Famalicão: Abril com Mário Laginha e Olga Roriz na Casa das Artes

O mês de abril é de grande riqueza cultural e musical na Casa das Artes, desde logo pela presença da Companhia Olga Roriz e o músico Mário Laginha.

A Companhia Olga Roriz traz o espetáculo “Autópsia”, a 29 de abril, às 21h30, no grande auditório; já Mário Laginha atua no dia 30 de abril, no mesmo horário e no mesmo espaço, no concerto de apresentação do disco em que o Eixo do Jazz Ensemble se reuniu com Mário Laginha e a que se chamou EJE meets Mário Laginha.

O texto, a palavra, a voz e o trabalho de ator vão continuar a estar em destaque nos encontros de teatro “Poética da Palavra”, a 1 e 2 de abril, com “Quem matou o meu Pai”, de Édouard Louis” / Teatro Nova Europa, leitura encenada de Luís Mestre, no pequeno auditório. No dia 1, sexta-feira, às 10h30 e 15h30, sessões para escolas e, dia 2, sábado, às 15h30, para público geral.

Em estreia, também, “FábulaMãe”, de Teresa Arcanjo / Grua Crua, nos dias 1 e 2 de abril, no grande auditório.

No dia 8 de abril, “Língua de Cão e Litania”, por Pedro Frias / Assédio Teatro, é a proposta programática e que vai decorrer às 21h30, no grande auditório.

A 9 de abril, às 21h30, no grande auditório, numa encenação de Luísa Pinto, a partir de um texto de Carlos Tê, é apresentado “Um Fio de Jogo”, numa produção da Narrativensaio-AC.

Dentro da dinâmica da “Poética da Palavra”, realizam-se mesas-redondas que juntam diversos atores, encenadores e dramaturgos em torno da reflexão sobre a arte do teatro. Esta iniciativa decorre, às 17h00, no café-concerto, com entrada livre. No dia 2, o tema será “Dramaturgia”, com coordenação de Luís Mestre (encenador e dramaturgo) e as presenças de Carlos Costa (dramaturgo e diretor artístico do Visões Úteis), Ivo Saraiva e Silva (cofundador da companhia de Teatro SillySeason, encenador e dramaturgo) e Jorge Palinhos (escritor e dramaturgo). No dia 6, o tema será “Encenação”, com coordenação de João Castro (ator e encenador) e as presenças de Sílvia Pinto Ferreira (atriz e programadora artística na Quarta Parede), Magda Henriques (diretora artística das Comédias do Minho) e Cristina Carvalhal (atriz e encenadora). No dia 9, o tema da mesa é “Teatro e Educação Artística”, com coordenação de Helena Machado e as presenças de Sílvia Correia (autora e responsável pelo projeto piloto do Curso Básico de Teatro), António Capelo (ator e diretor da ACE – Escola de Artes) e David Antunes (diretor da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa).

“Soundcheck” numa co-produção alargada

Nos dias 21, 22 e 23 de abril, a proposta é Soundcheck, uma coprodução Teatro da Didascália, A Oficina, Casa das Artes de Famalicão, Teatro Aveirense, Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, Cineteatro Louletano. Sessão na quinta-feira, às 15h00, para escolas, e sexta-feira e sábado, às 21h30, no grande auditório.

A festa da Páscoa está na programação da Casa das Arte, no dia 13 de abril, às 21h30, na Igreja Matriz Nova de Famalicão, com o Concerto de Páscoa. A Orquestra do Norte, com o Coro de Câmara de Amarante e os solistas Alexandra Moura (soprano), Margarida Reis (mezzo-soprano), Paulo Ferreira (tenor), Job Tomé (barítono), sob a direção do maestro Fernando Marinho. Este concerto de música coral sinfónica está inserido na programação da Semana Santa de Vila Nova de Famalicão.

