Estudo: Portugueses com orçamento a rondar os 950 euros para gastar nestas férias de Verão

Como acontece todos os anos, o Observador Cetelem Consumo 2022 procurou saber mais sobre as férias de verão dos portugueses. De acordo com os dados do estudo, nestas férias de verão os portugueses planeiam gastar 950 euros em média, um valor superior ao registado nos últimos 2 anos (2020 – 912 euros / 2021 – 750 euros).

Os dados do estudo concluem que os portugueses continuam a preferir ir para fora cá dentro” (77%), passando o verão em Portugal “. Os inquiridos mais velhos (entre os 55 e os 74 anos) são aqueles que demonstram mais esta preferência (87% em média). No entanto, comparando com o ano anterior, aumentou significativamente a intenção de fazerem férias no estrangeiro (4% em 2021 vs. 14% em 2022).

Indo para fora cá dentro, o Algarve é, de longe, o destino eleito pelos portugueses entrevistados (52%).
Seguem-se os distritos de Lisboa (10%) e de Évora (7%). Já para os portugueses que escolhem passar férias no estrangeiro, Espanha é o principal destino (32%), seguindo-se França (11%) e Inglaterra (9%).

A praia continua a ser o tipo de férias preferido pelos portugueses (68%), sendo o mais procurado pelos inquiridos entre os 25 e os 44 anos (74% em média). Não obstante, os dados demonstram que aumentou também a intenção de passar férias na cidade (32%) – sobretudo entre os jovens dos 18 aos 24 anos (38%) e aqueles com idades entre os 45 e os 54 anos (37%) – e no campo (28%), sendo esta a opção eleita pelos entrevistados com mais de 65 anos (46%).

A nível regional, os residentes da região Sul do país são aqueles que demonstram uma maior intenção em fazer as férias na praia (82%), enquanto os do Centro do país elegem as férias na cidade (43%).

Planeamento das férias e alojamento

De acordo com o estudo, 7 em cada 10 portugueses que vão de férias não fazem reservas (74%). Esta tendência é particularmente verificada entre os inquiridos com idades entre os 55 anos e os 74 anos (89% média). 11% dos inquiridos declaram fazer reservas através de plataformas online – sobretudo os mais jovens (16%) – e apenas 6% utilizam as agências de viagens online ou similares.

No que respeita ao alojamento, mais de metade dos que vão de férias ainda não decidiram onde se vão alojar (56%). Contudo, fazendo férias em Portugal, 54% dos inquiridos tencionam ficar na sua residência principal – tendo aumentado esta intenção em comparação com 2021 (4%). Já os restantes 46% planeiam ir de férias fora da sua residência.

Linha do norte cortada devido a atropelamento mortal

A linha do norte está cortada à circulação devido a um atropelamento mortal, ocorrido cerca das 08h30, na zona de Espinho.

As entidades envolvidas nos trabalhos não adiantam as circunstâncias em que o atropelamento ocorreu.

Esta situação trará, por certo, constrangimentos na normal circulação de comboios .

Trofa: Mulher de 44 anos morre em colisão entre automóveis

Uma mulher morreu, na noite desta sexta-feira, em plena EN104, na zona de Ervosa, na Trofa.

Segundo avança o JN, a vítima, de 44 anos, faleceu na sequência da colisão do carro que conduzia com um outro veículo.

O alerta foi dado por volta das 21h00 e para o socorro foram acionados os B.V. da Trofa, Santo Tirso e VMER de Famalicão.

Deste acidente há ainda registo de ferimentos em dois homens, residentes em Santo Tirso, ocupantes de uma das viaturas envolvidas na colisão, que acabaram encaminhados para o hospital de Famalicão.

Famalicão: Três feridos em colisão entre automóveis na vila de Joane

Três pessoas ficaram feridas, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão entre dois automóveis, na vila de Joane, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 18h20 no Largo da Vila Boa e para o socorro foram acionados os Bombeiros Famalicenses.

As vítimas, com ferimentos ligeiros, acabaram transportadas para o hospital de Famalicão.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Combustíveis mais caros a partir de segunda-feira

Os combustíveis vão voltar a ficar mais caros a partir da próxima segunda-feira.

Segundo a imprensa especializada, a subida pode ir até aos 2 cêntimos por litro no caso do gasóleo. Na gasolina o aumento deverá rondar 1 cêntimo por litro.

 

Famalicão: Acidente de trabalho deixa homem em estado grave

Um homem, que estaria a efetuar trabalhos num camião, ficou em estado grave, na manhã desta sexta-feira, em Cruz, Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, a vítima estaria a realizar trabalhos no camião, com a cabine levantada, quando, por razões ainda desconhecidas, esta terá cedido.

O trabalhador foi assistido no local pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses e pela VMER de Famalicão, tendo sido transportado de urgência para o hospital de Braga.

 

 

Famalicão: Falha de energia deixa parte do centro da cidade às escuras

Parte do centro da cidade de Vila Nova de Famalicão está, nesta noite de quinta-feira, sem luz.

A falha está a afetar a rede doméstica e pública, concentrando-se na zona envolvente à Câmara Municipal.

O corte deu-se cerca das 21h00 e a situação já terá sido reportada à E-Redes.

Desconhece-se o que terá estado na origem da falha, no entanto, as primeiras previsões apontam para que o problema esteja ultrapassado cerca das 23h30.