida é acompanhada por outras de apoio aos produtores que visam diminuir os preços ao longo da cadeia de produção e distribuição. Deste modo, o governo pretende garantir a estabilidade da produção e distribuição de alimentos em Portugal.

 

Aquecimento global: Previsão de primavera mais quente do que o habitual gera alerta

A primavera começou oficialmente na passada segunda-feira, mas as temperaturas que estão por vir nos próximos meses parecem pertencer mais ao verão. De acordo com a previsão do Copernicus, o Programa de Observação da Terra da União Europeia, os meses de maio e junho serão mais quentes do que o habitual.

Já na próxima semana, as máximas em Portugal começam a subir e alguns locais podem chegar aos 31 graus Celsius. A primavera quente pode significar um início de verão mais ameno, de acordo com a previsão do Copernicus.

É importante lembrar que estas são apenas previsões e as condições meteorológicas podem mudar ao longo do tempo. No entanto, é sempre importante tomar as medidas adequadas para se proteger do sol e do calor, como beber água e usar protetor solar.

Relógios avançam uma hora na próxima madrugada

Os relógios em Portugal serão adiantados uma hora na próxima madrugada, marcando o início da hora legal de verão. Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, a mudança ocorrerá às 01:00, passando a ser 02:00. Na Região Autónoma dos Açores, a mudança acontecerá às 00:00.

De acordo com a diretiva da União Europeia de 2000, os relógios devem ser adiantados e atrasados uma hora todos os anos no último domingo de março e no último domingo de outubro. Esta medida marca o início e o fim da hora de verão.

É importante lembrar que o solstício de verão acontecerá em 21 de junho, às 14:58. A hora legal de verão permanecerá em vigor até 29 de outubro, quando os relógios serão atrasados para o regime de inverno.

Pingo Doce colocou vários produtos a 1 cêntimo mas tudo não passou de um “erro informático”

Os clientes do Pingo Doce foram surpreendidos, nesta sexta-feira (24), ao encontrarem na aplicação “O Meu Pingo Doce” a venda de alguns produtos por apenas 1 cêntimo. Contudo, a empresa confirmou que a situação foi decorrente de um erro informático e que já está a trabalhar para resolvê-lo o mais rápido possível.

A aplicação dá acesso a uma série de promoções, descontos e conteúdos exclusivos da cadeia de supermercados, e o erro causou uma onda de curiosidade e até mesmo de especulação entre os consumidores.

Apesar da falha, o Pingo Doce reforça que os preços em vigor são os que estão divulgados na loja ou em folheto.

Fonte: NIT

Apostadores portugueses ganham 25 mil euros no Euromilhões, mas jackpot sai para estrangeiro

O Euromilhões sorteou nesta sexta-feira, 24 de março, um jackpot de 66 milhões de euros, que foi ganho por um apostador estrangeiro. Já o terceiro prémio, no valor de 25.332,29 euros, saiu para três apostadores em Portugal que acertaram em cinco números sorteados: 5, 12, 25, 36 e 46.

Além disso, sete apostadores no estrangeiro também ganharam o terceiro prémio. O departamento de jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa divulgou que o valor total do prémio a ser dividido pelos dez apostadores premiados é de 227.990,61 euros.

Jovem com leucemia procura herói: Campanha de recolha de medula óssea em Braga

Carolina Martins, uma jovem residente em Braga, foi diagnosticada com Leucemia Mieloide Aguda em dezembro do ano passado e precisa urgentemente de um dador compatível de medula óssea.

Em busca de ajuda, a Escola Básica de Real em Braga irá realizar uma campanha de recolha de sangue e potenciais dadores de medula óssea no dia 30 de março, das 9h às 19h, sem interrupção para almoço.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail direccao@aereal.edu.pt.
Devido à grande adesão, a escola também promoverá uma campanha durante o dia 25 de março.