
A exposição “Museus de Famalicão. O outro lado” pode ser visitada na Praça-Mercado de Famalicão até ao dia 31 de maio de 2023. A mostra reúne uma seleção de trabalhos do fotojornalista Alfredo Cunha em torno dos museus de Famalicão, para um catálogo fotográfico com o mesmo nome.
O trabalho, que resulta de uma parceria entre o fotojornalista e o município de Famalicão, foi apresentado ao público no dia 26 de novembro, e está inserido no 10.º aniversário da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.
«Confesso que quando recebi o convite, encarei-o com algum ceticismo», comentou Alfredo Cunha na apresentação. Depois da experiência, o fotógrafo admitiu que foi um trabalho que «me deu bastante prazer».
Alfredo Cunha percorreu cada um dos 11 museus-membro da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, e ficou surpreendido com o que encontrou. «Nunca pensei que Famalicão tivesse museus tão diferentes Quando eu entro naqueles museus sou remetido para aquele tempo, para aquelas vivências. A dinâmica que os museus têm e a diversidade e a qualidade fizeram com que este projeto ganhasse vida própria», comentou sobre a sua experiência nos espaços museológicos.
O fotojornalista acrescentou que o «mais surpreendente de tudo é que eu fotografei os Museus de Famalicão com uma máquina fabricada em Famalicão», referindo-se à marca Leica. No final, admitiu que «sinto -me honrado, agradecido. Espero que gostem do livro».
Para o presidente da Câmara, «é esta riqueza e esta diversidade que fazem com que os Museus de Vila Nova de Famalicão sejam um produto atrativo». Mário Passos considera, ainda, que o legado e a polivalência dos museus famalicenses são o reflexo de «um passado riquíssimo, que queremos que perdure e vamos continuar a potenciar», afirmou o edil, que também enfatizou que «este trabalho fotográfico eterniza os nossos museus e o catálogo vai fazê-los perdurar no tempo».
De referir que a exposição ‘Museus de Famalicão. O outro lado’ é composta por 22 imagens dos Museus de Famalicão, selecionadas de entre o amplo registo fotográfico efetuado pelo fotojornalista Alfredo Cunha nos 11 museus-membros da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão. A publicação que originou a exposição pode ser adquirida na livraria municipal, localizada na Casa do Território do Parque da Devesa, em Famalicão, ou no Posto de Turismo, junto ao mercado municipal.