Famalicão: Academias Alex Ryu Jitsu realizam festival de artes marciais e desportos de combate

No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a Federação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu e as Academias de Cavalões e Ribeirão organizaram, durante o Festival de Artes Marciais e Desportos de Combate, um Seminário sobre Defesa Pessoal e com a Taça Alexandre Carvalho, em honra ao seu fundador.

Este é um evento que junta, durante vários dias, diferentes modalidades de Artes Marciais e Desportos de Combate, para vários momentos de conhecimento e de partilha entre todos.

Assim, a manhã de sábado, dia 3 de dezembro, foi dedicada a vários seminários de Defesa Pessoal, com a participação de cerca de 100 atletas, divididos em várias áreas do Alex Ru Jitsu. O seminário iniciou com o fundador do Alex Ryu Jitsu, o Mestre Alexandre Carvalho, e logo de seguida entraram em ação os mestres Manuel Cunha, Fernando Carvalhal, Carlos, Luís Faria, António Pinto, Nuno Vieira, Laurindo Azevedo, Mikaël Azevedo, Alcides Ribeiro, José Tavares, Carlos Sá.

Durante o seminário ficou demonstrada a riqueza, a complexidade e o quão abrangente são as técnicas de defesa pessoal Alex Ryu Jitsu, que podem ser utilizadas contra agressões na rua, contra várias armas assim como de mão nua.

Mas como indicado pelos Mestres do Alex Ryu Jitsu, esta modalidade, nascida em Famalicão, procura em primeiro lugar a harmonia entre todos e somente aplicar a técnica Alex Ryu Jitsu em caso de perigo real e só em defesa.

A parte da tarde iniciou com a disputa da Taça “Alexandre Carvalho”, uma competição de combates light-contact, que incluiu os escalões Juvenis, Juniores e Seniores, separados em duas áreas de combate, dois tatamis, onde se notou a energia e a garra dos atletas. No final a classificação por equipas foi a seguinte:1º lugar, Academia Casa do Lago; 2º lugar, Academia de Pousada de Saramagos; 3º lugar, Academia de Santo Tirso.

Para complementar este dia ligado às Artes Marciais e Desportos de Combate, a organização do festival realizou um Sarau, onde as várias modalidades fizeram uma demonstração dos seus estilos.

 

Deixe um comentário

Jorge Bruno Lobo é o candidato da CDU à União de Freguesias de Famalicão e Calendário

Foi com confiança e entusiasmo que a CDU apresentou Jorge Bruno Lobo como candidato à União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário. A sessão decorreu no auditório da Junta de Freguesia, na passada quinta-feira.

Operário na Continental/Mabor e dirigente sindical, Jorge Lobo, de 47 anos, quer devolver à CDU um eleito na assembleia de freguesia e reforçar a sua votação. Defende uma política mais próxima das populações e propõe um referendo para a desagregação das duas freguesias, alegando dificuldades na resposta às necessidades locais devido à dimensão e dispersão do território.

Entre as propostas da candidatura estão também a criação de parques florestais protegidos e a construção de um pavilhão multiusos junto à EB 2,3 Dr. Nuno Simões.

A sessão contou com a presença de Sílvio Sousa, candidato da CDU à Câmara Municipal, que destacou a importância do projeto e da equipa liderada por Jorge Lobo.

Famalicão: Tiago Pereira salta para a final do triplo salto nos Europeus de Atletismo

Ao final da manhã deste sábado, na Noruega, o famalicense conseguiu 16.05 no triplo salto e reservou um lugar na final dos europeus de atletismo sub-23, que se disputam até este domingo.

A marca alcançada por Tiago Pereira é um novo recorde pessoal.

O atleta, em representação de Portugal, já tinha participado no salto em comprimento, terminando em 20.º lugar, com 7,30 metros.

Famalicão: GD Joane vai encarar cada partida na pró nacional como uma final

O Grupo Desportivo de Joane avança para a nova época desportiva com uma “revolução” dentro de portas. Da época passada (Campeonato de Portugal) ficaram 10 jogadores e para a nova temporada (pró nacional da AF Braga) já foram contratados oito atletas, aguardando-se mais alguns reforços para atacar um dos campeonatos «mais competitivos das últimas épocas». É esta a opinião do treinador, também ele novo no clube (José Manuel Teixeira), que é partilhada por Nuno Oliveira, o diretor desportivo.

