Exportações de têxteis e vestuário dão sinais de melhoria

As exportações de têxteis e vestuário dão sinal de melhoria, depois de analisados os números de outubro face aos meses anteriores. Nesse mês, Portugal exportou 482 milhões de euros e enviou para fora 38 mil toneladas de artigo.

Ainda assim, comparado com o mês de outubro de 2022, registou-se uma quebra de 2,1% em valor, ainda que um aumento de 0,6% em quantidade.

Por segmentos, os têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados registaram um aumento de 9% em valor e 6% em quantidade. Bons resultados também para as pastas, feltros, falsos tecidos e artigos de cordoaria (+9% em valor, +11% em quantidade), assim como para os tapetes e outros revestimentos têxteis (+29% em valor, +26% em quantidade) e para os tecidos especiais, tufados, rendas, passamanarias e bordados (+26% em valor e em quantidade).

Analisando por países, os EUA estiveram em destaque com um acréscimo de 4 milhões de euros (+11%) e um volume de exportações de 41,3 milhões de euros. Inversamente, Espanha registou a maior quebra em termos absolutos (- 6 milhões de euros, equivalente a -5%), embora tenha somado 116 milhões de euros de têxteis e vestuário.

Em termos acumulados, as exportações de têxteis e vestuário até outubro perfizeram o montante de 4.895 milhões de euros, -5% face ao mesmo período de 2022.

 

10 Comments

  1. Umas estão a crescer e a dividir lucros , outras estão a reduzir e a retirar prémios dados há mais de 30 anos , não dá para entender

  2. Ainda bem…. Mas deixem subir o gás 1cent r vão ver os choroes do patronato do têxtil a chorar que já não vão poder comprar Ferraris, McLarens e afins….
    O têxtil e a indústria que mais absorveu subsídios até hoje para que? Ter fábricas com máquinas com 70 anos e o estado a dar subsídios para as renovar e o patrão em vez de modernizar compra um carro para ele próprio.

  3. A Recuperação esta a ser muito lenta .
    Os Meses de Setembro Outubro e Novembro no Vestuário foram desastrosos.
    As Empresas endividáramo-se na Pandemia e estavam a recoperar.
    Com as Altas Temperaturas em Julho Agosto e Setembro afastaram os Clientes das Lojas.
    Isto provocou um Travão das compras pelos Clientes.
    As compras recomeçaram em Novembro.
    As previsões são de Melhorias no futuro próximo.
    Já houveram despedimentos e fecho de Empresas.

  4. Vamos finger que acreditamos mas ainda estamos longe do dia 1 de Abril.. Algumas estão a fechar por excesso de trabalho trabalho ?

Deixe um comentário

Famalicão: Tomás Araújo indicado para os prémios Cosme Damião

O famalicense está entre os 34 nomes que irão a sufrágio, divididos por oito categorias, para a atribuição dos Galardões Cosme Damião, que distinguem os atletas e treinadores do SL Benfica que mais se destacaram no ano passado.

Tomás Araújo está indicado para o prémio de Revelação de futebol, tal como Álvaro Carreras.

A votação para este e outros galardões do clube da Luz termina às 23h59 da próxima segunda-feira. Os vencedores serão conhecidos dia 20, na gala que terá como palco a Aula Magna, em Lisboa, no âmbito dos 121 anos do SL Benfica.

Tomás Araújo começou a prática do futebol no Operário e bem cedo rumou a Lisboa. Ao serviço do Benfica “correu” todos os escalões, ganhou títulos, é internacional português e um dos defesas centrais mais promissores do futebol europeu.

Famalicão: Martim Cunha chamado à Seleção Nacional

O jogador famalicense que representa o FC Porto foi chamado para a Seleção Nacional Sub-19, que regressa aos trabalhos este domingo.

Este momento para a participação na Ronda de Elite, a Equipa das Quinas está no grupo 7 e viaja, na segunda-feira, para o País de Gales, onde decorrerá a última etapa de qualificação para a fase final da categoria.

Estes compromissos competitivos, dos quais fará parte Martim Cunha, arrancam na quarta-feira: Turquia (19 de março), País de Gales (22 de março) e Inglaterra (25 de março). O vencedor do agrupamento da Ronda de Elite juntar-se-á aos outros vencedores dos grupos e à anfitriã Roménia na fase final, agendada de 13 a 26 de junho deste ano.