O cinema está, também, em sintonia com o ambiente pascal com um ciclo sobre as Migrações, nos dias 5, 6 e 7 de abril, às 21h30, com entrada livre. No dia 5 é exibido “Sacro Gra”, no dia 6, “Fogo no Mar” e, no dia 7, “Nocturno”. Todas as películas são de Gianfranco Rosi e este ciclo é uma parceria da Confraria das Santas Chagas com a Casa das Artes de Famalicão e o Cineclube de Joane.

O Fado está agendado para 7 de abril, às 21h30, no café concerto. Esta é uma coprodução da Casa das Artes de Famalicão e a ACAFADO – Associação Cultural & Artística Famalicão Fado e traz as fadistas Joana Campos e Sandra Cristina, acompanhas por João Martins (Guitarra Portuguesa), João Araújo (Viola de Fado) e Filipe Fernandes (Viola Baixo).

Famalicão: “Jogo de dez minutos” confirma vitória do Joane e primeiro lugar na pró nacional

Na noite desta quarta-feira, o Forjães e Joane jogaram os 10 minutos em falta da jornada 21 da pró nacional, que o Conselho de Disciplina da AF Braga decidiu que deviam ser realizados. Não houve golos e confirmou-se a vitória do Joane, por 1-3.

Deste modo a equipa joanense assume o primeiro lugar da pró nacional, com 59 pontos, mais um que o Maria da Fonte.

Em casa do Forjães, nesses 10 minutos, não houve tempo para golos, confirmando-se a vitória dos comandados de Duarte Nuno, por 1-3, resultado que se verificava quando o árbitro Tiago Abreu, aos 81 minutos, da jornada 21, decidiu terminar o jogo por alegada falta de condições de segurança.

Agora e cumpridas 28 jornadas na principal prova de futebol da AF Braga, a equipa famalicense coloca -se em posição privilegiada para subir aos nacionais.

Recorde-se que no âmbito deste caso, o Conselho de Disciplina da AF Braga castigou os dois clubes com um jogo de suspensão, já cumprido pelo Joane; uma multa de 200 euros (100 para o Forjães) e o pagamento das custas do processo. O árbitro Tiago Abreu foi alvo de um processo disciplinar.

Famalicão: Grupo usa soqueira para agredir jovem com deficiência motora no centro da cidade

Um jovem, portador de uma deficiência motora, terá sido agredido com recurso a uma soqueira por outros dois jovens, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Segundo informações avançada pelo jornal Correio da Manhã, a agressão terá ocorrido na Praça D.Maria II.

A mesma fonte adianta que não foi acionado qualquer tipo de socorro, já que os colegas da vítima tiveram medo de represálias. Foram os companheiros do jovem agredido que o terão levado ao hospital.

Equipa feminina do Famalicão derrotada, não sai da zona do play-off

Ao final da manhã desta quarta-feira, em partida atrasada da décima jornada da Liga BPI, o FC Famalicão perdeu, 1-2, com o Racing Power. Com esta vitória, a equipa treinada pelo famalicense João Marques entra no pódio classificativo, com 36 pontos e o terceiro lugar, enquanto a formação de Rui Batista complica as contas para fugir do play-off.

Da partida, que decorreu no campo n.º 2 do Estádio Municipal, as famalicenses abriram o ativo, de grande penalidade, convertida por Andrea Mirón. O golo teve o condão de animar as famalicenses, mas as visitantes, por Vanessa Marques, não demoraram muito a empatar a partida.

Na segunda parte, o Racing Power, mais efetivo na busca de outro resultado, conseguiu o golo da reviravolta, também de grande penalidade, por Gerda Konst.

Com 19 jornadas, o Famalicão continua com 13 pontos, no décimo segundo lugar.

Famalicão: D. Sancho recebe alunos e professores croatas

O Agrupamento de Escolas D. Sancho I recebeu, entre 7 e 12 de abril, um grupo de 5 alunos e 3 professoras da Escola Básica Dobrisa Cesarié, Osijek, da Croácia, iniciativa enquadrada num projeto bilateral Erasmus+.

Após a sessão de boas-vindas e visita à escola, os estudantes realizaram um peddy paper pela cidade e visitaram a Casa da Juventude, onde realizaram alguns jogos relacionados com a Europa.

