
Alunos do curso Técnico Auxiliar de Farmácia, da Escola Profissional CIOR, participam na organização e dinamização da 3ª edição do Mercado da Saúde, promovido pela Câmara Municipal, através do pelouro da Saúde. O evento decorre esta quarta e quinta-feira, no centro urbano de Famalicão, no âmbito da iniciativa “Vai à Vila”, mercados urbanos.
O horário de funcionamento deste evento será das 10h-12h30 e das 14h-16h durante ambos os dias.
À semelhança das edições anteriores e numa prática de parceria envolvendo várias entidades, os alunos, em particular os finalistas, vão partilhar as suas competências técnicas e, simultaneamente, contribuir, para a promoção da saúde individual e comunitária dos famalicenses, conforme assegurou o diretor de curso Arcélio Sampaio. Este responsável sublinha que o Mercado da Saúde «é um momento e um espaço onde, de forma colaborativa, se juntam iniciativas e atividades de natureza preventiva e de controlo da saúde e bem-estar, através de rastreios e ações de formação, informação e de sensibilização à comunidade em geral».
Um grupo destes alunos aproveitará o evento para a abordagem de diferentes aspetos relacionados com a sua Prova de Aptidão Profissional, desenvolvida numa prática e metodologia de trabalho projeto.
Estarão presentes neste evento farmácias parceiras da CIOR, como a Farmácia do Calendário, Farmácia da Devesa, Farmácia Barbosa e Farmácia Central, bem como a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, parceira estratégica do curso. Estarão, também, as três corporações de bombeiros voluntários do concelho e a Cruz Vermelha de Ribeirão. Assegurada, ainda, a participação da Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão, do grupo Jorge Oculista, da Widex, da Farpex-Enfermeiros Unidos e da UCC D. Maria II.
Na nota de imprensa, a CIOR destaca que curso Técnico Auxiliar de Farmácia apresenta uma elevada taxa de empregabilidade e um número significativo de alunos opta pelo prosseguimento de estudos superiores.