Famalicão: Alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I visitaram Barcelos

Os alunos dos Cursos Profissionais Técnico de Restauração e Bar e Técnico de Informação e Animação Turística efetuaram uma visita de estudo a Barcelos, mais propriamente ao centro histórico, à Rota do Figurado e ao IPCA.

Acompanhados por uma guia especializada do Posto de Turismo local, os alunos percorreram as ruas estreitas e pitorescas da cidade, descobrindo os segredos guardados pelos seus monumentos centenários.

Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar pontos emblemáticos como a Torre Medieval, o Teatro Gil Vicente, a Igreja Matriz, o Paço dos Condes de Barcelos, a Ponte Medieval e por fim, o Templo do Bom Jesus da Cruz, situado no Largo da Porta Nova. Além disso, puderam conhecer a famosa Lenda do Galo de Barcelos, símbolo icónico da cidade e do país.

Segundo a direção da escola, esta experiência permitiu aos alunos uma compreensão mais profunda da história local e da importância cultural de Barcelos para a construção da nacionalidade portuguesa. Para muitos, foi uma oportunidade única de conectar-se com o passado da região e apreciar a herança deixada pelos antepassados.

Os alunos passaram, ainda, pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), para conhecer as oportunidades académicas oferecidas pela instituição. Com a ajuda dos professores Francisco Gonçalves (diretor da Licenciatura de Gestão de Atividades Turísticas) e Alexandra Malheiro (diretora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo), os alunos exploraram as instalações modernas e foram informados sobre os diversos cursos disponíveis. A visita ao IPCA proporcionou uma visão abrangente do ambiente académico e das possibilidades de formação oferecidas pela instituição, ajudando os alunos a tomar decisões informadas sobre o seu futuro educativo e profissional. Além disso, receberam informações sobre os processos de candidatura, bolsas de estudo e programas de intercâmbio internacional.

Deixe um comentário

Famalicão: João Gonçalves arbitra o dérbi minhoto

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou, esta quarta-feira, as nomeações para os jogos da 31.ª jornada da Liga.

O dérbi minhoto entre o Famalicão e o SC Braga, marcado para a noite de sexta-feira, vai ser arbitrado por João Gonçalves.

João Bessa Silva e Ângelo Carneiro são os assistentes e Márcio Torres o quarto árbitro. VAR: André Narciso e AVAR: Vasco Marques.

Famalicão: Encontro com Fátima Campos Ferreira cancelado

Por motivos profissionais, Fátima Campos Ferreira não estará no Mercado do Livro. A jornalista está ao serviço da RTP a acompanhar as exéquias fúnebres do Papa Francisco.

O encontro com a jornalista, que estava agendado para a tarde de domingo foi, assim, cancelado.

O Mercado do Livro decorre até domingo, dia 27, na Praça D. Maria II, com diversas iniciativas e propostas literárias para todas as idades. O certame pode ser visitado das 10h00 às 19h00, esta quinta-feira e domingo, e das 10h às 22h, na sexta-feira e sábado.

Famalicão: Queda na ciclovia deixa homem ferido

Na tarde desta quarta-feira, um ciclista com cerca de 60 anos terá sofrido uma queda na ciclovia, num local próximo à estação ferroviária de Famalicão e acabou por ficar ferido.

O alerta foi dado por volta das 18h30 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão que transportaram o homem, com ferimentos considerados ligeiros, para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Rede criminosa internacional passava pelo concelho

A Polícia Judiciária anunciou, esta quarta-feira, a detenção de nove pessoas, alegadamente pertencentes a uma organização criminosa com ramificações além fronteiras.

Está em causa branqueamento de capitais, burla, falsificação de documentos, associação criminosa, além de outros crimes. A PJ fez 12 buscas domiciliárias em várias cidades por todo o país, mas a maioria na região norte, incluindo Famalicão.

Em comunicado, a PJ diz que foram apreendidos documentos, material informático, cartões bancários e de telecomunicações. O esquema desta alegada rede criminosa passava pela criação de sucessivas sociedades detidas e geridas por pessoas com identidade falsa e incluía contas em bancos tituladas pelos próprios.

Os detidos têm entre 19 e os 44 anos. Alguns deslocavam-se ao país para cometer os atos criminosos, enquanto outros eram residentes cá.

Esta operação envolveu 70 operacionais e os detidos serão presentes a tribunal.

Famalicão: Espaço Multiusos de Avidos abre portas esta sexta-feira

Esta sexta-feira, 25 de abril, às 19 horas, o Espaço Multiusos de Avidos abre portas às associações da freguesia. O edifício, situado na rua do Largo da Igreja, resulta da requalificação e ampliação do antigo salão da Junta de Freguesia de Avidos, agora transformado num novo equipamento.

Trata-se de um espaço com salão polivalente, para várias atividades das associações, equipado com cozinha, camarins e um palco.

A obra contou com um apoio do Município de Famalicão de 250 mil euros.

Famalicão: GD Louro organiza torneio no Dia do Trabalhador

O Grupo Desportivo do Louro organiza mais um Torneio do Dia do Trabalhador. Está programado para o dia 1 de maio, entre as 9 e as 18 horas, no campo comendador Cupertino de Miranda.

É obrigatório levar equipamento completo, com chuteiras e caneleiras. O espírito desportivo e de convívio é o mais importante, mas o clube entrega taças aos três primeiros classificados.

Cada equipa deve ter até 15 jogadores, com inscrições a cinco euros por cada elemento da equipa. Devem ser feitas até 24 de abril, na sede do clube, a partir das 19 horas.

Além do futebol está garantido o convívio, que inclui sandes de porco no espeto e bebidas.