
O ministro da Educação, João Costa, e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, inauguraram oficialmente, esta quarta-feira, a UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco que já funciona desde junho do ano passado. Este serviço presta apoio aos alunos que sejam atletas de alto rendimento e que pretendam conciliar, com sucesso, as duas atividades.
Para que assim seja, esta unidade permite que a escola disponha de um conjunto de docentes para dar acompanhamento aos alunos, gerir de forma flexível o currículo e horários, adaptando-os ao contexto de treino e de competição.
O secretário de Estado fala «num casamento perfeito entre a educação e o desporto, numa articulação que permite aos alunos manter uma carreira desportiva e o sucesso académico, com projetos curriculares individualizados e que permite aos alunos não ter de abdicar de estudar para enveredar pela carreira desportiva ou vice-versa».
A UAARE do Agrupamento Camilo Castelo Branco tem, atualmente, 59 alunos/atletas, do 6º ao 12º ano, de 9 modalidades e de 15 clubes.
O Município apoiou a candidatura da escola, equipando a sala de estudo de apoio à UAARE e é também um agente facilitador «passando a informação aos clubes e aos pais das potencialidades do projeto, que junta recursos e enquadramento legal, para facilitar a conciliação entre a prática desportiva e o aproveitamento escolar». Declarações do presidente da Câmara Municipal que acompanhou a visita. Mário Passos entende que é na articulação entre todos «que vamos potenciar o rendimento, quer desportivo quer escolar dos muitos talentos que temos no concelho». De resto, recordou, era ainda vereador do Desporto e era confrontado com a dificuldade de alunos/atletas conciliarem as duas atividades. «Desde logo, procuramos e questionamos sobre esta possibilidade de ter em Famalicão uma destas unidades, que se concretizou agora. É para mim, enquanto presidente de Câmara, motivo de uma enorme satisfação, porque é um processo que permite a estes jovens uma evolução desportiva sem prejuízo do seu percurso educativo».
Os primeiros indicadores da UAARE são muito positivos, com os jovens a apresentarem rendimento escolar acima da média geral, não afetando aquilo que é o seu percurso desportivo.
Jackpot Winners Ⴝoon!