Famalicão: Adelino Lopes desapareceu há 1 ano, sem deixar rasto

Adelino Ferreira Lopes, de 64 anos, está desaparecido desde a manhã de 17 de outubro de 2023, há precisamente um ano, e desde então não existem mais informações acerca do seu paradeiro.

O famalicense vivia com uma família de acolhimento, na freguesia de Requião e foi visto pela última vez por volta das 09h00, vestido com roupa escura e a transportar um saco.

Adelino é dependente de medicação e tem dificuldades de locomoção.

O caso está sob investigação da Polícia judiciária, ainda sem qualquer desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Operação Blackout: Famalicão e Braga no centro de rede de furto e desmantelamento de automóveis

A “Operação Blackout”, levada a cabo pela PSP, resultou em três detenções e 21 arguidos, tendo Vila Nova de Famalicão e Braga como epicentro das buscas. A ação teve como objetivo acabar com um grupo suspeito de furto, viciação e desmantelamento de veículos automóveis.

Dois dos principais líderes da rede são de Famalicão, e o terceiro de Braga. A operação incluiu cerca de 40 buscas e a apreensão de 54 mil euros, 26 veículos e vários equipamentos utilizados para crimes de elevada especialização técnica.

Famalicão: Festival Soul de Inverno com Nenny, Amadou & Mariam, Milhanas e Soraia Tavares

Soul, blues e groove vão aquecer a Casa das Artes. É o regresso do Festival Soul de Inverno, marcado para os dias 22 e 23 de novembro. Destaque para Nenny e para Amadou & Mariam.

O festival abre no dia 22, com o concerto de Milhanas, uma das mais promissoras jovens da música portuguesa, com a apresentação do seu disco de estreia “De Sombra a Sombra”.

Nenny, que atua no mesmo dia, combina o hip-hop, R&B e sonoridades africanas. Com sucessos como “Tequilla”, “Bússola” e “Mar Azul”, promete uma atuação carregada de energia e capaz de cativar o público do início ao fim.

No sábado, 23 de novembro, Famalicão recebe Amadou & Mariam, mítico duo do Mali que conquistou inúmeros palcos pelo mundo fora. São aclamados pela sua habilidade em combinar música tradicional africana com elementos de pop, rock e eletrónica.

Ainda antes, o público contará com a atuação de Soraia Tavares, uma voz emergente da música lusófona. Com o seu mais recente single “Tu Não Mentes” e uma presença carismática, Soraia Tavares levará o público numa viagem pelas suas raízes cabo-verdianas e lisboetas, proporcionando uma abertura intimista para uma noite inesquecível.

Esta 3ª edição reforça a missão do festival de trazer inovação e diversidade ao panorama musical, unindo Famalicão a grandes nomes da música contemporânea.

Os bilhetes já estão disponíveis para venda online e nos locais habituais.

Famalicão: Circo de natal instala-se no Parque 1.º de Maio a partir de 30 de novembro

A edição deste ano do Circo de Papel, do Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), vai contar as “Histórias de Maria”, inspirado no livro “O banco” de Meghan, Duquesa de Sussex, uma história sobre a magia da paternidade.

O espetáculo de circo contemporâneo estará em cena na tenda que será instalada no Parque 1.º de Maio, de 30 de novembro a 5 de janeiro do próximo ano.

O espetáculo pode ser visto aos domingos, terças, quartas e quintas-feiras, às 10 e 15 horas; sexta e sábado, às 10, 15 e 21 horas; no dia 24 de dezembro, às 10 e 15 horas; 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro, às 17 horas. Menores de 3 anos têm entrada gratuita; crianças e seniores pagam 7,50 euros; o bilhete para adultos é de 10 euros.

A edição deste ano do Circo de Papel apresenta as Sessões Azuis, adaptadas para público mais sensível: o som será mais baixo, luzes com menos intensidade ao olhar e luz de bancada mais presente. Acontecerá uma vez durante a semana e uma vez ao fim de semana (sessão de domingo, às 10h00). Haverá, também, a possibilidade de ter uma intérprete de língua gestual portuguesa.

A história desenvolve-se à volta de Maria a filha mais velha de uma família de 3 irmãos. Diariamente, junto com os seus irmãos, Maria prepara-se para um dia ser capaz de continuar a rodar com o circo da família “BRAVO”. Sempre a primeira a chegar à tenda para os treinos diários, leva consigo infindáveis perguntas, as quais se tornavam uma missão desafiadora para o seu pai. Uma história familiar que faz pensar e refletir sobre as tradições e saberes geracionais e de como podemos refletir sobre o futuro através delas.

