F.C.Famalicão é dos clubes da Liga NOS com jogadores mais jovens

A Liga Portuguesa de Futebol divulgou, esta segunda-feira, o onze com mais jogadores jovens do campeonato.

Da lista surge destacado o Futebol Clube de Famalicão, como sendo a segunda equipa com mais jogadores neste onze, ficando atrás do Belenenses SAD.

Os jovens Gustavo Assunção e Nehuén Perez, ambos com 19 anos, e Alex Centelles com 20, são os jogadores escolhidos para esta equipa fictícia da Liga. Todos eles já cumpriram um mínimo de 5 jogos como titulares.

Famalicão: Riba d’ Ave vence adversário direto na luta pela permanência

Na noite deste sábado, a equipa de Raul Meca conseguiu uma importante vitória, 6-7, em casa da Juventude de Viana, adversário direto na luta pela manutenção.

Com mais três pontos, o Riba d’ Ave subiu ao décimo segundo lugar, com 19 pontos.

Gustavo Pato, Bruno Dinis (2), Nanu Castro e três golos de Franco Pósito valeram a vitória merecida perante um também valoroso oponente. Foi um jogo intenso, quase sempre com os ribadavenses na frente do marcador, excetuando quando os vianenses viraram para um 5-4. Veio a resposta com novo empate no jogo e, depois, o estender do marcador para um 5-7. A Juventude de Viana ainda reduziu para o 6-7 final de grande penalidade, aos 22 minutos.

A seis jornadas do final do campeonato, na próxima ronda o Riba d’ Ave CSJ Group recebe a AD Sanjoanense. Mais um duelo importante para as aspirações ribadavenses, tal como para a equipa de São João da Madeira.

FC Famalicão de luto pelo falecimento de ex jogador

O Futebol Clube de Famalicão está de luto pelo falecimento de Djamel Menad, ex-jogador que representou o clube nas temporadas 1990/91 e 1991/92. O antigo internacional argelino destacou-se ao serviço dos famalicenses na I Liga Portuguesa, sendo amplamente reconhecido como um dos melhores jogadores da década de 90.

Em comunicado, o clube manifestou profundo pesar pela perda e endereçou condolências à família enlutada.

Seleção Sub-21 perde jogo em Famalicão

A seleção portuguesa de sub-21 perdeu 1-0 contra a Roménia, em Famalicão, num jogo de preparação para o Euro2025. O desaire quebrou uma série invicta que durava desde novembro de 2023.

Portugal teve dificuldades em impor o seu jogo e, apesar de uma melhoria na segunda parte, sofreu o golo decisivo aos 89 minutos, com Cristian Mihai a marcar de fora da área.

A equipa de Rui Jorge volta a jogar na segunda-feira contra a Inglaterra, no último teste antes do Campeonato da Europa, que decorrerá em junho, na Eslováquia.

Famalicão: Gustavo Sá joga em casa ao serviço da Seleção e pede o Municipal cheio

A Seleção Nacional sub-21 joga esta sexta-feira, às 18h30, no Estádio Municipal, a partir das 18h30, uma partida de preparação para o Europeu, tendo como adversária a Roménia.

Gustavo Sá vai jogar num palco que bem conhece, tal como o companheiro Rodrigo Pinheiro. Será um momento especial jogar em casa com a camisola nacional ao peito e o médio não esconde que gostava de ver o estádio cheio no apoio à Equipa das Quinas. «Vai ser muito especial jogar no Estádio Municipal de Famalicão. Jogo lá já há três anos e representar a Seleção Nacional nesse estádio vai ser ainda mais especial para mim e para o Rodrigo Pinheiro. Vamos estar a jogar em casa. Apelo, em nome de toda a equipa, a todos os portugueses para comparecerem no estádio. Gostamos sempre de jogar com casa cheia, especialmente quando jogamos em nossa casa».

Sobre o adversário, o jogador do FC Famalicão antecipa dificuldades, mas «o foco tem que estar em nós e vamos sempre olhar para nós primeiro, seja contra que adversário for. Ainda assim, sabemos que a Roménia é uma boa seleção, que se qualificou para o Europeu em primeiro lugar do grupo e vamos ter de ter muita atenção. Queremos melhorar o nosso jogo e vincar os nossos princípios», referiu Gustavo Sá na antevisão a esta partida.

Individualmente, o jogador acredita que esta esta época pode ser de maior afirmação nos sub-21. «Estou muito feliz por estar aqui, como estou sempre que venho cá. É um orgulho estar neste espaço e estou focado nos próximos desafios que temos pela frente». Com os pés bem assentes no chão, reconhece que ser chamado à Seleção A «é uma coisa difícil. Quero afirmar-me aqui, nos sub-21», onde só tem quatro internacionalizações. Por isso, reforça: «quero que esse número aumente bastante. Todos os jogadores pensam e querem a Seleção A, mas neste momento estou focado em crescer neste espaço».

Famalicão: Ana Azevedo capitaneia Seleção Nacional para apuramento histórico

A seleção Nacional de Futsal Feminino garantiu um lugar no primeiro mundial da história da modalidade, que terá lugar nas Filipinas.

A equipa das Quinas, capitaneada por Ana Azevedo, a mais internacional de sempre, venceu a Hungria, por 1-8, na segunda jornada da fase final de qualificação. Depois da goleada (9-0, sobre a Suécia) na Ronda de Elite, Portugal soma 6 pontos, tal como a Itália. As duas equipas vão, assim, marcar presença nas Filipinas, entre 21 de novembro e 7 de dezembro deste ano.

Resta saber quem vencerá o Grupo A de qualificação que está a decorre em Itália, com o conjunto nacional a defrontar, este sábado, às 18h00 portugueses, a equipa anfitriã.

Fotos. FPF

Famalicão: ADC Novais vai utilizar (provisoriamente) o polidesportivo do Quinteiro

Está encontrada a solução provisória para a ADC Novais prosseguir com a prática desportiva. Na madrugada desta quinta-feira, a tempestade provocou danos avultados no recinto desportivo, impedindo a sua utilização. Para que a equipa de futsal continue com a sua atividade foi disponibilizado o polidesportivo do Quinteiro, em Oliveira São Mateus.
A direção da AFSA, «solidária com a direção do Novais», agradece o empenho do Município de Famalicão para encontrar a solução provisória até que as obras de recuperação do recinto estejam concluídas. «Também é digna de registo a disponibilidade da Junta de Freguesia de Oliveira S. Mateus para a cedência do polidesportivo».
Também está a decorrer em https://gofund.me/657039bc uma angariação de fundos para a Associação Desportiva e Cultural de Novais fazer face aos prejuízos provocados pelo vento forte. Foi criado este “peditório” que visa angariar 800 euros. Neste momento, já foram angariados 110 euros.