Famalicão: Alunos da CIOR defendem Provas de Aptidão Profissional

Terminado mais um ano letivo, com a defesa das provas de aptidão profissional, os alunos da CIOR demonstraram que estão aptos para o mercado de trabalho ou para prosseguirem os seus estudos.

Os alunos finalistas dos diferentes cursos da Escola Profissional terminaram, na passada semana, a apresentação pública das suas provas de aptidão profissional perante os respetivos júris. Como projeto pessoal ou de equipa, fizeram prova dos conhecimentos adquiridos.

José Paiva, diretor pedagógico da Escola, destacou a qualidade das provas e dos projetos, relevando o espírito crítico, a criatividade e a inovação dos alunos. Acrescentando que é isto que se espera de um finalista da CIOR: «um técnico competente, criativo, cumpridor e comunicativo como pessoa e profissional».

A direção da Escola agradece a presença e participação de técnicos representantes de empresas, ensino e investigação, instituições e demais organismos representativos de diferentes setores do mercado do trabalho, que integraram os diferentes júris.

Os alunos finalistas frequentaram os cursos de mecatrónica automóvel; eletrónica, automação e comando; produção e maquinação, instalações elétricas; auxiliar de farmácia e animação sociocultural.

Famalicão: PSP deteve jovem de 17 anos que conduzia sem carta

Agentes da Polícia de Segurança Pública detetaram, esta quinta-feira, um jovem de 17 anos a conduzir sem carta de condução.

No momento da abordagem das autoridades, o adolescente conduzia uma viatura na Avenida dos Descobrimentos.

O jovem foi detido e notificado para comparecer a tribunal.

 

PSP avisa: Há radar na variante de Famalicão neste mês de fevereiro

Dia 23 de fevereiro irá decorrer na variante nascente de Famalicão uma operação de controlo de velocidade com colocação de radar móvel.

A ação é levada a cabo pela Polícia de Segurança Pública e foi divulgada por esta autoridade nas últimas horas.

A fiscalização decorrerá a partir das 09h00.

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude já estão em Famalicão

Chegaram a VN de Famalicão, na noite desta quinta-feira, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, vão estar no Arciprestado até domingo.

Os símbolos entraram no concelho pela paróquia de Gondifelos e, a partir de amanhã, seguem para Vale S. Cosme, Riba de Ave, Avidos, Antas e Vila Nova de Famalicão.

Um dos pontos altos desta passagem será a Peregrinação dos Símbolos na noite de sábado, pelas 21h30, com início na Praça – Mercado Municipal e término na Igreja Matriz Nova.

Famalicão: Bombeiros alertados por cidadão que diz ter visto fumo a sair de prédio

Os bombeiros foram, na tarde desta quinta-feira, acionados por um popular que dizia ter visto fumo a sair da cobertura de um edifício, na Avenida Marechal Humberto Delgado, em Famalicão.

Chegados o local, e depois de acederem à cobertura do prédio, os soldados da paz não encontraram nenhum foco de incêndio ou até mesmo fumo.

Os meios acabaram por ser desmobilizados sem que existisse uma explicação para o fumo descrito no alerta que havia sido feito.

Famalicão: Esmeriz recebe sessão sobre reabilitação e valorização das zonas ribeirinhas

A Casa de Esmeriz recebe, na noite do próximo sábado, uma sessão de esclarecimento sobre o projeto “Recuperação e Valorização Hidrográfica da Bacia do Ave – VN Famalicão – Rio Pelhe”, tendo como orador o especialista em reabilitação de rios, Pedro Teiga, Doutor em Engenharia do Ambiente – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O projeto tem como objetivo a reabilitação e valorização dos ecossistemas ribeirinhos do rio Pelhe, atravessando zonas agrícolas / florestal e aglomerados urbanos.
A ação de esclarecimento, com início marcado para as 21h30, destina-se não só à população em geral, mas, particularmente, a proprietários dos terrenos das margens das linhas de água.

Famalicão: Presidente da Câmara reuniu com profissionais da Educação

Ao final da tarde desta quarta-feira, representantes dos docentes e não docentes dos Agrupamentos de Escolas Camilo Castelo Branco e D. Sancho I foram recebidos, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e pelo vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima.

Nesta reunião, os autarcas procuraram perceber melhor os temas que têm levado milhares de profissionais da educação a manifestarem-se e as questões prioritárias nas negociações com o Governo.

Mário Passos e Augusto Lima ouviram os docentes e os não docentes durante um encontro que também contou com representantes de todos os níveis de educação escolar, os técnicos especializados e os assistentes operacionais, nomeadamente os que trabalham diretamente com a Educação Especial.

Os dois autarcas mostraram-se compreensivos e solidários com as causas destes profissionais e evidenciaram a sua preocupação com o impacto deste período prolongado de greves para famílias e alunos. Mário Passos e Augusto Lima desejaram aos profissionais sucesso nas negociações com o Governo.