
Seis alunos, com idades entre os 9 e os 13 anos (do 4.º ao 6. Ano) do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, participaram numa atividade de mobilidade do programa Erasmus +, cujo destino foi a Grécia.
Desenvolveram atividades em contexto escolar e local, em Alexandria, em Salónica, Veria Vergina, Dion e no Monte Olimpo. Estiveram em contacto com a história do povo grego e conheceram de perto a relação deste povo com a escultura. Deste modo, participaram em workshops e efetuaram visitas.
Esta participação, na segunda mobilidade para fins de aprendizagem do The Arts Ring, teve por objetivos desenvolver o trabalho de autonomia, de conhecimento pessoal, de interação social, mas também motivar o pensamento crítico e criativo, o sentido de cooperação, a responsabilidade cívica na defesa das artes e a experimentação de novas abordagens ao ensino. É uma oportunidade para melhorar a comunicação em língua inglesa e perceber a importância da multiculturalidade.
Regressaram emocionados pelo excelente trabalho desenvolvido pela escola de receção, 1o Dimotiko Sxoleio Alexandrias, e tiveram a oportunidade de ver e passar o “portão do Olímpo”, de mãos dadas com os colegas turcos, búlgaros, espanhóis, gregos e, virtualmente, com os italianos.”
Nos próximos dias, estes alunos, irão partilhar a experiência e o conhecimento apreendido, com os seus pares nas suas escolas.