
As exportações de têxteis e vestuário dão sinal de melhoria, depois de analisados os números de outubro face aos meses anteriores. Nesse mês, Portugal exportou 482 milhões de euros e enviou para fora 38 mil toneladas de artigo.
Ainda assim, comparado com o mês de outubro de 2022, registou-se uma quebra de 2,1% em valor, ainda que um aumento de 0,6% em quantidade.
Por segmentos, os têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados registaram um aumento de 9% em valor e 6% em quantidade. Bons resultados também para as pastas, feltros, falsos tecidos e artigos de cordoaria (+9% em valor, +11% em quantidade), assim como para os tapetes e outros revestimentos têxteis (+29% em valor, +26% em quantidade) e para os tecidos especiais, tufados, rendas, passamanarias e bordados (+26% em valor e em quantidade).
Analisando por países, os EUA estiveram em destaque com um acréscimo de 4 milhões de euros (+11%) e um volume de exportações de 41,3 milhões de euros. Inversamente, Espanha registou a maior quebra em termos absolutos (- 6 milhões de euros, equivalente a -5%), embora tenha somado 116 milhões de euros de têxteis e vestuário.
Em termos acumulados, as exportações de têxteis e vestuário até outubro perfizeram o montante de 4.895 milhões de euros, -5% face ao mesmo período de 2022.
Vai tudo po lixo vazem mais do ke o k vendem
Umas estão a crescer e a dividir lucros , outras estão a reduzir e a retirar prémios dados há mais de 30 anos , não dá para entender
Antonio Machado
Não, é mesmo por incompetência de gestão.
Que bem
Sempre a chorar que está mau
Ainda bem…. Mas deixem subir o gás 1cent r vão ver os choroes do patronato do têxtil a chorar que já não vão poder comprar Ferraris, McLarens e afins….
O têxtil e a indústria que mais absorveu subsídios até hoje para que? Ter fábricas com máquinas com 70 anos e o estado a dar subsídios para as renovar e o patrão em vez de modernizar compra um carro para ele próprio.
Ainda bem
A Recuperação esta a ser muito lenta .
Os Meses de Setembro Outubro e Novembro no Vestuário foram desastrosos.
As Empresas endividáramo-se na Pandemia e estavam a recoperar.
Com as Altas Temperaturas em Julho Agosto e Setembro afastaram os Clientes das Lojas.
Isto provocou um Travão das compras pelos Clientes.
As compras recomeçaram em Novembro.
As previsões são de Melhorias no futuro próximo.
Já houveram despedimentos e fecho de Empresas.
Que assim seja.
Vamos finger que acreditamos mas ainda estamos longe do dia 1 de Abril.. Algumas estão a fechar por excesso de trabalho trabalho ?