Nos últimos tempos houve um considerável aumento do teletrabalho, o que veio a intensificar-se ainda mais com o início da pandemia da COVID-19, passando a existir cada vez mais pessoas a trabalhar a partir de casa.
E do mesmo modo que o podem fazer os trabalhadores de diversas áreas, também os proprietários de alojamentos locais podem exercer o seu trabalho de forma remota.
Como é que se viabiliza a gestão do alojamento local de forma remota?
Para acompanhar esta tendência foram desenvolvidas variadas ferramentas, plataformas e tecnologias destinadas a ajudar os proprietários a gerir e administrar os seus negócios sem terem de estar fisicamente presentes na propriedade.
Deste modo, poupa-se tempo e facilita-se o trabalho.
Trabalhar com um software de gestão de propriedades turísticas
É possível trabalhar com um software de gestão de propriedades turísticas, que se encarregará, tal como o nome refere, de gerir o seu alojamento turístico.
Esta medida pode ser muito vantajosa para o proprietário de um alojamento, na medida em que lhe permite diminuir as suas responsabilidades e preocupações, as quais ficam entregues a essa entidade.
O proprietário de um alojamento turístico que trabalha com um software de gestão de propriedades turísticas não só possui, assim, menos responsabilidades e obrigações, como possui mais tempo e disponibilidade para si, para outros trabalhos ou possíveis negócios em que esteja envolvido.
É o caso da GuestReady, uma start-up internacional de gestão de atividades de alojamento em plataformas online, nomeadamente com a gestão Airbnb no Porto, criada para facilitar o trabalho dos proprietários que não têm tempo ou disponibilidade para tratar dos pormenores da estadia.
Com este objetivo, atuam ao nível da gestão do anúncio, gestão dos hóspedes e gestão da propriedade, incluindo-se aqui diversas tarefas inerentes à gestão e a logística de um imóvel.
Automatizar a comunicação com os hóspedes
A comunicação com os hóspedes é essencial para que possam desfrutar de uma boa estadia e partilhar a experiência com outras pessoas interessadas na reserva no local.
Por vezes, de entre as distintas tarefas e deveres que cabe ao proprietário do alojamento cumprir, torna-se complicado satisfazer todos os pedidos e dúvidas dos clientes.
Automatizar a comunicação online pode reduzir o tempo gasto a responder a perguntas comuns.
Manter os hóspedes informados
Mesmo não estando presente fisicamente para informar os hóspedes ou responder a eventuais dúvidas, é crucial garantir que estes possuem todas as informações referentes às condições do alojamento, ao seu funcionamento, regras, entre outros.
Deste ponto de vista, será útil criar um guia do hóspede, que contenha todos estes dados relativos ao alojamento e ainda recomendações e sugestões relativas às atrações próximas do local – restaurantes, museus, parques, etc. – de modo a proporcionar uma melhor experiência ao hóspede.
Adotar tecnologias inteligentes
Será certamente benéfico estar a par das inovações tecnológicas e investir nas mesmas com o propósito de otimizar o seu negócio: existem fechaduras inteligentes que permitem ao hóspede a entrada e a saída do alojamento com a utilização de um código individual e diferente, que se mantém ativo e válido durante a estadia.
Esta tecnologia permite, mais uma vez, a distância do proprietário, que não necessita de estar presente para auxiliar na entrada do alojamento.
Além disso, a utilização de softwares especializados para os processos de check in e check out também permitem ao proprietário economizar o seu tempo e geri-lo da melhor forma, não estando condicionado a possíveis atrasos do hóspede, que podem interferir com os seus restantes encargos a realizar naquele dia.
Contratar serviços de limpeza e de manutenção do imóvel
É indispensável assegurar a limpeza e a higiene do local, pois este é um dos fatores mais valorizados na reserva de uma estadia. A estética e a preservação do local são também prejudicadas pela sujidade ou falta de higiene.
Neste aspeto, será relevante confiar a tarefa a profissionais especializados, contratando uma empresa para efetuar a limpeza do espaço aquando da saída dos hóspedes, assim como uma empresa responsável por concretizar a eventual manutenção do imóvel.
A par disso, será conveniente, neste âmbito, contratar serviços de lavandaria que assegurem a lavagem de toalhas, lençóis e outros têxteis disponíveis no alojamento.
São várias as opções e oportunidades que hoje em dia existem para facilitar a vida destes empreendedores, que, podendo realizar a gestão/administração de forma remota descomplicam e agilizam a tarefa. A habitação ou permanência distante do alojamento local que possuem e administram já não é um obstáculo. A gestão remota do alojamento permite também uma maior flexibilidade e melhor aproveitamento do tempo.