Câmara de Famalicão vai construir ginásio ao ar livre no Parque de Sinçães

A Câmara de Famalicão vai avançar com a construção de um ginásio ao ar livre, no Parque de Sinçães.

O equipamento vai integrar o projeto de remodelação do atual Parque de Sinçães que, dentro de dois meses, deverá ser alargado para norte, nos terrenos junto ao tribunal.

A novidade foi avançada pelo Presidente da Câmara, este sábado, durante a inauguração do Skate Parque, junto à Biblioteca Municipal. Mário Passos adiantou que o atual espaço de street workout, vai ser complementado com novo equipamento para a prática do exercício físico. Este ginásio ao ar livre, deverá ficar junto ao novo parque infantil, também recentemente inaugurado.

Famalicão: Proprietário do terreno em Joane vai realizar obras para evitar o deslizamento de terras

O proprietário do terreno, junto à Rua do Romão, em Joane, onde em dias de chuva intensa, no mês de janeiro e fevereiro, aconteceu o deslizamento de terra pela via pública, vai intervir no espaço para contenção de terra.

O município tinha-o notificado para uma intervenção urgente, mas findo o prazo e como a situação não ficou resolvida, a Câmara Municipal acabou por definir o tipo de intervenção que foi comunicada ao proprietário. Este aceitou a proposta e a solução técnica apresentada e será ele a executar a obra. Se assim não fosse, seria a Câmara Municipal a executar e a determinar, posteriormente, o pagamento ao proprietário.

No local já é visível a colocação de materiais para que a obra tenha início.

Recorde-se que em dezembro do ano passado o proprietário do terreno numa encosta junto à Rua do Romão procedeu à limpeza e movimentou a terra, provocando deslizamentos de lama sempre que chove muito. As ruas circundantes e casas próximas foram afetadas..

FC Famalicão é o segundo clube mais representado nos convocados na Seleção Nacional sub-21

O FC Famalicão é, a par do Sporting e Arouca, a equipa com mais jogadores da lista de convocados da Seleção Nacional sub-21, para os jogos de preparação com a Roménia, no dia 21 de março, no Estádio Municipal, e três dias depois, em Inglaterra. O Braga, com três jogadores, é o clube mais representado, enquanto que famalicenses, sportinguistas e arouquenses têm dois cada. Pelo Famalicão estão o médio Gustavo Sá e o defesa Rodrigo Pinheiro, que contribuíram para a qualificação de Portugal para o Europeu, competição onde a equipa das Quinas vai defrontar França, Geórgia e Polónia

A lista de convocados de Rui Jorge é a seguinte:

Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting) e João Carvalho (Braga);

Defesas: Chico Lamba (Arouca), Christian Marques (Yverdon Sport FC), Flávio Nazinho (Cercle Brugge), Francisco Chissumba (Braga), João Muniz (Sporting), Jonatas Noro (Braga), Rodrigo Gomes (Wolves) e Rodrigo Pinheiro (Famalicão);

Médios: Dário Essugo (Las Palmas), Diogo Nascimento (Vizela), Gonçalo Nogueira (Paços Ferreira), Gustavo Sá (Famalicão), João Marques (Gil Vicente), Mateus Fernandes (Southampton) e Pedro Santos (Moreirense);

Avançados: Carlos Borges (Wolves), Diego Moreira (Strasbourg), Fábio Silva (Las Palmas), Henrique Araújo (Arouca), Joelson Fernandes (Atakas Hatayspor) e Tiago Tomás (Wolfsburg);

Famalicão: 3 euros para ver a Seleção Nacional sub-21 jogar no Estádio Municipal

Os bilhetes para o jogo de preparação da Seleção Nacional sub-21, diante da Roménia, já estão a ser vendidos na loja oficial do FC Famalicão, com um custo de 3 euros.

Os bilhetes podem ser adquiridos nos seguintes horários: 2.ª a 6.ª feira, das 9h30 às 19h00; sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00; domingo, encerrado

A venda é exclusiva a maiores de três anos. A entrada no estádio pode ser feita uma hora antes do início do jogo.

A partida, no dia 21 de março, às 18h30, é a primeira de dois jogos de preparação dos comandados de Rui Jorge que chamou Gustavo Sá e Rodrigo Pinheiro, dois jogadores do Famalicão, que vão jogar em casa com de “quinas” ao peito.