F.C.Famalicão faz 87 anos e presidente garante “vamos continuar a crescer”

Mensagem do Presidente do Clube em dia de aniversário.

O Futebol Clube de Famalicão, que nasceu a 21 de Agosto de 1931, é hoje um clube diferente mas que mantém as raízes e valores da sua fundação. Um clube identificativo da sua gente, do seu território e da paixão que ainda hoje, orgulhosa e apaixonadamente vivemos como um ‘Amor de Perdição’.
Ao longo do último ano o nosso clube viveu profundas transformações. Concluímos a construção da Academia FC Famalicão, um relevante investimento patrimonial do clube mas, mais que isso, um investimento nas futuras gerações, não só para cimentar o crescimento e valorização de desportistas mas – acima de tudo – de identificação com os valores de um clube que queremos se afirme no panorama desportivo nacional. Hoje aqueles que utilizam as instalações da Academia FC Famalicão tem todas as condições necessárias para a prática desportiva de excelência. E este é um projeto que não vai ficar pelo investimento já realizado. A 2ª Fase de construção vai avançar e queremos que esteja concluída num curto espaço de tempo. Serão novos campos e um mini estádio que vão acrescentar valor ao investimento já realizado. Ao investimento edificado juntamos outros, em equipamento nos diversos departamentos, que continuam a crescer.
A sustentabilidade do clube passa em muito pelo crescimento dos escalões de formação, e o facto de este ano voltarmos a ter as principais equipas nas divisões nacionais é reflexo de que o trabalho que está a ser realizado está a dar frutos.
No último ano resolvemos uma questão com quase 30 anos – o Caso Menád e o Totonegócio – que nos castrava o crescimento. A honradez daqueles que fundaram o Futebol Clube de Famalicão em 1931 cumprimo-la com este ato de gestão, regularizando com a Federação Portuguesa de Futebol esta questão.
O último ano foi também de transformação no que à gestão do futebol profissional diz respeito. A entrada da Quantum Pacific no capital social da SAD que gere o futebol profissional deixa-nos com a convicção de que vamos continuar a crescer. Foi um longo caminho de negociação e de busca de quem connosco partilhasse ambição. São parceiros com visão e estratégia, que nos dão garantias quanto ao futuro e à afirmação definitiva do Futebol Clube de Famalicão no futebol profissional.
Hoje celebramos 87 anos. Queremos cimentar tudo o que tem sido concretizado. Com um desejo firme de engrandecer o Vila Nova, os seus associados, o concelho de Famalicão e as suas gentes. Afinal cumprir os propósitos daqueles que a 21 de Agosto de 1931 fizeram nascer o Futebol Clube de Famalicão.

Viva o Futebol Clube de Famalicão!

Jorge Silva

Hóquei em patins: FAC fecha campeonato com vitória

Depois de ter garantido, na penúltima jornada, o regresso à 1.ª divisão, a equipa de Vítor Silva terminou a época com uma vitória, 6-8, em casa do CH Carvalhos, em partida disputada este sábado.

O FAC totalizou 68 pontos em 26 jornadas da zona norte do nacional da 2.ª divisão, em resultado de 22 vitórias e apenas 2 empates e outras tantas derrotas. Agora, segue-se a disputa do título nacional frente ao primeiro classificado da zona sul, o CRF Murches, equipa de Cascais.

Hóquei em patins: Riba d´Ave/Sifamir discute promoção à 1.ª divisão a 4 e 11 de junho

Fechada, este sábado, a zona norte do nacional da 2.ª divisão, o Riba d´Ave/Sifamir, segundo da prova, com 64 pontos, depois da vitória, 6-2, sobre o Infante de Sagres, vai disputar o play off de promoção com o Sport Alenquer e Benfica. Os jogos que vão determinar qual destas equipas sobre à divisão maior da modalidade decorrem nos dias 4 e 11 de junho.

Da última jornada da fase regular, a equipa de Raul Meca começou a perder, mas depois do empate de Miccoli não mais largou a frente do marcador. Anderson Nery fez o 2-1, seguindo-se novo golo de Miccoli. Os visitantes reduziram para 3-2, mas antes do intervalo Hugo Barata fez o quarto golo ribadavense. Na segunda parte, mais dois golos: Miccoli aos 7 e Artur Ribeiro aos 24 minutos.

Foto: Marlene Ferreira

 

Ambiente: Espaços verdes de Famalicão contam com uma nova sinalização

O Município de Vila Nova de Famalicão está a sinalizar alguns espaços verdes do concelho com placas informativas que dão conta das novas práticas adotadas no tratamento e manutenção deles.

Estas novas soluções requerem menos recursos, nomeadamente água, que valorizam as espécies autóctones, os insetos polinizadores e o ecossistema e que podem ser reproduzidas em qualquer jardim, informa a autarquia.

Famalicão: Despiste de mota na Av. do Brasil faz um ferido

Pelo menos uma pessoa ficou ferida, na manhã deste domingo, num despiste de mota, em plena Avenida do Brasil, em Gavião, Vila Nova de Famalicão.

O acidente deu-se cerca das 08h00 e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses e a VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Desconhece-se o tipo de ferimentos da vítima.

Famalicão: Daniela Lopes é campeã nacional de águas abertas

Daniela Lopes, do GD Natação, é campeã nacional júnior de Águas Abertas e consegue o apuramento para o Europeu. O feito foi alcançado este sábado, na prova que decorre em Avis.

Afonso Silva foi quarto no mesmo escalão no campeonato nacional de Águas Abertas.