
A Casa ao Lado – Associação Cultural e Artística desenvolveu uma intervenção artística que foi instalada na Cité Internationale Universitaire de Paris, nos dias 13, 14 e 15 de maio. A intervenção artística resultou de uma parceria entre a instituição famalicense e a Associação Luso Francesa CAP Magellan, numa iniciativa que celebra o quinto cenário da primeira Circum-Navegação comandada pelo navegador Fernão de Magalhães, no programa da Temporada Cruzada Portugal – França. A instalação da intervenção contou com o apoio da Maison du Portugal – André de Gouveia.
O projeto foi ainda apoiado pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães 2019|2022 (EMCFM). A iniciativa visa reforçar a proximidade entre Portugal e França.
De acordo com nota de imprensa d´A Casa ao Lado, a intervenção artística pretendeu «proporcionar ao 30 jovens portugueses e lusodescendentes residentes em Paris, com idades compreendidas entre os 12 e os 35 anos, competências e saberes através de práticas artísticas». Os jovens tiveram por base as línguas dos dois países, o tema do Oceano e a história da Rota de Fernão de Magalhães para desenvolverem o projeto.
O projeto visava divulgar a expedição desencadeada pelo navegador português e a importância que teve ao demonstrar que a terra não é plana e que os mares estão interligados. Segundo o comunicado, «a intervenção artística tem como base uma instalação tridimensional em forma de túnel onde dois pontos de vista interagem com o público: um interior, quando o visitante percorre uma simulação do fundo do Oceano, tendo contacto com diferentes animais que o habitam; e um ponto de vista exterior, onde união, força, perseverança e esperança são retratadas através de mãos que se seguram, puxam, apertam e se entreajudam, invocando a coragem e resiliência dos marinheiros que integraram a expedição planeada e liderada por Fernão de Magalhães».