Famalicão: Alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Pedome mostram o que aprenderam a brincar

Centenas de alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Pedome mostraram, na passada sexta-feira e sábado, as suas aptidões na Gala das AEC´S (Atividades de Enriquecimento Curricular). Em Riba de Ave, no pavilhão do clube local, os alunos mostraram a toda a comunidade que a brincar também se aprende, fazendo prova das aprendizagens adquiridas no âmbito das AEC’s neste agrupamento que, desde o início do ano letivo, reserva as tardes para diversas atividades desportivas, artísticas ou, simplesmente, para a brincadeira.

Um dos espetadores nesta gala foi o presidente da Câmara Municipal. Mário Passos assinalou que o projeto educativo neste agrupamento «pretende transformar a escola num grande recreio», propiciando «mais espaço para o desenvolvimento de novas competências e capacidades nas crianças, por via de atividades ligadas ao plano desportivo, cultural e lúdico». Já sobre o espetáculo que presenciou, referiu que «foi um belo momento. Os alunos demonstraram que os princípios deste projeto-piloto estão a ser cumpridos, criando boas bases para o alargamento desta metodologia a outros agrupamentos de escolas do concelho».

O projeto em curso, promovido pela Federação Concelhia das Associações de Pais e o Agrupamento de Escolas de Pedome, em articulação com o Município de Vila Nova de Famalicão, está a transformar a escola num espaço onde o estudo e a brincadeira coabitam, conjugando as atividades de enriquecimento curricular com a componente letiva, salvaguardando parte do tempo na escola para o crescimento das crianças, com estratégias que permitem aprender mesmo a brincar. Se a manhã está reservada para as aulas, já as tardes dos alunos do 1.º ciclo deste agrupamento são ocupadas com aulas de natação, karaté, pilates ou teatro, bem como atividades de caráter lúdico-pedagógico.

 

1 Comment

  1. No passado dia 6 de março, o Vosso jornal publicou uma notícia com o título “Famalicão: Alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Pedome mostram o que aprenderam a brincar” apresentando-o o Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão como um projeto piloto e a Associação de Pais concelhia como a sua grande promotora, transcrevendo o jornal algumas afirmações que não correspondem à verdade e que devem merecer a Vossa melhor atenção, atribuindo o “seu a seu dono”

    Este projeto foi pensado e elaborado, há alguns anos, pelas Professoras da Escola de Requião, coordenadas pela Prof. Ana Margarida Moreno, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, em colaboração com a Associação de Pais da referida Escola, como se pode comprovar por diversas notícias publicadas à época (consultar links abaixo) e ao qual o presidente da Câmara Municipal, à data o Dr. Paulo Cunha, teceu rasgados elogios, salientando que se “trata de um projeto que marca pela diferença, onde a dimensão informal tem espaço sem perda da componente letiva ou de conteúdos, com atividades muito enriquecedoras, o que é muito positivo”:

    Projeto educativo inovador em Requião – Portal da Educação de Famalicão (famalicaoeducativo.pt)

    Ensino | Estudar de manhã e brincar à tarde é projeto com horário diferenciador em Requião • VILA NOVA (vilanovaonline.pt)

    Crianças de escola de Famalicão estudam de manhã e brincam à tarde – Portugal – SÁBADO (sabado.pt)

    Nesta escola as crianças estudam de manhã e brincam à tarde | TVI NOTÍCIAS (iol.pt)

    EB DE REQUIÃO TEM PROJETO EDUCATIVO INOVADOR – YouTube

    O Povo Famalicense | Jornal Gratuito – Videos / Escola de Requião com projeto inovador

    Levado à prática o projeto, porque é um excelente projeto, se desenvolva e seja aplicado em escolas de todo o concelho e, como já aconteceu, levado para escolas de outros municípios, com a colaboração e formação das fundadoras, o que move esta chamada de atenção não é de todo obstar a que isso aconteça, bem pelo contrário, mas divulgar e lançar o projeto como se fosse uma ideia original parece-nos abusivo e até uma violação de propriedade intelectual. Não pode, ou não deve, a autarquia e/ou a Federação Concelhia das Associações de Pais apresentar o projeto sem destacar/identificaras suas autoras e evidenciar as suas qualidades na inovação e, sobretudo no que é o mais importante, permitir às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico “tempo de serem crianças e tempo de brincar” e não sejam alunos a tempo inteiro.

    Deste modo, pensamos ser justo e da mais elementar justiça fazer esta correção e atribuir os méritos a quem os merece.

    Com os melhores cumprimentos
    J. Amorim Silva
    Professor e Dirigente Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Mafalda é campeã do mundo de Desporto Escolar

Mafalda Mesquita é a nova campeã do Mundo de natação de Desporto Escolar, nos 400 livres.

