Famalicão acorda para o último dia das Antoninas após noite apoteótica

Depois da memorável noite/madrugada, com o desfile e exibição das 10 marchas, que consagrou a ARCA como a grande vencedora, num espetáculo presenciado por milhares de pessoas, as festas do concelho terminam esta quinta-feira, feriado municipal.

O último dia das Festas Antoninas tem um programa religioso muito forte: às 10h30, na Praça D. Maria II, celebra-se a missa solene em honra de Santo António, que será presidida por D. José Cordeiro, arcebispo de Braga. Após a missa tem lugar a distribuição do pão de Santo António, uma tradição que se repete todo os anos e que está prevista para as 12 horas.

Na parte da tarde, por volta das 14h30, música filarmónica ao despique, na Praça D. Maria II entre a Banda de Música de Famalicão e a Banda de Música de Riba de Ave. Por volta das 17 horas, sai a procissão solene em honra de Santo António, com início junto à Capela de Santo António, na Rua Alves Roçadas, e percurso por várias ruas da cidade. Por volta das 17h45, será descerrada uma placa comemorativa dos 100 anos da Capela de Santo António.

Fora do programa religioso, às 18h30, na Praça D. Maria II, serão entregues os prémios das Marchas Antoninas. As festas terminam no Parque da Devesa: pelas 22 horas atua Buba Espinho; às 24 horas, junto à Praça da Cidadania, será projetada uma sessão de fogo de artifício – sessão piromusical.

52 Comments

  1. Jose Luis Pinto lógico
    O reconhecimento verdadeiro vem das mais altas entidades
    A comunicação social convidada os unidos de ávidos sempre por algum motivo

  2. Ora ora foi unidos de avido que foram convidados a ir a sic ???? Porque sera🎆🎇🎆🎉

  3. Maria João ou melhor, quando o tema eram os jornais e houve quem aparece se lá de tridentes 🔱 essa se calhar ainda consegue ser melhor
    Infelizmente à pessoas muito tapadinhas ou com memória de peixinho que gostam de falar mas não olham para o próprio umbigo

  4. Maria João a melhor não digo, gostei mais quando o tema era o pão de Santo António e apareceram lá de feiticeiros de oz, essa sim foi sem dúvida a melhor ahaha abraços 🥰😜

  5. Alice Silva para o ano prepare- se, vão vestidos de” guerra das galáxias”, vai ser a” estocada final”!!! Vocês ,Até vão ficar com os olhos em bico!💪💪💪❤️❤️🔥🔥🔥🔥💥💥

  6. Isabel Souto enfim, concordo, as pessoas falam sem saber o que dizem, o estádio não deve servir só pra futebol e moscas, era o lugar ideal, inclusive eu participei em tempos nas marchas e era onde reunia melhores condições…

  7. Jose Luis Pinto o Feiticeiro de Oz, para o tema “O Pão de Santo António”, para quem tem memória curta

  8. Ana Monteiro alguem disse o contrario? Só acho que a marcha da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntarios Famalicenses merecia um lugar muito melhor com um trabalho de excelência que apresentou.

  9. Clara Mota Ferreira para o ano se o tema for oceanos eu vou de forcado 🤣🤣🤣🤣🤣

  10. Sara De Castro Bessa Não pode ser muito diferente Sara porque já houve marchas a ganhar onde nem sequer reconhecias o tema! Mas isto era assunto para muitas horas.

  11. Conceição Alves mas a senhora ou não sabe ler ou não sabe interpretar para não dizer pior. Ninguém quer saber à quanto tempo vê ou deixa de ver marchas, no sítio onde é não tem condições nenhumas para a quantidade de gente que as festas Antoninas trazem.
    E já que é tão entendida na Póvoa nem marchas há, chamam se rusgas. E as rusgas, tal como as nossas marchas de Famalicão, tal como as marchas de Lisboa terminam todas num palco.
    Fique bem 😘

  12. Clara Mota Ferreira são opiniões minha querida. Nem toda a gente pensa o mesmo. O teu conceito de coordenação e criatividade pode ser diferente do de muita gente.

  13. Mota José Souto O Sr. acompanha á quase 30 anos e eu acompanho desde sempre . As marchas não têm que ser no estádio e sim na rua . O Sr. vai á Póvoa de Varzim ,por exemplo ,e vê as marchas na rua . É na rua que as marchas são feitas e mais nada ! A cada ano que passa ,vem mais gente assistir ás marchas Antoninas . O Sr. acha que toda a gente cabia no estádio e não ficava ninguém sem poder ver ? Por amor de Deus …Mas é a sua opinião e eu respeito . Tenha um bom dia .

