F.C.Famalicão regressa aos triunfos

O Futebol Clube de Famalicão regressou às vitórias ao vencer em casa o Sporting da Covilhã por 1-0, em jogo da 26.ª Jornada da Ledman LigaPro.

O golo da vitória chegou aos 88’ minutos, num remate de Joel, a ganhar uma segunda bola e a rematar de forma convicta para o fundo da baliza.

O jogo teve quase sempre como sentido único a baliza do Covilhã, que ficou reduzia a 10 depois de expulsão de Fatai aos 22’ minutos. Depois deste momento o SC da Covilhã baixou ainda mais as linhas e só no período de compensação procurou a baliza de Gabriel.

Aos 31’ minutos Deni Hocko esteve perto de inaugurar o marcador com um remate forte, mas o guarda-redes visitante conseguiu defender a dois tempos. Depois, aos 37, foi a vez de Feliz rematar ao lado. Nos descontos do intervalo (45+1) João Faria de cabeça, após passe de Feliz, atirou ao lado, em mais uma oportunidade no primeiro tempo.

Na segunda parte, Igor voltou a ‘travar’ um remate forte de Denni Hocko (49’), repetindo o feito quando Mendes tentou também com força (54’).

A posse de bola foi sempre do Famalicão mas nem sempre com muitas oportunidades já que o Covilhã defendeu sempre com duas linhas, obrigando o formação da casa a variar o (os números de remates, 13 contra 2, espelham isso).

Aos 83’ minutos, Anderson tentou de cabeça acabar com o ‘enguiço’, mas a bola saiu ao lado. Com o Covilhã cada vez mais fechado só o remate de Joel acabou com a resistência serrã, com um remate forte a bater Igor.

Mas Joel aproveitou um mau alívio da defesa do Covilhã e à entrada da área, a um minuto do Só a perder o Covilhã procurou a baliza mas no único lance de perigo Gabriel segurou o cabeceamento de Zarabi.

Jogo disputado no Estádio Municipal de Famalicão.

Árbitro Fábio Piló de Leiria.

FC Famalicão: Gabriel, Joel, José Pedro, João Faria, Denner (Vasco, 38’), Fabinho (Anderson, 65’), Hocko, William (Diogo Cunha, 75’), Feliz, Mendes e Jaime Poulson.

Treinador: Vasco Seabra.

Sporting da Covilhã: Igor Rodrigues, João Dias, Zarabi, Joel Vital, Paulo Henriques, Gilberto (Moses, 90+2’), Makola, Renato, Fatai, Reinildo (Vitó, 90+2’) e Adul Seidi (Amadú Turé, 70’).

Treinador: José Augusto.

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Renato (45’), Joel Vital (56’), Reinildo (59’), Gilberto (62’) e Jaime Poulson (87’), Diogo Cunha (90+5’) e Joel (90+6’). Cartão vermelho direto para Fatai (22’).

Imagem: F.C.Famalicão

Penetra (FC Famalicão) chamado para a fase de qualificação dos sub-21

A convocatória da seleção sub-21 para os últimos três jogos da fase de qualificação para o Europeu 2023 inclui o nome de Alexandre Penetra. O defesa central do Futebol Clube de Famalicão foi chamado pelo selecionador para os jogos com Bielorrússia (dia 4 de junho, 14 horas), Liechtenstein (dia 7 de junho, 19.45 horas) e Grécia (dia 11 de junho, 20.15 horas, Estádio Cidade de Barcelos).

Alexandre Penetra estreou-se pela seleção sub-21 no passado mês de março, frente à Islândia, tendo sido titular que manteve no jogo seguinte, frente à Grécia, que permitiu a Portugal saltar para o primeiro lugar do Grupo 4.

FC Famalicão: Anúncio da continuidade de Rui Pedro Silva está por dias

Rui Pedro Silva mantém-se no comando técnico do FC Famalicão. Em entrevista exclusiva à CIDADE HOJE, que pode ver na íntegra a partir das 21 horas desta sexta-feira, Miguel Ribeiro revela que decorre uma fase de negociações «e mais uns dias anunciamos».