O plantel apresentou-se na manhã deste sábado para preparar a participação na principal prova da AF Braga. O desafio «é olhar para cada jogo como uma final. Estamos ainda numa fase muito embrionária e não vou, agora, anunciar objetivos, porque esse seria o maior erro», avisa José Manuel Teixeira.

O treinador reconhece as dificuldades que aí vêm. «Há quem diga, e com razão, que estamos num minicampeonato de Portugal, com equipas muito apetrechadas», mas vai avisando que «dentro daquilo é a história do Joane vamos construir uma equipa competitiva. Nesta fase temos que perceber que há uma restruturação muito grande e, doravante, há que assimilar processos e conceitos. O que vamos pedir aos jogadores é que sejam o reflexo de um clube que tem uma alma imensa. E pedimos aos adeptos que nos ajudem a alavancar aqueles que são os nossos objetivos. Seremos aplicados e ponderados, sempre na luta e nunca abdicando de um lugar cimeiro na classificação».

Do plantel e do que falta para fechar, José Manuel Teixeira fala de «critério» nas escolhas. «Estamos a tentar contratar bem. Fomos buscar jogadores talentosos que vão mostrar que têm competências para jogar nesta divisão».

O diretor desportivo, Nuno Oliveira, refere que o clube está no “mercado” para contratar mais dois reforços e que vai olhar para a formação para fechar o grupo de trabalho para 25/26.

Sobre objetivos, não esconde que a grandeza do Joane «obriga-nos a olhar para a competição de forma muito positiva, sabendo que será um campeonato muito difícil. Estamos esperançados em fazer um bom trabalho», porque «o nosso compromisso é olhar para os lugares cimeiros da tabela. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer e temos que estar unidos naqueles que são os nossos objetivos. Vamos ser competitivos a cada jogo e nada adianta olhar para a frente, porque o caminho é para se fazer a cada partida».

Carlos Dias (ex-S. Cristóvão), Ricardo Ferreira (ex-Arões), Pedro Pacheco (ex-Ronfe), Maga (ex-Vilarinho), André Alves, Carlitos, Lousada e Carlos Durães (todos ex-Torcatense) são, para já, os reforços.

Da época passada continuam Ferreira, Diogo Ribeiro, João Ferreira, Pinto, Vitinha, Barreto, Miguel Silva, Barbosa, Rui Jorge e Correia (ex-júnior).

José Manuel Teixeira é líder da equipa técnica, que tem como adjuntos Miguel Ricardo Faria, Ismael Sousa e Pedro Miguel Carvalho (treinador de guarda-redes).

Sábado e domingo com previsão de chuva

A chuva parece estar de regresso este fim de semana, avança a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo a informação disponível, os primeiros aguaceiros deverão começar a cair na região na noite deste sábado, mantendo-se até, pelo menos, ao início da tarde deste domingo.

As temperaturas na região não vão ultrapassar os 23 graus.

Famalicão: Gabriel Maia deixa Europeus na meia-final

O atleta famalicense terminou a sua participação nos Europeus sub-23 de atletismo com o décimo terceiro lugar nas meias-finais dos 200 metros.

Gabriel Maia correu na manhã deste sábado e fez a prova em 21.13 segundos.

Recorde-se que também correu nos 100 metros, onde checou às meias-finais. Os Europeus de Atletismo sub-23 estão a decorrer, desde a passada quinta-feira, na Noruega.

Bombeiros apelam ao respeito pelas zonas de socorro

Os Bombeiros de Famalicão deixaram um apelo à comunidade após uma ocorrência registada na noite desta sexta-feira, na freguesia de Antas, num claro alerta para a necessidade de respeitar as zonas de intervenção durante as operações de socorro.

Durante as operações de socorro, é essencial que a população colabore e respeite as orientações das equipas de emergência

A corporação denunciou a aproximação de vários civis ao local da intervenção, apesar dos pedidos feitos no momento.

Infelizmente, nesta ocorrência, verificámos a aproximação de vários civis ao local da intervenção, apesar dos nossos insistentes pedidos para que se mantivessem afastados

Segundo os Bombeiros, situações como esta “dificultam o trabalho dos operacionais, colocando em risco a segurança de todos e comprometendo a eficácia do socorro”.

No final da nota, deixaram um apelo claro:

Contamos com o bom senso e colaboração de todos. O respeito pelas zonas de intervenção é um ato de cidadania e pode fazer a diferença na vida de alguém