  14. Conceição Alves a Senhora vai me desculpar, mas em algum dos meus comentários eu falei na Trofa ou comparei alguma coisa, eu acompanho as marchas em Famalicão á quase 30 Anos, e volto a dizer, tem sítios melhores onde pode levar muito mais pessoas, antes era no Estádio, mas o local não sou eu que escolho, apenas dei a minha opinião e mais uma vez nunca falei na Trofa nem fiz nenhuma comparação. Obrigado

  15. Mota José Souto Ok …mas as marchas são na rua e não na bancada ! E não me vai dizer que a Trofa tem melhores condições ,porque eu conheço muito bem . Vivi aí 35 anos e saí daí bem á pouco tempo .O que mudou depois de eu sair daí ,em nada muda as condições e amontoamento das pessoas, quando há desfiles ou outra festa qualquer . Se aqui caiem pessoas ,aí também caiem e de que forma ….Passe muito bem .

  16. Conceição Alves Se tem ou não pouco importa, as marchas são em Famalicão , mas para falar assim não deve saber do que fala, porque este Ano havia lugares na bancada que nem dava para ver, e a minha opinião é para melhorar as coisas, porque têm condições para isso.

  17. Clara Mota Ferreira moral da historia … para terminar. 9 marchas erradas e uma correcto… parabens..

  18. Jose Luis Pinto as abelhas não perdem tempo a dizer às moscas que mel é melhor do que merda. Passe bem

  19. Clara Mota Ferreira nao… dhaaaaaa azulejo tem a igreja dhaaaaa os arcos tinham capelas….. dhaaaaa …. nao tesouros nem panos na cabeça…

  20. Jose Luis Pinto então quem estivesse a ver sem saber dizia que o tema das outras marchas era o azulejo 😅

    “Ouvimos historias em alto mar, de santo António que foi pregar, que as virtudes sao um tesouro, quisemos saber com a certeza, onde reluz tamanha riqueza (capela) que vale mais do que prata e ouro (metáfora, a capela de santo antonio vale mais do que prata e ouro!)

  21. Clara Mota Ferreira so a letra falava no s antonio quem estivesse a ver sem saber o tema e sem ouvir a letra dizia….. o tema deve ser os oceanos

  22. Clara Mota Ferreira a pontuacao se nao sabe é: musica arcos roupas letra e coreografia…

  23. Jose Luis Pinto ouça a musica para entender a história! Dê-se a esse trabalho antes de criticar

  24. Manuel Couto Avidos também participou e muito bem. As marchas estavam todas muito lindas e muito bem representadas. Apesar de haver pessoas que não têm mais nada que fazer, a não ser virem para o Facebook fazerem comentários de porcaria. Mas enfim… Deus, também não agradou a todos.

  25. Clara Mota Ferreira nao sei a parte que nao entendeu…. nao era tema livre mas sim 100 ANOS CAPELA S ANTONIO

  26. Jose Luis Pinto o mesmo motivo que em Lisboa os 2 primeiros lugar foram atribuidos às marchas mais criativas e cordenadas em palco!! De facto, a Marcha da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntarios Famalicenses (piratas como senhor se refere) deveria ter ficado era em primeiro mas Famalicão não está preparado para um trabalho de excelência 🫡😉

  27. Em Lisboa ganham as marchas mais criativas! Ganha Alcântara de forma criativa e surpreendente! Só em Famalicão é que a Marcha mais criativa e cordenada em palco fica em oitavo lugar! Convido todos a verem a atuação da Marcha da Associação Humanitária dos Bombeiros Famalicenses! 💙

  28. Conceiçao Azevedo Olá🌹💐😊, tem artigos muito bons e posts interessantes na sua timeline e você sempre escreveu bons textos e postou lindas fotos. Você parece ser uma mulher legal. 🌹🌷 mas não somos amigos, enviei um pedido de amizade mas não funcionou tentei várias vezes mas ainda assim não deu certo. Clique no meu perfil e envie um pedido de amizade e poderemos nos tornar amigos. Obrigado.🤗🌹🥀.

  29. Jose Luis Pinto mais respeito por todos !!! Os meus Parabéns a todas as marchas pela dedicação e trabalho!!! E já agora, a melhor na minha opinião foi a dos bombeiros 👏👏👏👏

  30. E simplesmente uma palhaçada para o ano que vem deveriam ir os palhaços aí!!! Os piratas e companhia

  31. Jose Luis Pinto concordo os júris são sempre os mesmos às marchas estão á emtrar e já estão á dar á pontuação.!!! nem vêm o resto dá atuação

  32. Triste e lamentavel …. mais que motivo para que haja cada vez menos participantes nas marchas… como é possivel o tema ser 100 anos da capela de s antonio e piratas ficarem no lugar que ficaram…. questao de intereses so pode!!!! Uma marcha como avidos/lagoa merecer ficar nos 3 primeiros ficar em 9° !!!! Alguem pode me dar uma explicação!!!!! Ja agora quem eram os [aparvalhados] juris ???

