Na noite desta segunda-feira, foi apresentada a trigésima quinta edição da S. Silvestre de Esmeriz, a mais antiga prova do género no concelho de Famalicão.
Esta organização da AD Esmeriz vai para a estrada a 4 de janeiro, tendo como padrinho o atleta Óscar Mendes que lançou o desafio público “à participação nesta bonita prova”.
Esta jornada de atletismo, que já regista 100 inscritos, apresenta várias novidades. Desde logo, volta a contemplar os escalões mais jovens, a partir dos benjamins; a prova principal realiza-se mais cedo, às 18 horas e começa num lugar diferente. Nas últimas edições tinha como epicentro o apeadeiro da freguesia, mas este ano será deslocado mais para o centro da localidade, junto à igreja. O percurso também sofre umas “ligeiras alterações, para levar a corrida para junto de zonas mais habitacionais e, por isso, com mais público para apoiar os atletas”. Estas novidades foram anunciadas por Francisco Carneiro, no decurso da apresentação que decorreu na Casa de Esmeriz.
O autarca local, Armindo Mourão, elogiou a longevidade da prova, enalteceu o regresso dos escalões mais jovens e da projeção que esta realização traz para a freguesia.
Ideias partilhadas pelo vereador do Desporto. Pedro Oliveira considerou que 35 corridas de S. Silvestre “são um marco muito significativo” que “devemos sublinhar”. O autarca voltou a falar da dinâmica desportiva no concelho. Não só pelo elevado número de provas, que chegam às quatro dezenas, entre atletismo de estrada, trail e corta-mato, mas pelo forte impacto que têm na comunidade e na promoção de estilos de vida sadios.
Aliás, Pedro Oliveira mencionou que o concelho é o que mais atletas e clubes tem inscritos na Associação de Atletismo de Braga. “Cerca de 40 por cento dos clubes inscritos na Associação são de Famalicão. É a prova da dinâmica dos clubes, associações e escolas que sabem que têm na Câmara Municipal um parceiro”.
Ainda sobre a S. Silvestre de Esmeriz, as inscrições podem ser feitas até 2 de janeiro, sendo que fecham logo que se alcance os 300 inscritos na corrida principal. Para os escalões de formação, cujas corridas começam às 16 horas, o limite é de 100 participantes.
As inscrições decorrem em https://desportave.pt/events.file.php?cid=187