Rui Pedro Silva chegou ao FC Famalicão à décima sexta jornada da época passada, com a equipa no penúltimo lugar, com 11 pontos, e fechou a temporada com 39 pontos e o oitavo lugar na Primeira Liga, a segunda melhor posição de sempre do clube.

Na entrevista à CIDADE HOJE, o presidente da SAD reconhece algum «desconforto e instabilidade» nas duas últimas épocas, mas reitera «que sabemos para onde vamos», desde logo pela manutenção da equipa na principal liga nacional em «lugares de topo». O propósito de chegar à Europa (que já fugiu, por dois minutos, na Madeira) «é uma expetativa, uma ambição e objetivo», sustenta.

A continuidade de alguns jogadores que foram peças-chave, designadamente do melhor marcador, Banza, que esteve por empréstimo, «depende da vontade do jogador, embora tenhamos opção de compra».

Ao nível das infraestruturas, a SAD aguarda por novidades sobre o novo Estádio Municipal, «sendo que há um compromisso assumido pela autarquia quando foi constituída esta SAD», recorda o dirigente.

A aposta no centro de treinos mantém-se, sendo um projeto para começar durante a nova época desportiva. Miguel Ribeiro refere que após consulta e visitas a potenciais terrenos, já há um referenciado. O projeto há-de avançar em fases, «começando pelo mais necessário: relvados e estruturas de apoio».

Tudo isto e muito mais para ouvir na noite desta sexta-feira, a partir das 21 horas, no Facebook da CIDADE HOJE.

Equipa feminina do FC Famalicão fecha campeonato este sábado

A última jornada da fase de apuramento de campeão nacional, da Liga BPI, disputa-se este fim de semana.

O FC Famalicão joga em Braga, no sábado, às 11 horas, partida que vai determinar que equipa fecha o pódio nacional.

Já está definido o título nacional – Benfica, tal como o segundo lugar (Sporting) faltando apenas definir o terceiro classificado, entre famalicenses e bracarenses. A equipa de Jorge Barcellos soma 22 pontos, tantos como o Braga.

Esta partida serve, ainda, de ensaio para a final da Taça de Portugal que oporá as famalicenses ao Sporting, na tarde do dia 28 de maio, no Estádio do Jamor.

Para este jornada histórica, o clube famalicense tem à venda na Loja Oficial e na Academia os bilhetes, bem como disponibiliza transporte, tudo a 10 euros.

 

Todos ao Jamor para apoiar a equipa feminina do FC Famalicão

No tarde do dia 28 de maio, a equipa feminina do FC Famalicão disputa a final da Taça de Portugal, contra o Sporting, no Estádio Nacional do Jamor.

Para este momento singular na história do emblema famalicense, o clube continua a desenvolver uma campanha que convida os famalicenses a fazerem parte desta festa do futebol. O ingresso e transporte custam 10 euros e os interessados devem dirigir-se à Loja Oficial ou à Academia.

Vários clubes famalicenses, associando-se a este apelo e a este momento inédito no desporto concelhio, estão a partilhar nas redes sociais este convite, apelando a que todos apoiem a equipa neste importante jogo, marcado para as 17h15 do dia 28 de maio.

Futebol feminino: Famalicão B sobe à 2.ª divisão

A equipa B feminina do FC Famalicão garantiu, no passado sábado, o primeiro lugar na fase de apuramento de campeão da série sul, da terceira divisão e, deste modo, subiu à 2.ª divisão.

Este feito foi conseguido após vitória, 3-1, sobre a ID Vieirense, na Academia FC Famalicão, com golos de Érica Bispo (21’), Ana Brandão (74’) e Maria Ribeiro (92’).
O treinador da equipa, Renato Lobo, e a capitã da equipa, Ana Cruz, olham para o feito como resultado do empenho, trabalho e resiliência «das jogadoras que tudo fizeram para alcançar este objetivo».

A equipa famalicense fez um percurso memorável com apenas uma derrota num total de 22 jogos, assegurando a liderança da classificação a duas jornadas do fim da competição. O título nacional da 3.ª divisão será disputado com o vencedor da série norte – SC Braga B ou Lank Vilaverdense B.