Famalicão: Alunos da Escola D. Sancho I contribuem para a criação do espetáculo «Somos nós»

Duas turmas do 10.º ano da Escola Secundária D. Sancho I participaram no projeto «Somos nós», uma criação artística produzida por Aldara Bizarro. O trabalho desenvolvido pelos alunos vai culminar num espetáculo a ser apresentado no dia 5 de novembro, pelas 21h30, na Casa das Artes.

Os alunos da Escola D. Sancho I, juntamente com um grupo de profissionais de dança contemporânea, vídeo e música, analisaram a diversidade cultural que existe na Escola D. Sancho I, compondo o trabalho que vai ser apresentado na Casa das Artes. De acordo com Maria Helena Pereira, diretora do agrupamento de escolas, a iniciativa tratou-se de «uma oportunidade única de poder trabalhar com estes alunos uma área tão importante para a formação deles, enquanto cidadãos». «Estes projetos trabalham com os nossos alunos competências muito para além das competências formais – as competências do conhecimento – e isso foi extremamente importante e significativo para a nossa escola», acrescentou.

«Somos Nós» insere-se no projeto «Há Cultura | Cultura para Todos», promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e cofinanciado pelo Norte 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE), que decorreu entre outubro e novembro de 2021, na Escola Secundária D. Sancho I e na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Jazz Ensemble toca pela liberdade nos Paços do Concelho

Desde novembro do ano passado, Vila Nova de Famalicão está a comemorar os 50 anos do 25 de Abril, celebração que terá como momento alto, como é tradição, o próprio dia, com a sessão solene da Assembleia Municipal. Nesse dia está, também, agendado um concerto pelo Eixo do Jazz Ensemble, inspirado em canções de José Mário Branco, Sérgio Godinho e Zeca Afonso, marcado para as 16 horas, em frente aos Paços do Concelho, sendo de entrada gratuita.

O espetáculo resulta «num grito à liberdade com música», promete António Pedro Neves, conhecido como ‘AP’, um dos grandes nomes do jazz português. Nesta proposta musical «a palavra ‘liberdade’ tem tudo a ver com a maneira como concebi os arranjos e como os pensei (…) tentei não desvirtuar as canções originais, mas dar-lhes uma nova roupagem, à base de improvisação e solos, em torno do tema da liberdade”, explica AP durante um dos ensaios do grupo que estão a decorrer na Fundação Cupertino de Miranda.

Já Diego Alonso, diretor artístico do Eixo do Jazz Ensemble, promete um concerto «bastante emocionante, porque assinala os 50 anos de uma data muito importante para os portugueses. Acredito que vá tocar no coração de quem estiver a assistir», acredita. Ao longo do espetáculo haverá, ainda, a projeção de imagens da revolução de Abril em Famalicão e no país pela Whale’s Mouth (Nuno Meneses e Gabriela Almeida).

O concerto será precedido pela recitação do poema “As Portas que Abril Abriu” de Ary dos Santos, pela voz de António Sousa, seguindo-se uma homenagem a Ivo Machado, que declamará um poema de sua autoria, acompanhado à guitarra pelo músico famalicense, Tiago Machado.

O Eixo do Jazz Ensemble é uma fusão luso-galaica constituída por nove artistas, entre eles: AP, na guitarra; Clara Lacerda, no piano; Teresinha Sarmento e Joana Raquel Alhau, nas vozes; Diego Alonso, no saxofone tenor; Rafael Gomes, no saxofone barítono; João Pedro Dias, no trompete; Yudit Almeida, no contrabaixo; e Gonçalo Ribeiro, na bateria.

Recorde-se que Famalicão está a comemorar os 50 Anos do 25 de Abril com uma programação cultural diversificada que arrancou em novembro último. O programa municipal foi desenvolvido pelo Município de Famalicão, através da Comissão de Honra e Científica das celebrações municipais, em articulação com a comissão nacional, e pode ser consultado no site oficial da autarquia, em www.famalicao.pt .

Famalicão: “Jogo de dez minutos” confirma vitória do Joane e primeiro lugar na pró nacional

Na noite desta quarta-feira, o Forjães e Joane jogaram os 10 minutos em falta da jornada 21 da pró nacional, que o Conselho de Disciplina da AF Braga decidiu que deviam ser realizados. Não houve golos e confirmou-se a vitória do Joane, por 1-3.

Deste modo a equipa joanense assume o primeiro lugar da pró nacional, com 59 pontos, mais um que o Maria da Fonte.

Em casa do Forjães, nesses 10 minutos, não houve tempo para golos, confirmando-se a vitória dos comandados de Duarte Nuno, por 1-3, resultado que se verificava quando o árbitro Tiago Abreu, aos 81 minutos, da jornada 21, decidiu terminar o jogo por alegada falta de condições de segurança.

Agora e cumpridas 28 jornadas na principal prova de futebol da AF Braga, a equipa famalicense coloca -se em posição privilegiada para subir aos nacionais.

Recorde-se que no âmbito deste caso, o Conselho de Disciplina da AF Braga castigou os dois clubes com um jogo de suspensão, já cumprido pelo Joane; uma multa de 200 euros (100 para o Forjães) e o pagamento das custas do processo. O árbitro Tiago Abreu foi alvo de um processo disciplinar.

