Famalicão: A festa dos museus tem Escape Room, Há Noite no Museu… e muito mais

A comemoração do Dia Internacional dos Museus, este ano organizadas sob a égide do 10.º aniversário da Rede de Museus de Famalicão, decorre de 18 a 22 de maio, com programação que abrange os onze espaços museológicos municipais. Uma das novidades, é o Escape Room “Delírios de um Colecionador”, de participação gratuita, com obrigatoriedade de reserva em https://desafiotriptico.pt,

Júlio, um colecionador obsessivo, torna-se suspeito ao analisar por horas infinitas os Museus de Famalicão e é detido tentando roubar o Tríptico «A Vida». Sob interrogatório, ele garante ter informações únicas sobre a autenticidade da obra. No decorrer das investigações, descobre-se que as informações que ele possui estão encriptadas! Fechados numa sala em grupos de 2 a 5 pessoas, os participantes têm 40 minutos para resolver os enigmas e descobrir o que o colecionador esconde. O Escape Room vai ficar instalado junto à Central de Camionagem e estará disponível a partir do dia 22 de maio.

Com uma programação inspirada no tema «O poder dos museus», destaca-se ainda mais uma edição de «Há Noite no Museu», no Museu Bernardino Machado, no dia 21 de maio, a partir das 23 horas, que inclui o espetáculo multimédia Sons do Património, do artista St. James Park.

O público escolar será contemplado com oficinas de trabalhos manuais e visitas guiadas na Fundação Castro Alves, em Bairro, no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em Famalicão, e na Fundação Cupertino de Miranda, esta última em parceria com o Parque da Devesa, no âmbito do projeto «Encontros Arte e Natureza – Frottage».

No dia 18 de maio, a Fundação Cupertino de Miranda vai promover, a partir das 14h30, a formação «Curadoria e conservação preventiva», certificada para professores, e com inscrição obrigatória até 13 de maio, através do endereço: museu@fcm.org.pt.

Também destinado ao público infantojuvenil, mas desta vez aberto à comunidade, o Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado vai receber o teatro de fantoches «As voltas que o mundo dá» nos dias 18 (10h30 e 14h00) e 22 de maio (15h30).

No fim de semana, a programação contempla a inauguração da exposição «Fragmento e Movimento do Tempo», de Adriana Henriques, no Museu Nacional Ferroviário, no sábado, 21, às 15h00; o espetáculo «A Dançar com as Máquinas» no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, no domingo, 22, às 15h00; bem como para visitas orientadas, que mostram os diferentes Museus de Famalicão sobre várias perspetivas.

No dia 21 de maio, às 15 horas, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em Calendário, recebe a conferência «O papel do Museu da Indústria Têxtil na comunidade e no território», com José Manuel Lopes Cordeiro, diretor científico da unidade museológica. O Museu da Guerra Colonial propõe uma visita orientada com o tema «O papel da Mulher na Guerra Colonial e nos tempos atuais» no domingo, 22, pela mesma hora, enquanto o Museu da Confraria de Nossa Senhora do Carmo de Lemenhe abre as portas no mesmo dia, às 10h00, para falar sobre «Nossa Senhora do Carmo: símbolos e significados».

Durante os cinco dias de programação, os museus vão estar abertos das 10h00 às 17h00, de quarta a sexta-feira, e das 10h00 às 12h30 e 14h30 às 17h30, ao sábado e domingo.

A programação completa em www.famalicao.pt.

 

Hóquei em patins: FAC fecha campeonato com vitória

Depois de ter garantido, na penúltima jornada, o regresso à 1.ª divisão, a equipa de Vítor Silva terminou a época com uma vitória, 6-8, em casa do CH Carvalhos, em partida disputada este sábado.

O FAC totalizou 68 pontos em 26 jornadas da zona norte do nacional da 2.ª divisão, em resultado de 22 vitórias e apenas 2 empates e outras tantas derrotas. Agora, segue-se a disputa do título nacional frente ao primeiro classificado da zona sul, o CRF Murches, equipa de Cascais.

Hóquei em patins: Riba d´Ave/Sifamir discute promoção à 1.ª divisão a 4 e 11 de junho

Fechada, este sábado, a zona norte do nacional da 2.ª divisão, o Riba d´Ave/Sifamir, segundo da prova, com 64 pontos, depois da vitória, 6-2, sobre o Infante de Sagres, vai disputar o play off de promoção com o Sport Alenquer e Benfica. Os jogos que vão determinar qual destas equipas sobre à divisão maior da modalidade decorrem nos dias 4 e 11 de junho.

Da última jornada da fase regular, a equipa de Raul Meca começou a perder, mas depois do empate de Miccoli não mais largou a frente do marcador. Anderson Nery fez o 2-1, seguindo-se novo golo de Miccoli. Os visitantes reduziram para 3-2, mas antes do intervalo Hugo Barata fez o quarto golo ribadavense. Na segunda parte, mais dois golos: Miccoli aos 7 e Artur Ribeiro aos 24 minutos.

Foto: Marlene Ferreira

 

Ambiente: Espaços verdes de Famalicão contam com uma nova sinalização

O Município de Vila Nova de Famalicão está a sinalizar alguns espaços verdes do concelho com placas informativas que dão conta das novas práticas adotadas no tratamento e manutenção deles.

Estas novas soluções requerem menos recursos, nomeadamente água, que valorizam as espécies autóctones, os insetos polinizadores e o ecossistema e que podem ser reproduzidas em qualquer jardim, informa a autarquia.

Famalicão: Despiste de mota na Av. do Brasil faz um ferido

Pelo menos uma pessoa ficou ferida, na manhã deste domingo, num despiste de mota, em plena Avenida do Brasil, em Gavião, Vila Nova de Famalicão.

O acidente deu-se cerca das 08h00 e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses e a VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Desconhece-se o tipo de ferimentos da vítima.

Famalicão: Daniela Lopes é campeã nacional de águas abertas

Daniela Lopes, do GD Natação, é campeã nacional júnior de Águas Abertas e consegue o apuramento para o Europeu. O feito foi alcançado este sábado, na prova que decorre em Avis.

Afonso Silva foi quarto no mesmo escalão no campeonato nacional de Águas Abertas.