  33. É uma pena terem uma Festa tão bonita, terem o Ex-líbris as Marchas que tanta gente leva a Famalicão e fazerem num sítio sem condições , onde fica a maior parte das pessoas sem ver, pessoas a cair e a magoarem-se por falta de condições.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Johnny Abreu e Tiago Maroto na festa a Santa Ana em São Joaquim

A freguesia de Oliveira S. Mateus está em festa até domingo, com as celebrações a Santa Ana e São Joaquim. O cartaz apresenta, por exemplo, os cantores Johnny Abreu (sexta-feira), Tiago Maroto (sábado), os dj´s Los Bandidos (sábado), a Banda Marcial de Arnoso, cantares ao desafio com Domingos Soalheira e Adília de Arouca e o folclore, com o Rancho As Lavradeiras de Santa Maria de Oliveira.

Há, também, vários momentos religiosos, como a missa, às 11 horas, de domingo, e a procissão solene a decorrer durante a tarde do mesmo dia, a partir das 17 horas.

Confira no cartaz toda a programação destas populares festividades de Oliveira S. Mateus.

Famalicão: Voluntários da HumanitAVE foram recebidos pelo Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau

Dez voluntários da HumanitAVE estão na Guiné-Bissau para levar a cabo mais uma missão de ajuda humanitária, onde colocam mãos à obra para fazer a diferença na vida de quem mais precisa.

Com vários projetos em curso na área da logística, saúde, educação, fisioterapia e direitos humanos, os voluntários enfrentam desafios diários que foram reconhecidos pelo Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, Miguel Cruz Silvestre.

Numa reunião informal, depois de conhecer melhor o trabalho da HumanitAVE em território Guineense, as dificuldades e os desafios enfrentados, o embaixador reforçou o apoio já prestado ao trabalhado desenvolvido pela associação famalicense.

Numa partilha nas redes sociais, a HumanitAVE agradece a “amabilidade e simpatia com que foram recebidos”.

A 21ª Missão Humanitária teve início a 19 de julho e termina a 2 de agosto.

Famalicão: Riba d´Ave/Sifamir reforça-se com goleador

Bruno Dinis (ex-USC Paredes), de 26 anos, é reforço do Riba d´Ave/Sifamir. O defesa/médio, em 26 partidas da época passada apontou 27 golos.

É a segunda cara nova do plantel, depois do anúncio de Nahuel “Nanu” Castro (ex-HC Turquel).

O Riba d´Ave/Sifamir renovou com a equipa técnica liderada por Raúl Meca e do plantel da época passada foi anunciada a continuidade de Rui Silva “Folhetas”, Franco Pósito, Anderson “Nery”, Gustavo Pato e Álvaro Shehda.

O treinador Raul Meca será coadjuvado por Eduardo Paiva, Horácio Ferreira e Ricardo Nogueira.

Famalicão: Martim Almeida regressa a casa (FAC)

O jovem hoquista famalicense, depois de ter feito toda a formação no FAC, até aos seniores B, está de regresso a casa. Martim Almeida jogou, na época passada, na Juventude de Viana e regressa para ajudar a equipa a subir à subir à 1.ª divisão, tal como fez na formação de Viana do Castelo.

Outras novidades do plantel são as contratações de Carlos Figueira (ex-Infante de Sagres) e o também regresso do guarda-redes Tiago Freitas (ex-AD Valongo), que representou o FAC em 22/23. Estes reforços juntam-se ao já anunciado Márcio Sisti (ex-Juventude Pacense)

Depois de confirmada a continuidade de Juan López, o FAC também já tinha anunciado as renovações de Carlos Dias e Miguel Santos. Recorde-se que a equipa de hóquei em patins do Famalicense, que será treinada por Miguel Viterbo, vai disputar o nacional da 2.ª divisão com o objetivo de regressar à principal divisão.

Famalicão: 30º Passeio Convívio da Associação Desportiva do Carril já tem data marcada

A 15 de setembro vai decorrer o 30º Passeio Convívio organizado pela Associação Desportiva do Carril, da freguesia de Mogege. Estão convidados todos os associados, amigos e população da freguesia.

O destino do Passeio Convívio é o Parque de Lazer Montedeiras, em Marco de Canaveses.

A saída está agendada para as 07h30, junto ao café JJ e o dia será preenchido com vários jogos tradicionais para todas as idades, não faltando o tradicional campeonato de sueca. A meio da tarde, como já é habitual, haverá bolo e champanhe.

As inscrições decorrem até ao dia 31 de agosto, aos sábados, entre as 16h00 e as 18h00, na Sede da Associação Desportiva do Carril.

A organização promete um dia repleto de alegria e animação.

Famalicão: Riopele junta funcionários para celebrar a família

Cerca de mil pessoas, entre funcionários e respetivas famílias, reuniram-se no dia 14 de julho para celebrar o “Family Day” da Riopele.
Nas redes sociais, a empresa têxtil de Pousada de Saramagos fala de um dia pleno de alegria, com diversas atividades e prémios para 30 famílias.
O presidente da Riopele, José Alexandre Oliveira, assinalou o momento assumindo que a empresa visa construir uma cultura que não valorize apenas o trabalho, «mas também os laços que nos unem a todos. Foi maravilhoso reencontrar antigos colegas e dar as boas-vindas às suas famílias na família Riopele, neste evento inesquecível».