Famalicão: Grupo usa soqueira para agredir jovem com deficiência motora no centro da cidade

Um jovem, portador de uma deficiência motora, terá sido agredido com recurso a uma soqueira por outros dois jovens, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Segundo informações avançada pelo jornal Correio da Manhã, a agressão terá ocorrido na Praça D.Maria II.

A mesma fonte adianta que não foi acionado qualquer tipo de socorro, já que os colegas da vítima tiveram medo de represálias. Foram os companheiros do jovem agredido que o terão levado ao hospital.

Equipa feminina do Famalicão derrotada, não sai da zona do play-off

Ao final da manhã desta quarta-feira, em partida atrasada da décima jornada da Liga BPI, o FC Famalicão perdeu, 1-2, com o Racing Power. Com esta vitória, a equipa treinada pelo famalicense João Marques entra no pódio classificativo, com 36 pontos e o terceiro lugar, enquanto a formação de Rui Batista complica as contas para fugir do play-off.

Da partida, que decorreu no campo n.º 2 do Estádio Municipal, as famalicenses abriram o ativo, de grande penalidade, convertida por Andrea Mirón. O golo teve o condão de animar as famalicenses, mas as visitantes, por Vanessa Marques, não demoraram muito a empatar a partida.

Na segunda parte, o Racing Power, mais efetivo na busca de outro resultado, conseguiu o golo da reviravolta, também de grande penalidade, por Gerda Konst.

Com 19 jornadas, o Famalicão continua com 13 pontos, no décimo segundo lugar.

Famalicão: D. Sancho recebe alunos e professores croatas

O Agrupamento de Escolas D. Sancho I recebeu, entre 7 e 12 de abril, um grupo de 5 alunos e 3 professoras da Escola Básica Dobrisa Cesarié, Osijek, da Croácia, iniciativa enquadrada num projeto bilateral Erasmus+.

Após a sessão de boas-vindas e visita à escola, os estudantes realizaram um peddy paper pela cidade e visitaram a Casa da Juventude, onde realizaram alguns jogos relacionados com a Europa.

Ao longo da semana, assistiram a diversas aulas, aprendendo um pouco da nossa língua e de outros conteúdos similares, marcaram presença numa palestra sobre “Tolerância e diversidade” e participaram em workshops de multimédia, dança e culinária. A agenda da mobilidade contou com as habituais visitas culturais às cidades de Guimarães, Braga e Porto, conhecendo pontos emblemáticos, alguns que integram o Património Mundial da UNESCO.

Houve, também, um jantar de despedida que reuniu as famílias de acolhimento, alunos e professores dos dois países.

Famalicão: Flores vão embelezar ruas a praças da cidade

A Festa da Flor decorre em Famalicão de 8 a 12 de maio. Começa a pretexto da Feira Grande de Maio, no dia 8, que decorrerá no recinto da feira semanal; mas prossegue nos dias seguintes em vários locais da cidade, em torno das flores e da gastronomia. Não falta a animação e o destaque vai para o concerto de Carolina de Deus, no dia 11, sábado, pelas 22 horas, na Praceta Cupertino de Miranda. No dia 12, domingo, pelas 17h30, a Banda Marcial de Arnoso promete emocionar o público presente na Praceta Cupertino de Miranda. No dia 10, na mesma Praceta, atuam os Folck5 (18h30), a Academia da Fundação Real Colégio de Landim com o tenor Carlos Ferreira (21h), segue-se o concerto com Magina Pedro e o Grupo de Fado 1111 – Canção de Coimbra. Por volta da meia noite começa a animação noturna, na Praça D. Maria II, numa aposta dos bares e dos espaços comerciais.

As flores são o centro de atenção nestes dias, seja em exposição ou para venda. Na tarde de domingo, dia 12, com início às 15h30, realiza-se o desfile e batalha das flores. Cerca de duas dezenas de associações e coletividades participam no desfile que começa junto à Câmara e desenrola-se pelas ruas da cidade até à Rotunda D. Sancho I. É o momento alto destas festas, cheio de cor e alegria, com carros alegóricos enfeitados de flores e figurantes muito coloridos. Um cortejo que atrai muitos milhares de pessoas.

Mais de uma dezena de estabelecimentos comerciais expõem as suas flores e vasos, também disponíveis para venda. São viveiros e estufas do concelho que aproveitam a oportunidade para se mostrarem.

Para aqueles que pretendem aprender a arte dos arranjos florais há também workshops. No dia 10, 14h30, na Praça 9 de Abril, oficina de flores de papel sobre o cravo. No dia 11, às 11 horas, oficina de flores em origami; pelas 15 horas, workshop “Como envasar uma planta”. Durante estes dias, na sala de exposições do Museu Bernardino Machado, pode apreciar a exposição “A arte de bordar a flor”.

No fim de semana, dias 11 e 12 de maio, a Praça 9 de Abril, expõe a Arte En Plein Air. Participam dez artistas famalicenses. Destaque, no dia 10, às 10 horas, para uma oficina de cerâmica artística, na Praça 9 de Abril, monitorizada pela Escola de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves. No mesmo local, uma hora depois, realiza-se uma oficina sobre aguarela, monitorizada por Helena Romão.

Este mês de maio coincide com o Mês de Maria. Na noite do dia 12, realiza-se a procissão mariana, organizada pela paróquia de Santo Adrião, com ponto de partida e chegada na matriz antiga.

Foto arquivo