Ao longo da semana, assistiram a diversas aulas, aprendendo um pouco da nossa língua e de outros conteúdos similares, marcaram presença numa palestra sobre “Tolerância e diversidade” e participaram em workshops de multimédia, dança e culinária. A agenda da mobilidade contou com as habituais visitas culturais às cidades de Guimarães, Braga e Porto, conhecendo pontos emblemáticos, alguns que integram o Património Mundial da UNESCO.

Houve, também, um jantar de despedida que reuniu as famílias de acolhimento, alunos e professores dos dois países.

Famalicão: Flores vão embelezar ruas a praças da cidade

A Festa da Flor decorre em Famalicão de 8 a 12 de maio. Começa a pretexto da Feira Grande de Maio, no dia 8, que decorrerá no recinto da feira semanal; mas prossegue nos dias seguintes em vários locais da cidade, em torno das flores e da gastronomia. Não falta a animação e o destaque vai para o concerto de Carolina de Deus, no dia 11, sábado, pelas 22 horas, na Praceta Cupertino de Miranda. No dia 12, domingo, pelas 17h30, a Banda Marcial de Arnoso promete emocionar o público presente na Praceta Cupertino de Miranda. No dia 10, na mesma Praceta, atuam os Folck5 (18h30), a Academia da Fundação Real Colégio de Landim com o tenor Carlos Ferreira (21h), segue-se o concerto com Magina Pedro e o Grupo de Fado 1111 – Canção de Coimbra. Por volta da meia noite começa a animação noturna, na Praça D. Maria II, numa aposta dos bares e dos espaços comerciais.

As flores são o centro de atenção nestes dias, seja em exposição ou para venda. Na tarde de domingo, dia 12, com início às 15h30, realiza-se o desfile e batalha das flores. Cerca de duas dezenas de associações e coletividades participam no desfile que começa junto à Câmara e desenrola-se pelas ruas da cidade até à Rotunda D. Sancho I. É o momento alto destas festas, cheio de cor e alegria, com carros alegóricos enfeitados de flores e figurantes muito coloridos. Um cortejo que atrai muitos milhares de pessoas.

Mais de uma dezena de estabelecimentos comerciais expõem as suas flores e vasos, também disponíveis para venda. São viveiros e estufas do concelho que aproveitam a oportunidade para se mostrarem.

Para aqueles que pretendem aprender a arte dos arranjos florais há também workshops. No dia 10, 14h30, na Praça 9 de Abril, oficina de flores de papel sobre o cravo. No dia 11, às 11 horas, oficina de flores em origami; pelas 15 horas, workshop “Como envasar uma planta”. Durante estes dias, na sala de exposições do Museu Bernardino Machado, pode apreciar a exposição “A arte de bordar a flor”.

No fim de semana, dias 11 e 12 de maio, a Praça 9 de Abril, expõe a Arte En Plein Air. Participam dez artistas famalicenses. Destaque, no dia 10, às 10 horas, para uma oficina de cerâmica artística, na Praça 9 de Abril, monitorizada pela Escola de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves. No mesmo local, uma hora depois, realiza-se uma oficina sobre aguarela, monitorizada por Helena Romão.

Este mês de maio coincide com o Mês de Maria. Na noite do dia 12, realiza-se a procissão mariana, organizada pela paróquia de Santo Adrião, com ponto de partida e chegada na matriz antiga.

Foto arquivo

Famalicão já vende bilhetes para a receção ao Portimonense

No próximo domingo, às 15h30, o FC Famalicão recebe o Portimonense Sporting Clube, partida da 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os bilhetes para esta partida já estão à venda, sob as seguintes condições: sócios – 5 euros, com a quota 3 regularizada, para a Bancada Placard.pt; público: 10 euros, para a Bancada Placard.pt
A venda de bilhetes decorre na Loja Oficial ou em https://smartfan.tickets/comprar-bilhetes?ev=1858

Foto: FC Famalicão