Famalicão: A Fundação Cupertino de Miranda celebra hoje 61 anos

Esta quarta-feira, dia 2 de outubro, a Fundação Cupertino de Miranda celebra 61 anos de existência. Com sede em Vila Nova de Famalicão, foi instituída por iniciativa de Arthur Cupertino de Miranda (1892-1988) e sua esposa, D. Elzira Celeste Maya de Sá Cupertino de Miranda, (1892-1978) que à mesma afetaram bens pessoais e a constituíram por estatutos de 15 de agosto de 1963, aprovados pela entidade tutelar a 2 de outubro de 1963.

A esta Fundação privada de interesse geral, o casal doou um conjunto de ações representativas de 5% do capital social do Banco Português do Atlântico, perspetivando a criação de uma instituição de fomento cultural e de apoio a situações de carência económica.

Foi dotada de um museu, de uma biblioteca e de um auditório, de forma a desenvolver atividades de promoção e divulgação de iniciativas culturais nas diferentes áreas de expressão.

Inaugurada a 8 de dezembro de 1972, o programa festivo reuniu um número significativo de entidades oficiais e convidados, entre os quais o então Presidente da República Almirante Américo Thomaz. Teve início no Louro, terra natal de Cupertino de Miranda, onde foram inaugurados a igreja, o centro pastoral, a residência paroquial, o edifício da Junta de Freguesia, a casa do povo e o mercado. Seguiu-se um cortejo automóvel até à Fundação. No Museu, inauguraram a I Bienal de Artistas Novos, onde estavam expostos alguns dos quadros da coleção de Arthur Cupertino de Miranda. Na Biblioteca, foi inaugurada igualmente uma exposição. Realizou-se, em seguida, a sessão solene no auditório.

Aquando da Revolução do 25 de Abril de 1974, a Fundação Cupertino de Miranda foi afetada pelas nacionalizações que atingiram o seu património financeiro.

A 30 de Junho de 1997, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão atribuiu-lhe a Medalha de Honra do Município à Fundação Cupertino de Miranda.

Atualmente, a atividade da Fundação, na sua vertente cultural, tem-se evidenciado através do apoio que a biblioteca presta à comunidade bem como numa programação sistemática do Museu, com obras do acervo da Fundação e ainda outras exposições temporárias. No campo assistencial, dá apoio a diversos organismos como ao Projeto Homem, em Braga, programa terapêutico de reabilitação e reinserção social de toxicodependentes. Dá também apoio a cidadãos carenciados.

A sua gestão financeira e patrimonial, bem como o planeamento das suas atividades, são assegurados por um Conselho de Administração, um Conselho Executivo e um Conselho Fiscal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Mulher ferida em colisão entre duas viaturas Av. Eng. Pinheiro Braga

Uma mulher ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, ocorrida na Avenida Engenheiro Pinheiro Braga, freguesia de Gavião, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 17h00 e para o socorro foram acionados os B.V. Famalicenses.

A vítima, com ferimentos considerados ligeiros, foi encaminhada para o hospital local.

Famalicão: Carro a arder na N14 em Ribeirão

Uma viatura ligeira de passageiros ficou totalmente destruída pelas chamas, depois de se incendiar, em Ribeirão, Famalicão.

O incidente aconteceu cerca das 19h40, na Avenida Portas do Minho, em plena N14.

Não há, até ao momento, informação de feridos.

Famalicão: Secretário de Estado e Marques Mendes estão confirmados no Fórum Económico

João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia, e o comentador Luís Marques Mendes, são presenças confirmadas no Fórum Económico, que vai decorrer sob o tema “Inteligência Artificial e Criatividade. Pode a cópia superar o original?”.

Para além destes, nesta iniciativa que decorre no âmbito do décimo aniversário do Famalicão Made In, também estará a administradora da TMG, Isabel Furtado, e a cientista, professora catedrática e ex-Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. A quinta edição do Fórum Económico Famalicão Made In terá lugar na tarde do dia 22 de outubro, a partir das 14h30, na Casa das Artes.

