Exportações portuguesas de têxteis e vestuário continuam em queda

As exportações nacionais sofreram, em setembro passado, uma quebra de 8% em valor (com um valor exportado de 447 milhões de euros) e de 12% em quantidade (35 mil toneladas exportadas), comparativamente com o mesmo período de 2022. Os resultados atestam um alinhamento com o desempenho do comércio mundial de têxteis e vestuário nos últimos meses.

Em setembro, e segundo números divulgados pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, presidida por Mário Jorge Machado, foram os têxteis-lar e outros têxteis confecionados, bem como o vestuário em tecido os produtos mais afetados nas exportações, com uma quebra, respetivamente, de 8,3 milhões de euros e 7,9 milhões de euros.

Entre os destinos que mais caíram encontram-se o Reino Unido, EUA, Itália, Espanha, Alemanha. Não obstante o resultado global, as exportações deste setor continuam a ter bons desempenhos em mercados como a França ou o Canadá.

Em termos acumulados, até setembro, Portugal exportou 4.408 milhões de euros (-6% em termos homólogos) e 359 mil toneladas (-12%) de têxteis e vestuário.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Mais de duas centenas de pessoas na caminhada noturna

A 2ª Caminhada Noturna decorreu na passada sexta-feira, a partir de Seide S. Miguel, com mais de duzentos participantes que seguiram por um percurso de 12km, com passagem por Requião e Vermoim.

A caminhada marca o encerramento da programação deste ano do “Move-Te”, programa municipal de atividade física ao ar livre que começou a 14 de junho e terminou na passada sexta-feira. O programa contempla aulas gratuitas em todas as freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Estádio Municipal palco da vitória do Braga sobre o Anderlecht

Cerca de 3 mil espetadores assistiram, ao final da manhã deste domingo, ao jogo entre Braga e o Anderlecht.

No Estádio Municipal de Famalicão os bracarenses venceram o jogo de preparação, por 2-1, com um autogolo e tento de Gabri Martínez.

A distância de Braga a Famalicão é curta e motivou muitos adeptos a fazerem a viagem para ver e avaliar a equipa de Daniel Sousa. Os guerreiros jogaram no municipal famalicense, porque o relvado da Pedreira está em recuperação.

Foto, reprodução Facebook SC Braga

Primeiro-ministro inaugura parte da variante à EN 14

Foi inaugurado este domingo, pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, o troço da variante à estrada nacional 14, entre a Maia e Trofa.

A ligação da cidade vizinha a Santana, em Ribeirão, com uma extensão de 2,4 quilómetros, está em construção e vai fechar a conclusão desta via reclamada há muitos anos pelas respetivas autarquias e empresas da região.

Com um investimento de 32 milhões de euros, a nova ligação entre a Trofa e a Maia corresponde a cerca de 10 quilómetros, com um perfil tipo 1×1 vias, iniciando-se no nó com a Via Diagonal, já construído na primeira fase, e terminando na Rotunda da Interface Rodoferroviário da Trofa.

Na cerimónia deste domingo, marcaram presença os presidentes das câmaras da Maia, Trofa e Famalicão.

No decurso da sua intervenção, Luís Montenegro referiu que estes “são investimentos merecidos e que retribuem o que aqui se cria ao nível da riqueza. São também uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Vale a pena continuar a acreditar que, com mais e melhores vias de comunicação e mais e melhores empresas e mais articulação entre transportes, temos todas as razões para atrair investimentos e criar ainda mais escala na economia portuguesa”.

Famalicão: Escola Rosa Oliveira reunida em piquenique antes das férias

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira esteve reunida, este sábado, em mais um convívio antes das férias.

É uma tradição que se repete anualmente e que junta toda a família EARO, atletas, famílias e dirigentes. No encontro, que decorreu em Mogege, houve muita diversão, com jogos entre os mais pequenos e convívio entre atletas e familiares, incluindo um jogo de futebol.

A coletividade de Joane aborda o final da época, notando que foi “mais um ano de enormes conquistas a nível regional e nacional, de muitas amizades e de momentos incríveis”. Deixa, ainda, “um agradecimento a todos os patrocinadores, familiares, treinadores, amigos e atletas por tudo que fizeram nesta época”.

Famalicão: Gemunde em festa nos primeiros dias de agosto

Nos dias 2, 3 e 4 de agosto, na freguesia de Outiz (Gemunde), decorrem as festa de Nossa Senhora da Guia.

O programa para os três dias contempla várias cerimónias religiosas e os concertos de David Antunes & The Midnight Band, na noite do dia 3; no dia 4, atua Vítor Rodrigues.

Confira o programa

 

Famalicão: Em dia de festa S. Marçal recebe adro renovado

O adro da capela de S.Marçal, em Esmeriz, está renovado e foi inaugurado na manhã deste domingo.

O espaço, ponto de encontro da comunidade e local onde decorrem as festas ao padroeiro dos bombeiros, está mais aprazível e acolhedor.

As obras de reabilitação tiveram um apoio municipal de 86 mil euros.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, o autarca local, Armindo Mourão, o Arcipreste Francisco Carreira, o padre Nuno Vilas Boas e o empresário e ex- autarca Jorge Silva, estiveram na inauguração, acompanhados pela comunidade que, até ao final deste domingo, festeja o S. Marçal, com a procissão solene e o concerto de Zé Amaro.