Famalicão: Alunos do AE D. Maria II receberam formação sobre Suporte Básico de Vida

As escolas D. Maria II e Conde de Arnoso, do 2.º e 3.º ciclo, receberam um grupo de alunas do Curso Técnico Auxiliar de Farmácia da CIOR, acompanhadas e orientadas pelo seu diretor de Curso, Arcélio Sampaio. Em causa sessões sobre Suporte Básico de Vida (SBV) para os alunos do 9.º ano como complemento de conteúdos abordados na disciplina de Ciências Naturais. Pretenderam, desta forma, dar continuidade prática aos conhecimentos adquiridos.

Os alunos assistiram à exemplificação e experimentaram as técnicas do Ver, Ouvir e Sentir (VOS) para perceberem se a pessoa em crise respira. Puderam também aprofundar e praticar conteúdos já abordados, nomeadamente os relacionados com o algoritmo de SBV, compressões e insuflações, assim como os procedimentos para desobstrução da via aérea. Foi uma oportunidade de aquisição de mais competências que possibilitarão a adoção dos procedimentos adequados perante uma situação concreta, incluindo os relativos à informação a transmitir ao ligar para o 112.

Os alunos facilmente constataram que estes são conhecimentos recomendados a todos os cidadãos e não apenas aos profissionais de saúde.

A direção do Agrupamento agradece às alunas do Curso Técnico Auxiliar de Farmácia da CIOR e ao seu diretor de Curso pelo ambiente de aprendizagem «agradável e de grande interesse».

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Gavião continua a comemorar Dia da Freguesia

No decurso das comemorações do Dia da Freguesia, no dia 22 de junho, o adro da igreja de Gavião recebe mais uma edição da Mostra Comunitária.

O certame decorre durante a tarde e noite daquele dia, seguindo o seguinte programa:

14h00 – Abertura da Mostra Comunitária
14h30 – Festa das Crianças
15h00 – Abertura da Praça Alimentar
16h00 – 6ª Mini Voltinha de Motas Clássicas de Gavião
16h30 – Apresentação Musical e Dança dos Alunos da Escola D. Maria II e EB1 Gavião
19h00 – Demonstração de Alex Ryu Jitsu
21h00 – Atuação dos Alunos de Apolo
22h00 – Animação com DJ Sá

No domingo, dia 23, depois do pequeno-almoço, às 9 horas, celebra-se missa solene na igreja paroquial, marcada para as 10 horas e, uma hora depois, decorre a sessão solene, na Junta de Freguesia.

Famalicão: Ribeirão em Festa de 22 de junho a 14 de julho

A vila de Ribeirão prepara-se para assinalar o 38º aniversário com um programa diverso que contempla iniciativas desportivas e animação cultural.

Música, dança, circo, teatro e artes plásticas são algumas das atividades em agenda entre o dia 22 de junho e 14 de julho.

Destaque para o regresso do Desfile de Moda – Ribeirão, dia 29 de Junho, com as atuações de Matilde Batista e Miguel Abreu, em frente à Junta de Freguesia pelas 21h30.

Conheça aqui a programação completa.

Famalicão: EARO consegue um oitavo lugar no Nacional sub-16

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira teve uma honrosa participação no Campeonato Nacional Sub16, que decorreu na cidade de Viseu, no passado sábado, dia 15 de junho. Tiago Silva conquistou o 8.º lugar nos 800 metros; Mariana Martins atingiu o 11.º lugar e Luísa Castro concluiu a prova na 15.ª posição.

Terminou, desta forma, a participação da EARO nos campeonatos de nível nacional, onde se debateu com os melhores.

 

Famalicão: ADC de Novais vence prova secundária do torneio regional de petanca

O quarto torneio regional de petanca realizou-se, no passado sábado, no parque de lazer de Caldelas, nas Taipas. Na prova, que contou com os nove clubes filiados na Associação de Petanca da Zona Norte, Joaquim Moreira, Joaquim Macedo e Carlos Alberto Ferreira, da Associação Desportiva e Cultural de Novais, venceram a prova secundária (consolação).

Do mesmo clube, José Marinho, Adelino Teixeira e José Ferreira, foram quartos classificados.

O Clube Caçadores de Rebordosa, de Paredes, venceu o campeonato (principal) pela quinta vez, em 6 competições, sempre com a mesma equipa, constituída por Bruno Moreira, Paulo Bessa e Márcio Araújo.

Segue-se, no próximo dia 29, em Estorãos, Fafe, o 5º Torneio Regional da APZN.

Famalicão: Programação da Casa do Artista Amador, esta semana

Na próxima quarta-feira, dia 19, haverá Café Filosófico a partir das 21h30, com entrada livre.

A Associação THE VILLAGE VNF é a convidada desta semana, com o tema Hino da Família 2024: “Somos todos família, Famalicão 2024”.

Na sexta-feira, dia 21, está agendada uma Jam Session, a partir das 21h30, também com entrada livre, aberta a todos os músicos que queiram participar mediante inscrição na hora.

No sábado, dia 22, o Rock in Roll é a grande atração na Casa do Artista Amador, com os DEFERA e SEMTAROLA. O concerto está agendado para as 21h30 e a entrada tem um custo de 5 euros.

Famalicão: Aulas da atividade física ao ar livre começam esta segunda-feira

A edição deste ano do Move-te, iniciativa municipal de prática desportiva ao ar livre, começa esta segunda-feira. Até 12 de julho são propostas 187 aulas que terão lugar nas várias freguesias do concelho

As aulas de exercício físico são gratuitas, têm a duração de 60 minutos e são orientadas por professores e técnicos municipais de desporto e de ginásios locais que se associam à iniciativa.

O “Move-te” vai passar por três dezenas de freguesias, num total de 11 mil minutos de atividade física, distribuídos por 33 modalidades, como pilates, yoga, aeróbica, zumba, afro-latinas, capoeira, treino funcional, crossfit, corridas de obstáculos, entre outras.

Os parque da Devesa, das Tílias (Fradelos), da Ribeira (Joane) e do Quinteiro (Oliveira São Mateus) são alguns dos espaços que vão acolher as aulas, cujo calendário pode ser consultado em www.famalicao.pt ou em www.famalicaodesportivo.pt.

Este ano, o “Move-Te” volta a encerrar com uma caminhada noturna, a 12 de julho, pelas 21h00. A prova terá como ponto de partida o Parque da Freguesia de Seide e envolverá um percurso de 10 quilómetros, com um grau de dificuldade médio. Está sujeita a inscrição prévia, através de um formulário disponível em breve no portal Famalicão Desportivo.

O Move-te é promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com mais de 70 instituições locais – entre as quais, juntas de freguesia, associações e ginásios.