O feito foi conseguido esta quinta-feira, no decurso dos Mundiais de Desporto Escolar, que estão a decorrer na Roménia.

Mafalda é aluna da Secundária Camilo Castelo Branco e atleta do GD Natação.

Famalicão: Mulher morre depois de ser atropelada

Na madrugada desta quinta-feira, uma mulher, com cerca de 60 anos, morreu depois de ser atropelada por uma viatura, em plena Avenida dos Descobrimentos, Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o atropelamento aconteceu cerca das 02h20, em circunstâncias não apuradas.

A vítima, em estado grave, ainda foi transportada para o hospital pelos Bombeiros Voluntários de Famalicão mas acabou por falecer.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão visita Centro Social de Bairro

Na manhã do próximo sábado, Clara Marques Mendes, secretária de estado da Ação Social e da Inclusão, participa na sessão solene que marca o início das obras de requalificação do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, do Centro Social de Bairro.

A instituição, a comemorar 40 anos, vai alargar o edifício para duplicar a resposta aos utentes com deficiência, contando com um apoio do PRR, no valor de 870 mil euros. Trata-se do alargamento e requalificação de salas do antigo centro de atividades ocupacionais dos jovens com incapacidades.

O Centro Social de Bairro, uma das mais antigas do concelho, já dá apoio a 30 jovens e adultos com incapacidades, mas com este novo edifício, vai duplicar a capacidade do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, sendo que alguns dos novos utentes já vão participando em atividades da instituição.

Famalicão: Equipa feminina já tem dias e horas para jogar com o Braga, Sporting e Benfica

Já há dias e horas para as primeiras partidas da edição 24/25 da Liga BPI. No principal campeonato nacional feminino, o FC Famalicão terá um início difícil, dado que vai encontrar, nas primeiras jornadas, o Braga, Sporting e Benfica.

Na primeira ronda, a equipa famalicense visita a cidade vizinha no dia 1 de setembro, às 11 horas; depois, no dia 13, às 17 horas, recebe o Sporting; na terceira jornada, visita o campeão nacional Benfica. O jogo está marcado para o dia 21 de setembro, às 15 horas. Ainda em setembro, no dia 29, visita o Valadares Gaia, em partida da quarta jornada, marcada para as 15 horas.

Foto arquivo

Famalicão: Festival com SepticFlesh, Vader, Moonspell e muito mais este fim de semana no Louro

Começa esta sexta-feira mais uma edição do Laurus Nobilis Music Fest. Até domingo, no Louro, pode ouvir, por exemplo, SepticFlesh, Vader e Moonspell.

Enquanto os SepticFlesh vão apresentar o novo álbum “Modern Primitive”, os Vader vão celebrar 40 anos de carreira e os Moonspell vão focar-se nos clássicos “Wolfheart” e “Irreligious”.

Estas são as bandas cabeças-de-cartaz, mas há muitas outras propostas. Também as bandas Godiva, Carach Angren, Hideous Divinity, Albaluma, Meraki, Sleep Therapy, Azzaya, Inn Cult e Porfiria 666 vão marcar presença no festival.

Tal como as edições anteriores, o evento vai continuar a contar com três palcos. No Palco CEVE vão atuar as principais bandas do festival; o Palco Crédito Agrícola Médio Ave vai receber quatro bandas por dia, entre nomes nacionais e internacionais. Já o Palco Faz a Tua Cena vai abrir portas a artistas emergentes para que possam experienciar a vivência de tocar num Festival de Verão já bastante conceituado.

Além dos concertos, os festivaleiros podem também explorar a área de restauração – que promete ter opções para todos os gostos – e fazer campismo.

Os bilhetes podem ser aquiridos na BOL ou em www.laurusnobilis.pt. O passe geral pode ser adquirido por 60 euros e os passes diários por 40.

O programa do Laurus Nobilis Music Fest pode ser consultado em https://www.laurusnobilis.pt/horarios/. O festival é promovido desde 2015 pela Associação Ecos Culturais do Louro, com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão.

Viatura destrói cabine de pagamento na saída da A7 para Riba d’Ave / Serzedelo

A tarde desta quinta-feira fica marcada por um incidente numa das saídas das A7 para Serzedelo / Riba d’Ave.

Ao que nos foi possível apurar, uma viatura, terá destruído a cabine onde são realizados os pagamentos para quem utiliza aquela saída da autoestrada.

Segundo o relato de condutores, estão disponíveis outras alternativas de saída, no entanto, sem o sistema de pagamento automático da via verde.

Não há informação de feridos.

Imagem: D.R.