
O Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco vai desenvolver, de 14 a 18 de fevereiro, a Semana UBUNTU. A iniciativa vai contar com a participação de 34 alunos, quatro docentes e duas psicólogas. Em comunicado, o agrupamento admite estar a «dar os primeiros passos para a valorização da ética do cuidado, da liderança servidora e a construção de pontes».
A iniciativa “Academia de Líderes Ubuntu Escolas”, desenvolvida pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), é um programa de educação não-formal, de capacitação, destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos. O projeto tem por base modelos de liderança e cinco pilares «essenciais»: o autoconhecimento, a autoconfiança. A resiliência, a empatia e o serviço. A Academia de Líderes pretende criar e promover capacidades pessoais, cívicas e sociais, incentivando os participantes a agir enquanto agentes de mudança ao serviço da sociedade.
Durante a Semana UBUNTU, os jovens visam especializar-se em liderança servidora e trabalhar o sentido da vida. O desenvolvimento de competências socioemocionais e capacidades de resolução de conflitos, negociação, colaboração e de criação de soluções são também alguns dos objetivos a serem atingidos ao longo dos sete dias.
De acordo com a informação partilhada em comunicado, «o Instituto é uma associação cívica sem fins lucrativos, que tem por missão a promoção da dignidade humana, através da especialização na dinamização da cultura colaborativa e na promoção da unidade na diversidade».