Neste encontro, promovido pelo município famalicense e pelo Jornal de Notícias/TSF, o debate decorrerá sobre as questões relacionadas com a inteligência artificial e a forma como as tecnologias emergentes estão a transformar as empresas e a economia.

A abertura estará a cargo do presidente da autarquia, Mário Passos, e do diretor de Jornal de Notícias, Vitor Santos, que antecedem a intervenção do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.

Pelas 15h00, seguem-se as intervenções do filósofo e ensaísta Daniel Innerarity (depoimento gravado), um dos pensadores mais influentes a nível mundial, e de Luís Marques Mendes.

Pelas 15h45, tempo para o painel “Criar, criar, criar. A Transição Digital é uma locomotiva”, com moderação de Manuel Molinos, diretor-geral digital do JN, e as intervenções de Gil Sousa, cofundador da ESI-Robotics, Isabel Furtado, administradora executiva da TMG, Elvira Fortunato, Professora Catedrática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, Pedro Santos, Vice-Presidente da ACEPI (Economia Digital Portugal), e Luís Borges Gouveia, Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa.

O encerramento será feito pelo vereador da Economia e Inovação da Câmara Municipal de Famalicão, Augusto Lima.

A participação no Fórum é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até à lotação da sala, ou até ao final do dia 21 de outubro em www.jn.pt/d/conferencias/.

Inscrições abertas para a S. Silvestre de Famalicão

Estão oficialmente abertas as inscrições para a S. Silvestre de Famalicão, a terceira prova mais participada do país, que vai acontecer na noite de 23 de dezembro, a partir das 21h30.

A iniciativa contempla uma corrida de 10 kms e uma caminhada mais curta de 4 kms.

Os interessados em participar na 8ª edição da corrida podem fazer a sua inscrição aqui.

Famalicão: Candidaturas para o Festival de Cinema Jovem terminam a 15 de outubro

As candidaturas para a 10.ª Edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão terminam no dia 15 de outubro. Os jovens entre os 12 e os 35 anos podem candidatar as curtas-metragens em www.ymotion.org.

O festival, que vai desenrolar-se entre 4 e 7 de dezembro, apresenta como novidade a realização do documentário “retratos cinematográficos: uma jornada com ymotion”. Trata-se de um tributo à história do festival que pretende mostrar os bastidores e as memórias dos muitos homenageados pelo festival, como António Pedro Vasconcelos, Joaquim de Almeida, Rita Blanco, Lúcia Moniz e Beatriz Batarda, Rodrigo Santoro, Ines de Medeiros, entre outros. Este projeto será promovido por um grupo de jovens famalicenses, alunos dos cursos de multimédia e audiovisual das secundárias Padre Benjamim Salgado e Camilo Castelo Branco, que assumirão a direção deste documentário coproduzido pelo Ymotion.

Nesta edição, como nas anteriores, há nove categorias a concurso: “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2 500 euros, será atribuído à melhor curta-metragem; galardões para o melhor filme produzido por estudantes do ensino secundário, o melhor documentário, o melhor filme de animação e para o filme preferido do público. Serão, ainda, distinguidas a melhor curta-metragem experimental, a melhor interpretação, o melhor argumento e a melhor direção de fotografia.

O argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos, é o presidente do júri, acompanhado por Carla Chambel (atriz e vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Válter Hugo Mãe (escritor e artista plástico), Paula Lobo Antunes (atriz), Lara Marques Pereira (jornalista de cinema) e Silvana Torricella (realizadora e argumentista).

Famalicão: FAC joga sábado a primeira jornada do nacional da 1.ª divisão

A equipa sénior de basquetebol do FAC ultima a preparação para a estreia no nacional da 1.ª divisão de basquetebol, zona Norte.

Na primeira jornada da primeira fase, a equipa treinada por Armando Andrade recebe na noite de sábado, às 21 horas, no Pavilhão Municipal, o Angrabasket.

Na primeira fase da competição, a formação famalicense terá como adversários o Guifões, CB Viana, Clube 5Basket, CD Póvoa B, BC Barcelos e o GD André Soares.

Foto arquivo