F.C.Famalicão regressa aos treinos até ao dia 4 de Maio

Os responsáveis do Futebol Clube de Famalicão estiveram reunidos, na última semana, para discutir formas do plantel regressar ao ativo.

As previsões apontam para que a equipa de João Pedro Sousa possa voltar ao relvado já na próxima semana, ou o mais tardar até ao dia 4 de maio.

Os treinos serão adaptados às recomendações das autoridades de saúde. É expectável que os atletas trabalharem de forma individualizada, ou em grupo reduzido, como tem acontecido com outras equipas portuguesas.

Famalicão: Comunidade de Landim de luto pelo falecimento do Chefe Monteiro

O Agrupamento de Escuteiros de Landim e o escutismo concelhio está de luto pelo falecimento do Chefe Monteiro. Para além de ser um dos fundadores do Agrupamento 261, também esteve na génese do Núcleo de Famalicão.

Em Landim, para além de ser chefe durante vários anos, «foi responsável pelo crescimento do agrupamento e marcou muitos jovens da nossa comunidade». Entrou para o escutismo no dia que foi fundado o CNE nesta freguesia, «fazendo parte daqueles jovens que deram o passo de experimentar um movimento novo na comunidade paroquial e daqui nunca mais saiu. Foram 80 anos de escutismo, que só a idade o foi afastando. Ninguém ficava indiferente à sua presença», escreve o agrupamento que recorda uma frase dita, vezes sem conta, pelo Chefe Monteiro: «O melhor que me aconteceu na vida foi ter sido escuteiro».

O corpo chegará ao Mosteiro de Landim esta terça feira, às 10h30, e o funeral é às 11 horas.

A missa de 7° dia será no sábado, dia 26 de abril, às 18h30, no Mosteiro de Landim.

 

Famalicão: Diogo Abreu vai reforçar a Juventude Pacense

A Juventude Pacense, treinada pelo famalicense Hugo Azevedo, já trabalha na preparação da próxima época. Um dos reforços é Diogo Abreu, jogador da UD Oliveirense, que fez a sua formação no Riba d´Ave HC. O hoquista, de 24 anos, natural da vila ribadavense, cumpriu várias épocas na AD Valongo, estando na Oliveirense desde a época 23-24.

A equipa de Paços de Ferreira está a fazer uma grande época no nacional de hóquei em patins, ocupando atualmente o sexto posto, com 31 pontos, e é uma das formações que disputará a final four da Taça de Portugal, que será jogada no Pavilhão Municipal, no dia 30 de abril e 1 de maio.

 

Famalicão assinala os 51 anos do 25 de Abril com homenagem a ex-presidentes da Assembleia Municipal

Esta sexta-feira, Famalicão assinala os 51 anos do 25 de Abril com uma sessão solene da Assembleia Municipal. Um momento para evocar e comemorar mais um aniversário desta data importante para a história e democracia em Portugal.

A sessão solene terá início às 10h00, com o hastear da Bandeira e o entoar do Hino Nacional, eventos seguidos de uma homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Municipal de Famalicão na Terceira República. Como habitualmente, haverá a intervenção de todos os partidos com representação na Assembleia Municipal: PSD, PS, CDS, Chega e CDU, assim como do presidente da Câmara, Mário Passos, e do presidente da Assembleia Municipal, João Nascimento.

Para o presidente da Assembleia, a realização desta sessão e a evocação desta data «é um exercício de memória coletiva da comunidade, para que a efeméride não caia, em tempo algum, no esquecimento, sob pena de, acontecendo, nos vermos no perigoso caminho da repetição histórica que nos leve de novo aos extremismos e à intolerância».

Sobre a homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Municipal, João Nascimento disse que «é completamente merecida e surge de forma natural. Numa altura em que tantas vezes as instituições democráticas são postas em causa por atentados à democracia, é importante que relembremos e reconheçamos tudo quanto os que nos antecederam fizeram pela comunidade no exercício dedicado à causa pública, para que hoje possamos permanecer nos trilhos da Democracia. E esta Homenagem da Assembleia Municipal é uma forma de gratidão e reconhecimento por isso também», refere.

Famalicão: Gabriel Couto junta-se à ACIP por causa da Casa do Pinheiral

Com o mote “Fortes razões, fazem fortes ações”, a ACIP e a empresa Gabriel Couto assinaram um protocolo de colaboração tendo em vista a Casa do Pinheiro, um C.A.C.I. – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão que está em construção, em Antas.

O presidente da ACIP, Francisco Lima, deixou o agradecimento e reconhecimento ao administrador António Gabriel Couto, com o “Mérito de Benemerência”, frisou que esta parceria é «para a vida» e que a Construções Gabriel Couto S.A. «seja uma inspiração para outras empresas se juntarem a esta causa com impacto social».

Enquanto que António Gabriel Couto disse ser «uma grande honra assinar este protocolo que vai ajudar a construção deste edifício que vai ter impacto nas vidas das pessoas com deficiência, relevando também a memória do meu pai que nos passou os valores da solidariedade e altruísmo. Este é um protocolo de responsabilidade social que representa a sua memória».

A Casa do Pinheiral é um C.A.C.I. – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, que terá 30 novos lugares para jovens e adultos com deficiência e incapacidade. «Comprometidos com a promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades, desenvolvemos este projeto como resposta às necessidades mais urgentes da população com deficiência», refere a ACIP.

Famalicão: PASEC desafia jovens a passarem de “participantes a protagonistas”

A PASEC organizou, em Foz Côa, mais um encontro de formação internacional do ANIMA Camp, dedicado aos “Líderes do Amanhã”. Foi centrada em Foz Côa, mas houve atividades de formação e educação em Torre de Moncorvo, Meda, Sernancelhe, Penedono e Figueira de Castelo Rodrigo.

Com o tema “De participante a protagonista”, envolveu quarenta jovens delegados eleitos que puderam testar o seu quadro de competências enquanto líderes.

Assim, este encontro de trabalho pretendeu dotar os jovens envolvidos de competências de liderança, cidadania global, gestão de processos de decisão, raciocínio crítico, concertação e negociação e resolução de problemas ao nível de sistemas sociais.

Ao longo dos vários dias de trabalho, os jovens delegados eleitos procuraram olhar para o seu quadro de competências; foram convidados a rever o seu papel no contexto da escola, grupos de amigos, família e projetos em que estão integrados; procuraram desvendar aqueles contextos em que eram somente participantes e os que eram realmente protagonistas.

Além disso, foram discutidas as noções de participação, protagonismo, imobilismo e mudança social.

E encontro de trabalho internacional teve a parceria dos Municípios de Famalicão, Lousada, Foz Côa, Torre de Moncorvo, da SBI de Itália, Município de Sagunto (Espanha), do Instituto Português do Desporto e Juventude e Clube UNESCO para a Diferença Intercultural. Foi apoiada pelo Programa Erasmus + da União Europeia e todos os participantes foram certificados com Youth Pass.

FC Famalicão recebe prémio de comunicação da Liga BPI

O Futebol Clube de Famalicão foi distinguido com o prémio Comunicação da Liga BPI, galardão entregue pela Federação Portuguesa de Futebol que reconhece e enaltece a criatividade comunicacional relacionada com os valores do principal campeonato nacional de futebol feminino: qualidade, superação, autenticidade e fair play.

A equipa de Comunicação do emblema famalicense recebeu o troféu correspondente ao mês de fevereiro.

A atribuição do prémio, tal como a seleção dos conteúdos, é efetuada por uma equipa constituída por elementos das áreas de serviços da FPF de comunicação, marketing e operacionais da Liga BPI.