A interpretação deste espetáculo estará a cargo de Janela Guimarães, Sara Sofia, Luca Paties – Itália; Corey Leighton – Estados Unidos; e Tjasa Dobravec – Eslovénia

Famalicão: Lions oferece ecógrafo portátil de 7.355 euros ao hospital

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão entregou um Ecógrafo Portátil (VitaScan PD), no valor de 7.355,40€, ao Centro Hospitalar do Médio Ave – Hospital de Famalicão – ULS Médio Ave, em parceria com LPCC – Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O ecógrafo vai para o Hospital de Dia do Serviço de Oncologia. Trata-se de um aparelho específico de apoio ao diagnóstico dos doentes oncológicos, mais célere e menos invasivo.

Segundo o pedido específico do CHMA, «o doente oncológico internado pode, por diversas causas, apresentar diminuição do débito urinário (…), sendo importante investigar a causa subjacente e simultaneamente evitar cateterizações urinárias desnecessárias. (…) Assim, será importante a adoção de medidas para evitar o mesmo e avaliar corretamente a necessidade de cateterização urinária, com especial foco no doente oncológico, já fragilizado pela própria doença oncológica e efeitos laterais dos tratamentos, com maior risco de infeção. (…) um ecógrafo portátil (VitaScan PD) permitirá auxiliar na decisão de se fazer ou não cateterização urinária, reduzindo-se assim os riscos associados à mesma para o doente».

Recorde-se que o Lions Clube de Vila Nova de Famalicão tem vindo a colaborar de forma estreita e ao longo dos anos com os diferentes serviços do Centro Hospitalar do Médio Ave – Hospital de Famalicão – ULS Médio Ave, «procurando apoiar na colmatação de carências identificadas e resultantes de pedidos de ajuda recebidos junto do nosso Lions Clube».

Esta colaboração com o CHMA tem sido materializada quer através de equipamentos (com a entrega de 2 ecógrafos), de ajudas técnicas (com a entrega de camas articuladas para adultos e crianças, cadeirões, cadeiras de rodas, etc…), da intervenção em espaço físico (Hospital de Dia do Serviço de Oncologia) e no apoio à sua Associação de Voluntariado Hospitalar.

 

Famalicão: André Narciso arbitra o jogo com o GD Lagoa

O árbitro da Associação de Futebol de Setúbal foi o escolhido para arbitrar a partida GD Lagoa x FC Famalicão, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal.

André Narciso terá como assistentes Vasco Marques e Luís Viegas; Daniel Martins é o quarto árbitro.

O jogo está marcado para a tarde de domingo, às 15 horas, no Estádio Capitão Josino Costa.

Famalicão: Décima edição do Festival de Cinema Jovem bate recorde de inscrições

Terminadas as inscrições, a 10.ª Edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão recebeu 238 curtas-metragens, o maior número de sempre. Recorde-se que o festival destina-se a jovens entre os 12 e os 35 anos de idade de todo o país.

Para o município de Famalicão, que organiza o festival através do Pelouro da Juventude, este recorde de participação reflete «a criatividade dos jovens realizadores de todo o país, mas também a colaboração de muitos jovens talentos, incluindo produtores, atores, argumentistas, diretores de fotografia, técnicos de som, diretores de arte, montadores, maquilhadores, figurinistas e outros profissionais». A organização acredita que estas candidaturas somem cerca de 2500 jovens, o que «evidencia a vitalidade e o potencial do novo cinema português».

O festival, que vai desenrolar-se entre 4 e 7 de dezembro, apresenta, este ano, como novidade a realização do documentário “retratos cinematográficos: uma jornada com ymotion”. Trata-se de um tributo à história do festival que pretende mostrar os bastidores e as memórias dos muitos homenageados pelo festival, como António Pedro Vasconcelos, Joaquim de Almeida, Rita Blanco, Lúcia Moniz e Beatriz Batarda, Rodrigo Santoro, Ines de Medeiros, entre outros. Este projeto será promovido por um grupo de jovens famalicenses, alunos dos cursos de multimédia e audiovisual das secundárias Padre Benjamim Salgado e Camilo Castelo Branco, que assumirão a direção deste documentário coproduzido pelo Ymotion.

Nesta edição, como nas anteriores, há nove categorias a concurso: “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2 500 euros, que será atribuído à melhor curta-metragem; galardões para o melhor filme produzido por estudantes do ensino secundário, o melhor documentário, o melhor filme de animação e para o filme preferido do público. Serão, ainda, distinguidas a melhor curta-metragem experimental, a melhor interpretação, o melhor argumento e a melhor direção de fotografia.

O argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos, é o presidente do júri, acompanhado por Carla Chambel (atriz e vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Válter Hugo Mãe (escritor e artista plástico), Paula Lobo Antunes (atriz), Lara Marques Pereira (jornalista de cinema) e Silvana Torricella (realizadora e argumentista).